Android 12 mata modem 2G. Já estava na altura

Cropped shot of an unrecognizable businessman standing alone in his home office and texting on his cellphone

Foi também provado que os atacantes podem mudar a rede de um smartphone de 4G para 2G para realizar os ataques acima referidos a dispositivos que ainda utilizam a ligação de segunda geração, o que pode ser uma excelente forma de aumentar a segurança. Imagem:

De acordo com uma publicação de Mishaal Rahman, um engenheiro do Google, o Android 12 inclui uma série de novas funcionalidades já conhecids mas ainda tem algumas capacidades escondidas, tais como a capacidade de desligar modems 2G em telemóveis que ainda têm este tipo de hardware.

A opção está disponível dentro das Configurações > Rede e Internet > SIMs > Permitir 2G nos dispositivos com Android 12 e basicamente desativa a compatibilidade com essa conexão, que tem uma criptografia fraca com diversas falhas de segurança, o que permite que hackers interceptem ligações e mensagens de texto facilmente.

Android 12 mata modem 2G. Já estava na altura 1

Foi também provado que os atacantes podem mudar a rede de um smartphone de 4G para 2G para realizar os ataques acima referidos a dispositivos que ainda utilizam a ligação de segunda geração, o que pode ser uma excelente forma de aumentar a segurança.

Android 12 mata modem 2G. Já estava na altura 2

Imagem: eff

No entanto, enquanto as ligações 2G e 3G ainda estão em uso por milhões de pessoas em todo o mundo, especialmente em áreas remotas onde a 4G ainda não chegou ou tem um sinal pouco fiável. Portanto, é uma boa ideia verificar quais estão disponíveis na sua área antes de precisar delas para evitar constrabgimentos desnecessários.

Vai gostar de saber:  MediaTek espera os primeiros dispositivos Wi-Fi 7 no próximo ano

Android 12 mata modem 2G. Já estava na altura 3

Imagem: XDA

Vale a pena notar que a opção de desativar a conectividade 2G requer a atualização do Rádio HAL de um smartphone, pelo que muitos aparelhos não terão esta funcionalidade devido a limitação de hardware. No entanto, os telefones mais recentes da Samsung e Google têm estas atualizações instaladas de fábrica, permitindo desligar o 2G.

Android 12 mata modem 2G. Já estava na altura 4

Se está a sofrer do problema 2G, existe uma solução: verifique se o seu telefone tem uma opção 4G que utiliza apenas redes, que são significativamente mais seguras.

Em alguns telefones, pode usar o código *#*#4636#**** para alterar as configurações de rede. Também pode usar estes códigos de marcação para escolher a Informação telefónica 1 e escolher entre redes LTE Only, 3G & 4G:

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário