Análise TP-Link Tapo C310. Uma ajuda na segurança da vossa casa

A TP-Link tem apostado na sua gama de dispositivos domésticos inteligentes, com a sua marca Tapo, a C310 tem todos os recursos de uma câmara de segurança doméstica inteligente e económica com uma série de vantagens que vamos detalhar nesta análise.

A Tapo C310 é a mais recente entrada na linha de dispositivos inteligentes Tapo da TP-Link, a Tapo C310 apresenta uma câmara de ultra-alta definição de 3 MP, deteção de movimento e notificações instantâneas, IP66 à prova de intempéries, conectividade sem fio / com fio, áudio bidirecional e suporte para armazenamento local via cartão microSD.

Análise TP-Link Tapo C310. Uma ajuda na segurança da vossa casa 1

A TP-Link tem apostado na sua gama de dispositivos domésticos inteligentes, com a sua marca Tapo, a C310 tem todos os recursos de uma câmara de segurança doméstica inteligente e económica com uma série de vantagens que vamos detalhar nesta análise.

 

Análise TP-Link Tapo C310. Uma ajuda na segurança da vossa casa 2
Análise do TP-Link Tapo C310
  • Vídeo de alta definição 3 MP
  • Rede com fio ou sem fio: ligue-se à rede através de Ethernet ou Wi-Fi
  • Visão noturna avançada: fornece uma distância visual de até 30 m
  • Deteção de movimento e notificações: avisa quando a câmara detecta movimento.
  • Alarme de som e luz: aciona efeitos de luz e som.
  • Áudio bidirecional: permite a comunicação através de um microfone e alto-falante embutidos.
  • Armazenamento local: armazena localmente até 128 GB de vídeo 3MP num cartão microSD
  • Controlo de voz: funciona com o Google Assistant e Amazon Alexa

Embalagem

TP-Link Tapo C310 vem numa caixa de papelão da marca Tapo. Por dentro, todas as peças estão bem protegidas por compartimentos de cartão.

A caixa inclui:

  • Tapo C310
  • Adaptador de energia
  • Kit de instalação (vedação à prova d'água, ligações de cabos à prova d'água e parafusos)
  • Guia rápido
  • Guia de instalação

Design e instalação

A TAPO C310 vem numa caixa de plástico de totalmente branca. O painel frontal com a lente é preto e brilhante. O dispositivo tem um Design simples e limpo.

Análise TP-Link Tapo C310. Uma ajuda na segurança da vossa casa 3

Na frente estão as lentes, sensores infravermelhos e um indicador LED. Em ambos os lados da câmara estão as antenas Wi-Fi. Na base estão a coluna e o microfone embutidos para comunicação de 2 vias e um slot para o cartão microSD (suporta até 128 GB).

Para inserir o microSD para gravações locais, há um pequeno painel na parte inferior da câmara que pode ser removido com uma pequena chave de fendas Philips.

Análise TP-Link Tapo C310. Uma ajuda na segurança da vossa casa 4

A câmara tem dois cabos - um para Ethernet e outro para o cabo de alimentação, não funciona com bateria. também pode ser ligado via Wi-Fi. Não há cabo Ethernet incluído e precisa ser adquirido adicionalmente se optarem por ligar dessa forma.

O módulo da câmara está localizado na base. A base precisa ser removida para efectuarem a montagem na parede, após o que a câmara pode ser facilmente aparafusada na base.

A próxima etapa é instalar a aplicação Tapo, que pode ser encontrada na App Store e na Play Store. Para acesso rápido, também há um código QR na caixa e no guia de instalação.

Análise TP-Link Tapo C310. Uma ajuda na segurança da vossa casa 5

Depois de instalar a aplicação, basta criar uma conta gratuita e de seguida adicionar dispositivos via Wi-fi ou ethernet. Para esta análise, configuramos o dispositivo usando Wi-Fi. A configuração e a instalação são bastante simples e levam cerca de 5 minutos.

