Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Tapo P100 a mini tomada com WI-FI inteligente da TP-link

A TP-Link, pretende ajudar-nos, com a sua vasta de equipamentos e acessórios “inteligentes”. Relacionados com aspetos na nossa vida quotidiana, de forma a tornar a nossa casa mais inteligente e confortável.

Vivemos numa era, onde temos que fazer tudo a correr. O tempo é a única coisa que não se consegue recuperar. Mas se há, algo positivo que a tecnologia “inteligente” veio trazer é a possibilidade de conseguirmos recuperar ou otimizar mais o nosso tempo.

Nos dias de hoje tudo à nossa volta é inteligente! Sejam os telemóveis, televisões, carros e até mesmo, a mais simples tomada elétrica. Sim, aquelas que temos em casa, onde ligamos os nossos aparelhos para terem energia.

A TP-Link, pretende ajudar-nos a guardar o nosso tempo para o que importa, a oferta de equipamentos e acessórios “inteligentes” da TP-Link pode dar-nos uma ajuda preciosa a tornar a nossa casa mais inteligente e confortável.

 Hoje apresento-vos a mais recente tomada elétrica inteligente da TP-link: Tapo P100 a mini tomada com WI-FI inteligente.

Tapo P100 mini tomada com WI-FI inteligente

Tapo P100 TP-link WIFI mini
A mais recente tomada inteligente da TP-link

Muitos de vocês, já se devem estar a perguntar. Mas para quê, é que eu quero uma tomada dessas? Se não tenho uma casa com um sistema inteligente “Smart Home”.  Calma, acreditem não é preciso ter uma casa "automatizada", para tirar partido.

As tomadas inteligentes podem oferecer muitos recursos úteis, como a gestão remota, estatísticas em tempo real do nosso consumo de energia, ferramentas para simular que temos pessoas em casa, por exemplo quando estamos de férias, entre outras opções. 

Verdade, é que quando estas tomadas apareceram no mercado eram caras, em comparação com a opção mais modesta da simples tomada. 

Mas com a Tapo P100 da TP-Link, já podem ter uma tomada inteligente, sem darem cabo do vosso orçamento. Podem neste momento encomendar uma por menos de 13 euros no mercado português.

O Tapo P100 oferece vários pontos positivos que podem ter em consideração, se ainda estão com dúvidas:

tapo p100 tp-link
Principais características do Tapo P100
  • É pequeno e leve
  • É fácil de usar e configurar
  • Podem controlar remotamente a tomada, mesmo quando não estão em casa, através do vosso telemóvel
  • Podem usá-la para economizar energia e diminuir a vossa conta da luz
  • Bem como, organizar tarefas e poupar tempo
  • Integração com o Assistente da Google e a Alexa da Amazon 

 Especificações técnicas do Tapo P100

REDE 

 

 

Protocolo:  IEEE 802.11b / g / n, Bluetooth 4.2 (apenas para integração) 
Wireless  2,4 GHz 
Requisitos de sistema:  Android 4.4 ou superior, iOS 9.0 ou superior 
GERAL 

 

 

Requisitos energéticos  CA 220-240 V ~ 50/60 Hz 10 A 
Dimensões (HXWXD):  51 * 72,0 * 40 mm 
Botões:  LED de status do botão on / off 
ENERGIA  Carga máxima:  2300 W, 10 A 
OUTRAS 

 

 

 

 

Conteúdo do pacote: 

 

Mini-tomada inteligente para Wi-Fi Tapo P100 
Guia Rápido 
Meio Ambiente: 

 

Temperatura de operação: 0 ºC – 35 ºC 
Humidade operacional: 10% –90% RH, Sem condensação 
Certificações:  CE, RoHS 

 

O que vem na caixa

A tomada WI-Fi inteligente Tapo P100, vem numa pequena caixa branca com uma foto do dispositivo na parte da frente, modelo e o facto de ser compatível com o assistente da Google e a Alexa.

