Android TV 13 foi oficialmente lançado

Este é mais um marco de desenvolvimento do que qualquer outra coisa, uma vez que as actualizações do Android TV estão geralmente numa agenda mais lenta e menos ampla do que as do Android normal. Até os próprios dispositivos Chromecast do Google acabaram de receber o Android TV 12 no início deste ano.

O Android TV 13 está agora oficialmente lançado. No entanto, provavelmente não deverá esperar vê-lo em quaisquer dispositivos de consumo no futuro imediato. Este é mais um marco de desenvolvimento do que qualquer outra coisa, uma vez que as actualizações do Android TV estão geralmente numa agenda mais lenta e menos ampla do que as do Android normal. Até os próprios dispositivos Chromecast do Google acabaram de receber o Android TV 12 no início deste ano.

Android TV 13 foi oficialmente lançado 1Mesmo que recebesse hoje uma OTA, é pouco provável que note grandes alterações, uma vez que a maioria das novas adições à versão 13 são backend, visando os programadores. A UI é na sua maioria a mesma. Pode ler o changelog completo aqui, mas ainda assim apontaremos alguns dos destaques.

Resolução ajustável pelo utilizador e taxa de actualização nos dispositivos de fonte HDMI suportados são finalmente uma coisa. A poupança de energia num nível de SO foi melhorada, incluindo a adição de métodos que permitem ao dispositivo pausar a reprodução se o sinal HDMI mudar para algo novo. As APIs do AudioManager suportam agora rotas de áudio antecipatórias para formatos de áudio e grupos de altifalantes suportados.

Existe uma nova API de Layouts de Teclado no Android TV 13, que lhe permite seleccionar diferentes layouts de linguagem para teclados externos. São também aplicadas algumas alterações à forma como o mapeamento do teclado e dos botões do controlador é tratado, especificamente para utilização pelos criadores de jogos.

A privacidade e acessibilidade foram também melhoradas. Os estados de mudança muda de hardware, quando disponíveis, estão agora reflectidos nos controlos de privacidade do sistema, e existem novos controlos de utilizador para acesso ao microfone pelo software assistente.

Android TV 13 foi oficialmente lançado 2Como dissemos, é pouco provável que veja o Android TV 13 no seu dispositivo de consumo em breve, mas se for um programador, pode agora começar a usar o lançamento completo do SO no seu kit de desenvolvimento ADT-3 ou no Emulador Android para TV.

Fonte | Via

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!