Depois destes passos efetuados podem ligar a câmara Tapo, o LED na frente começará a piscar em vermelho e verde em cerca de 30 segundos. Assim que fizer isso, voltem ás configurações de Wi-Fi e deverão ver uma nova rede sem fio para o dispositivo Tapo.

YouTube video

Liguem-se a esta nova rede e voltem à aplicação Tapo, pressionando “Já estou ligado”. A aplicação vai sincronizar com a câmara e já podem ligar o dispositivo à rede local da vossa casa ou escritório.

Relacionado:  Google Sheets agora sugere fórmulas com base no contexto

A próxima etapa é nomear o dispositivo e definir o local. o devem ouvir uma mensagem automática da câmara informando que ela está conectada ao Wi-Fi e pronta para uso.

Análise TP-Link Tapo C310. Uma ajuda na segurança da vossa casa 6

Agora podem monitorizar o vídeo por meio da aplicação Tapo ao clicar no dispositivo, receber notificações de deteção de movimento,  falar pelas colunas da câmara ou gravar e reproduzir na gravação microSD local.

O Tapo C310 também funciona com Google Home e Amazon Alexa.

Performance

O sensor de 1 / 2,7 ″ grava vídeo em resolução 2304 × 1296 a 15 quadros por segundo. A distância focal é de 3,89 mm e a visão noturna é fornecida por um LED infravermelho de 850 nm, que pode cobrir uma distância de 30 m.

A qualidade da câmara é boa na maioria das condições de iluminação. Durante o dia, a imagem é decente e é possível ver os pequenos detalhes na imagem. Também permite aumentar o zoom dando um toque duplo / pinça para aplicar zoom.

Durante a noite, a câmara muda para IR, resultando numa filmagem em preto e branco. A qualidade é muito clara e detalhada.

O vídeo gravado é compactado usando a codificação H.264 (MPEG-4 AVC), pode ser visualizado noutro dispositivo sem a necessidade de qualquer conversão.

Análise TP-Link Tapo C310. Uma ajuda na segurança da vossa casa 7

Análise do TP-Link Tapo C310

A única desvantagem é que esta é uma câmara fixa sem qualquer suporte para pan / tilt. A câmara precisa ser posicionada manualmente na direção final. Enquanto as outras câmaras seguem a origem do movimento ao redor da sala, o Tapo C310 não faz isso.

Para detecção de movimento, Podem selecionar toda a área do quadro ou configurar algumas zonas específicas, ou mesmo várias delas. Há um sistema incluído que aciona luz e som quando o movimento é detectado. Em nossa experiência, funcionou muito bem e até o menor movimento é capturado sem problemas e as notificações eram instantâneas.

A gravação pode ser configurada para deteção de movimento e constante. Além disso, Podem configurar uma programação de gravação.

O áudio bidirecional permite a comunicação em tempo real. A qualidade da voz é boa e o volume é alto o suficiente, mesmo o posicionamento da câmara for elevado.

Veredito

O TP-Link Tapo C310 é bem desenhado, e permite agendar alertas para períodos específicos de tempo, backup na nuvem e tem bateria embutida em caso de falha de energia.

O único problema é que a maioria das câmaras inteligentes utiliza tecnologia de nuvem para gravação de vídeo, a C310 usa um cartão microSD para gravar as imagens. Isso significa que não há backup se a filmagem for destruída, o cartão microSD for roubado ou, pior, se a câmara for danificada.

Outra desvantagem é que a câmara não possui bateria embutida. No caso de falha de energia, o dispositivo não vai funcionar. Mas isso pode ser contornado usando uma fonte de alimentação de reserva.

Para o segmento de preço, a TP-Link Tapo C310   é uma câmara Wi-Fi de alta qualidade que é relativamente barata e uma boa maneira de proteger a vossa casa.

 

 

 

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!