Nas laterais, temos uma breve apresentação dos melhores recursos desta tomada inteligente e algumas instruções rápidas de como configurá-la. 

Ao abrir a caixa, temos o essencial, a tomada P100 da TP-Link, e o seu manual de instalação de utilizador, onde explica, todo o processo de configuração. Mais que suficiente para começarmos a utilizar a nossa tomada. 

Análise Tapo P100 a mini tomada com WI-FI inteligente da TP-link 4

TP-Link Tapo
TP-Link Tapo
Price: Free
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot
  • TP-Link Tapo Screenshot

Logo na primeira página temos um QR-Code com o endereço da aplicação da TP-Link, que está disponível na Google Play Store e na Apple Store.

Design e hardware do P100

O Tapo P100 WI-FI funciona com os padrões de rede 802.11 b / g / n, bem como Bluetooth 4.2, para que seja possível fazer a integração com o smartphone, pela primeira vez.

Pode funcionar bem em temperaturas desde os 0ºC até aos 35ºC, e segundo a TP-Link é a prova de fogo. Infelizmente não foi possível testar, e suporta ambientes com humidade relativa entre 10% a 90%.

Resumindo, qualquer divisão da vossa casa ou escritório, talvez à excepção das casas de banho sem ventilação, são aconselhados. Mas não se esqueçam, convém que haja também sinal de WI-FI na divisão.

No que toca às suas dimensões, O Tapo P100 é bastante pequeno, com 51 * 72,0 * 40 milímetros em altura, largura e profundidade. 

No fundo consegue ser até mais compacto que as típicas tomadas triplas que temos em casa. O TP-LINK P100 possui apenas um botão e um led para nos informar do estado em que a P100 se encontra:

  • Botão ON/OFF: Se pressionarmos o botão podemos ligar ou desligar a tomada. Se ficarmos a pressionar pelo menos 5 segundos, este vai restaurar o P100 para as configurações padrão de fábrica e reativar o modo de configuração.
  • LED de estado:
    • Apagado: a energia está desligada. 
    • Laranja e verde a piscar: O P100 está pronto para a instalação. 
    • Verde: Está a funcionar normalmente. 
    • Verde a piscar: O sistema está a ser atualizado.
    • Laranja: ocorreu um erro. 
    • Laranja a piscar: O P100 está a conectar-se a uma rede Wi-Fi.

Uma interface muito simples, como podem ver. Isto porque a magia toda ocorre na aplicação da Tapo, apenas disponível para Android e iOS. Infelizmente este não pode ser configurado a partir de equipamentos Windows e não há como possibilidade de configurá-lo a partir da Web. 

Obrigatoriamente, temos que ter um equipamento móvel Android ou um iPhone para podermos trabalhar com a tomada Tapo P100.

Podemos fazer o download da aplicação a partir das lojas dos sistemas, e funciona com Android 4.1 ou superior e iOS 8 ou mais recente.

Aplicação Tapo é cérebro por trás de tudo

Todo o processo é tão simples, como ligar a tomada à corrente elétrica, abrir aplicação, registarmos, e seguir os passos. Honestamente, é só mesmo isso que temos que fazer.

Análise Tapo P100 a mini tomada com WI-FI inteligente da TP-link 11

Primeiro temos que fazer o registo no site da TP-Link, isto serve para que seja mais simples organizar todo o nosso eco sistema inteligente, caso optem por esse caminho, caso adquirem mais acessórios, bem como fazer a partilha dos acessórios.

Depois basta seguir as instruções que a aplicação solicita, escolher qual o tipo de acessório que estamos a tentar conectar, bem como em que divisão da nossa casa o mesmo será instalado.

Mais uma vez tudo este processo, serve para que mais tarde possam organizar o vosso espaço inteligente.

Depois de toda a configuração feita, é que começa a magia.

A interface da aplicação é muito simples e intuitiva, temos no topo o acessório que estamos a programar, neste caso é a tomada Tapo P100, com 3 opções possíveis, e no final ainda temos um resumo do tempo que ela esteve a funcionar.

Opções do Tapo P100

 

Horário

Aqui podemos agendar uma rotina para o Tapo seguir, seja ligar ou desligar, podem escolher entre as opções: nascer do sol, pôr do sol ou um horário à vossa escolha bem como o dia da semana concreto.

Esta opção é ótima caso tenham por exemplo, um termoacumlador que queiram programar para quando chegarem a casa terem a água quente, ou aquecedor, ou até mesmo as luzes da vossa casa.

Mas mais uma vez, podem usar para ajustar à vossa rotina, imaginem acordar de manhã e em vez de andarem aos apalpões no escuro, ou até mesmo usarem como alarme, para ligar luzes, máquina do café e até o vosso sistema de som.

Podem programar a vossa rotina toda e simplificar a vossa vida,  basta ter imaginação.

Modo ausente

Esta opção é referida para simular que temos alguém em casa, principalmente quando vão estar ausentes por algum tempo.

Este tenta simular, através de vários inputs aleatórios, dentro de um periodo de tempo. De forma a simular que a casa está ocupada. O que pode desencorajar qualquer intruso curioso.

Análise Tapo P100 a mini tomada com WI-FI inteligente da TP-link 25

Temporizador

Por último temos a opção do temporizador, aqui podem escolher se querem ligar ou desligar a vossa tomada dentro de um período de tempo. Igualmente útil, caso pretendem aquecer a vossa sala com um aquecedor durante alguns breves minutos. Sem se preocuparem com o tempo, a verdade é que já temos equipamentos com esta opção embutida.

Mas o Tapo P100 faz isso por nós, mesmo nos aparelhos mais antigos.

Análise Tapo P100 a mini tomada com WI-FI inteligente da TP-link 26

Pessoalmente gosto desta opção, pela sua versatilidade, uma vez que conectei o Tapo à tomada central onde tenho a televisão ligada. E assim posso gerir melhor quanto tempo fico a ver televisão depois do jantar. Assim que o tempo acabar e tudo se apagar, é tempo de ir para a cama. 

Mas para além das opções que referi atrás, o Tapo P100 está integrado com os assistentes pessoais do Google e a Alexa.

No caso do assistente do Google, caso tenho o configurado no vosso telemóvel, com um simples comando de voz, podem ligar qualquer aparelho da vossa casa. Para além, que não ficamos "fechados" ao ecossistema da TP-Link, e podemos integrar com outros serviços, graças ao assistente da Google, que pode fazer de ponte.

Para além disso, ainda é possível partilhar os acessórios da TP-Link, como o caso do Tapo P100 com o resto do agregado familiar.

Já imaginaram por a máquina a secar a roupa, sem se levantarem do sofá ? 

Mas para além, de ser possível organizar melhor a vossa rotina, com o Tapo P100. Talvez uma das vantagens mais apelativas, é o fato de ser possível gerir melhor o nosso gasto energético em casa. Inicialmente, pode parecer que 13 euros por um tomada, possa ser muito. Mas se fizerem contas, a todos os aparelhos que ficam em stand by na vossa sala, sem estarem a ser utilizados, mas que estão a consumir.

Contas feitas, ao fim de poucos meses, têm o vosso investimento pago, e começam a poupar na conta da eletricidade. Por isso, se estão a ponderar começar entrar na nova onda do iot e das casa inteligentes. Mas não sabem como, ou não querem fazer um grande investimento. 

O Tapo P100 da TP-Link é uma boa aposta: preço acessivel, uma aplicação simples e intuita, sem falar que a empresa TP-Link encontra-se disponível em Portugal com vários produtos e suporte.

 Pontos Positivos

  • Preço
  • Integração com o Assistente da Google e Alexa
  • Desgign compacto

 Pontos negativos

  • Depende de uma ligação à internet
  • Apenas disponível para Android e iOS

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!