Android Geek
O maior site de Android em Português

Android 12 traz grandes mudanças e já conhecemos algumas

Parece que o Google pretende incluir novos recursos de privacidade no Android 12. Na nova versão do Android, podem receber um aviso na forma de um indicador de barra de status sempre que uma aplicação usa a câmara ou o microfone.

De acordo com uma informação do mítico XDA, podemos ver um documento preliminar resumindo as novidades do Android 12 que foi exposto online.

De acordo com a informação do XDA-Developers, um rascunho supostamente inicial de um documento produzido pelo Google para resumir as novidades no Android 12 detalha uma nova interface do Android 12 e mudanças funcionais nas capturas de ecrã.

Android 12 traz grandes mudanças e já conhecemos algumas 1

A nova interface do Android 12 apresenta uma nova aparência que parece usar menos transparência, mais espaço em branco e cantos mais arredondados, com algumas das camadas um pouco semelhantes ao iOS. Uma das supostas capturas de ecrã do Android 12 mostra a nova IU do painel de notificação, que apresenta um fundo bege claro opaco, embora a cor possa depender do tema ter o modo escuro habilitado.

A separação entre a secção de conversas e outras notificações mantém-se, e os cantos arredondados de cada notificação estão agora mais visíveis. O número de blocos de configurações rápidas exibidos quando a secção do painel de notificações foi reduzido de 6 para 4, tornando cada ícone maior. A posição da data e do relógio foram trocadas, e um indicador de privacidade foi adicionado ao canto superior direito.

Android 12 traz grandes mudanças e já conhecemos algumas 2
Android 12 traz grandes mudanças e já conhecemos algumas 5

Parece que o Google pretende incluir novos recursos de privacidade no Android 12. Na nova versão do Android, podem receber um aviso na forma de um indicador de barra de status sempre que uma aplicação usa a câmara ou o microfone. Tocar nesses ícones da barra de status pode abrir uma janela na parte superior do ecrã que detalha exatamente quais as aplicações que se encontram a usar a câmara ou o microfone. Acredito que os utilizadores que usam a nova versão do Apple iOS e do sistema Xiaomi MIUI já conhecem esse recurso.

Esta função faz parte de uma suposta melhoria nas configurações de privacidade do Android 12. As novas configurações de privacidade podem incluir um botão para desativar a câmara e silenciar completamente o microfone, além da capacidade de alternar o acesso à localização. O utilizador já pode desabilitar todos os sensores no dispositivo usando as configurações rápidas, mas este componente só aparecerá se o utilizador habilitar as opções de programador. O Android 12 pode colocar esses seletores de sensor nas configurações de privacidade, e tornar a opção mais acessível aos utilizadores.

Android 12 traz grandes mudanças e já conhecemos algumas 3

Finalmente, há o que parece ser uma novidade na seleção de widgets do Android. Embora não esteja claro se o Google está a planear uma grande reformulação dos widgets, parece que estão pelo menos a planear fazer algumas mudanças.

Em algumas capturas de ecrã, podemos ver o que é suposto ser um novo widget de conversas no Android 12 que pode destacar as mensagens recentes, chamadas perdidas ou status de atividade.

O documento mostra que o Google planeia tornar o widget de conversas um recurso obrigatório para todos os dispositivos Android 12. Esses widgets fornecerão acesso a “atalhos pessoais” contendo avatares, nomes, conteúdo de notificação e informações de status, todos configurados na classe People Manager.

Android 12 traz grandes mudanças e já conhecemos algumas 4

O Google também planeia forçar a inclusão dos indicadores de câmara e microfone no Android 12 de que falámos acima. Esses indicadores devem ser exibidos com destaque no topo de ecrã, sempre visíveis sempre que a câmara ou microfone for acedido e devem ter a mesma cor em todo o ecossistema. Até obtermos o Documento de Definição de Compatibilidade (CDD) completo para o Android 12, não sabemos quais as outras alterações que serão obrigatórias.

A nova versão do sistema será lançada no primeiro semestre deste ano, pois a série Google Pixel é sempre a primeira a estrear as novas versões Android e o Android 12 não será excepção.

Fonte

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!