Android Geek
O maior site de Android em Português

Android 10 vai permitir aos utilizadores guardar dados das aplicações ao desinstalar

Como podem ver nas imagens mostradas na galeria abaixo, o Android 10 oferece a possibilidade de não remover os dados associados a aplicações que estão prestes a serem desinstaladas.

O Google lançou oficialmente o Android 10 há dois meses, mas ainda não conhecemos a fundo todos os seus recursos. O que relatamos hoje  é um método específico de fazer backup de dados de aplicações individuais.

Como podem ver nas imagens mostradas na galeria abaixo, o Android 10 oferece a possibilidade de não remover os dados associados a aplicações que estão prestes a serem desinstaladas. A opção pode ser acedida por meio de uma janela pop-up que aparece quando a aplicação é desinstalada, o que oferece a possibilidade de manter os dados associados a essa aplicação, pois podem ser úteis no caso de uma reinstalação. Armazenar dados do WhatsApp, por exemplo, significaria não perder a configuração da conta e as informações de conversas.

Guardar dados das aplicações desinstaladas é possível no Android 10

A opção de armazenar dados das aplicações só aparecerá quando o utilizador estiver a desinstalar uma aplicação por meio das configurações do sistema ou do ecrã inicial do Launcher, o mesmo não acontece ao desinstalar a aplicação directamente na página da Play Store.

Deseja manter os dados?

Isso é útil para aplicações que o utilizador testa uma vez e deseja desinstalar sem deixar rasto. Mas em outros casos, o utilizador pode desejar manter os dados se houver a possibilidade de reinstalar a aplicação no futuro ou simplesmente não deseja perder os dados. Salientamos que, de momento, apenas algumas aplicações perguntam se o utilizador deseja manter os dados ao desinstalá-las no Android 10.

Quando o utilizador escolhe manter os dados, pode reinstalar a aplicação mais tarde e regressar exatamente onde ficou sem precisar reconfigurar a aplicação ou fazer alterações. O que não está claro é onde esses dados ficam ou se o utilizador pode aceder-lhes após desinstalar a aplicação.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais