Android Geek
O maior site de Android em Português

Android presente em 85% dos smartphones no primeiro trimestre de 2017

Os últimos números do IDC mostram que o Android possuí 85% do mercado de smartphones no primeiro trimestre de 2017. O Android já está em primeiro lugar há vários anos, com o seu market share consistentemente pairando entre 80 e 90%, enquanto o iOS da Apple continua no segundo lugar, mas muito distante do sistema da Google, com parcelas que variam entre os 10 e 20 por cento. Quanto ao Windows Phone, Blackberry 10 e outros sistemas operativos, a sua participação no mercado teve um grande declínio, a ponto de se tornarem pouco relevantes para este tipo de estatísticas, revelou a IDC.

Segundo a IDC, o Android conseguiu capturar 85% do mercado no primeiro trimestre deste ano, contra os 81,4% no trimestre anterior. Olhando para mais detalhes, o preço médio de venda de dispositivos Android foi de US$220 durante o trimestre, embora a IDC espere que esse numero caia ainda mais ao longo dos próximos anos, com a cifra a atingir um novo mínimo de US$198 até 2021. Quanto às vendas de iPhone, O iOS detinha 14,7% do mercado no primeiro trimestre de 2017, e 18,2% no trimestre anterior. Agora, embora a IDC não espere um enorme aumento nas vendas este ano, espera-se que a empresa atinja os 240 milhões de remessas em 2018, com as vendas a crescer até o final deste ano, graças ao lançamento de uma série de novos modelos do iPhone. Quanto aos sistemas operativos remanescentes, o Windows Phone é o único a ser identificado pela IDC, embora tenha conseguido capturar apenas 0,1% do mercado, que o faz pertencer à categoria "Outros" durante o trimestre.
IDC: Smartphone OS Market Share Chart

Considerando o declínio consistente nas vendas do Windows Phone, não seria surpreendente ver o sistema operativo incluído na categoria "Outros" até o final deste ano.

Com o expectável aumento das vendas do iPhone no próximo ano, é provável que a partilha de mercado do Android possa sofrer uma queda temporária. No entanto, o facto das vendas de dispositivos com Windows Phone estarem constantemente em queda, sugere que é cada vez mais improvável que a plataforma veja um ressurgimento nos próximos anos, o que significa que o mercado global de smartphones continuará a ser uma corrida exclusiva entre o Android e o iOS, em que o Android poderá a continuar a correr só com uma perna, que o iOS não lhe consegue fazer frente.

Por enquanto, o foco dos observadores da indústria estará na próxima geração da série iPhone da Apple e na capacidade do Android de manter o seu terreno no mercado saturado de smartphones nos próximos anos.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais