Análise SPC Zeus 4G Pro: testámos o novo smartphone para seniores da SPC

Gostaria de poder comprar um smartphone concebido apenas para os familiares de idade mais avançada? Com um visor grande e claro e um processador que não desilude, o SPC Zeus 4G Pro é perfeito para quem procura um smartphone fácil de usar.

Hoje trazemos uma análise muito especial, uma vez que se centra num público do qual muitas vezes não estamos suficientemente conscientes, ou não estamos conscientes das dificuldades que têm em aceder às funções que um smartphone lhes pode oferecer. Esta audiência é os nossos leitores e familiares seniores e o dispositivo é o novo SPC Zeus 4G Pro, um terminal que foi apresentado há apenas algumas semanas e que sob a sua aparência elegante esconde uma infinidade de funcionalidades que podem facilitar a utilização de um smartphone para os seniores da família.

Análise SPC Zeus 4G Pro: testámos o novo smartphone para seniores da SPC 1

Gostaria de poder comprar um smartphone concebido apenas para os familiares de idade mais avançada? Com um visor grande e claro e um processador que não desilude, o SPC Zeus 4G Pro é perfeito para quem procura um smartphone fácil de usar. Mas quais são as especificações? Quanto é que custa? Continue a ler para descobrir!

Unboxing

O novo SPC Zeus 4G Pro foi concebido para evitar complicações e assegurar uma experiência de qualidade para os nossos anciãos. Que podemos ver desde o próprio momento em que o abrimos. É com as peças em cima da mesa que duas coisas se destacam: uma bateria amovível e uma base de carregamento.

Análise SPC Zeus 4G Pro: testámos o novo smartphone para seniores da SPC 2

Dentro da caixa deste terminal temos o próprio smartphone, acompanhado por uma bateria, uma caixa transparente, a base de carregamento, auscultadores com ligação jack de 3,5 mm, um cabo de carregamento, o carregador, e uma série de literatura com guia rápido e avisos de segurança.

Análise SPC Zeus 4G Pro: testámos o novo smartphone para seniores da SPC 3

O SPC Zeus 4G Pro vem com um autocolante no seu ecrã que nos permite ver o “Easy Mode”, um launcher que funciona para adaptar o Android a um formato mais visual, intuitivo, e fácil de usar. Tudo a pensar nos utilizadores menos tecnológicos.

 

Design pensado para facilitar o uso

 

O SPC Zeus 4G Pro tem um Design que se afasta dos padrões de Design atuais em favor da simplicidade de utilização. Aqui não se encontram molduras minimalistas ou menus de gestos, algo que não só não é útil para utilizadores mais velhos como pode representar barreiras intransponíveis. Em vez disso, o smartphone SPC opta por um design generoso e fácil de usar que lhe permite agarrar sem medo de tocar involuntariamente no ecrã.

Análise SPC Zeus 4G Pro: testámos o novo smartphone para seniores da SPC 4

Na parte superior do quadro, encontramos um altifalante e a câmara frontal. Na parte inferior, temos três botões físicos com os quais os nossos anciãos podem aceder a funções como ir para o ecrã principal, voltar, ou atender e desligar uma chamada. Estes são três botões grandes perfeitamente identificados pelos seus ícones grandes, que são pintados e não retroiluminados, pelo que são totalmente visíveis de dia ou de noite

Um detalhe a notar é que estes botões não substituem os botões do menu Android, que ainda vemos na parte inferior do ecrã. Estes podem ser utilizados para a navegação padrão do Android pelos mais ágeis.

No que diz respeito ao ecrã, tem um painel IPS de 5,5 polegadas com resolução HD+ de 1440 x 720 pixels que assegura uma boa visibilidade, mantendo um preço moderado e um baixo consumo de bateria.

Aqueles de nós que viveram os tempos em que os Smartphones e os Telefones  mal se distinguiam no seu design terão um “deja vu” quando virem o sistema de bateria amovível do SPC Zeus 4G Pro. No entanto, isto não só nos permite remover a bateria, como tem sido utilizado para eliminar a necessidade de bandejas ejectoras para SIM ou microSD.

Análise SPC Zeus 4G Pro: testámos o novo smartphone para seniores da SPC 11

Como costumava ser a norma, a tampa traseira de plástico é removida graças a uma reentrância no canto inferior esquerdo. Basta colocá-la em posição e pressioná-la para a substituir.

Com a parte de trás no lugar, temos um dispositivo com o preto como protagonista. Tem um grande altifalante na parte inferior e um módulo central na vertical para alojar a câmara traseira, um flash LED e o botão SOS. Este botão é uma segurança adicional que lhe permite, em caso de emergência, alertar vários contactos, alertando-os da situação, para que possam tomar as medidas desejadas.

Análise SPC Zeus 4G Pro: testámos o novo smartphone para seniores da SPC 12

Na parte do contorno do SPC Zeus 4G Pro, temos à esquerda um botão para ligar ou desligar a lanterna, enquanto à direita temos os controlos de volume e ligar/desligar. Todos eles são de bom tamanho para os tornar mais acessíveis.

No fundo deste terminal, encontramos uma das suas peculiaridades: tem dois sistemas de carregamento. Primeiro, temos uma porta USB tipo C que nos permite carregar a sua bateria com qualquer conector compatível. Num dos cantos, temos dois pequenos conectores que serão utilizados para carregar o telefone quando este estiver sobre a base de carregamento.

Análise SPC Zeus 4G Pro: testámos o novo smartphone para seniores da SPC 13

Se formos ao topo, encontramos um LED que serve de lanterna e um conector de jack de 3,5 mm. Isto é importante para muitos de nós, e pode ser essencial para os nossos anciãos, que podem usar auscultadores com fio sem complicar as coisas com ligações Bluetooth.

 

Hardware MediaTek

 

Se olharmos para o seu interior, o SPC Zeus 4G Pro, tem hardware que não desilude. Nunca devemos perder de vista a razão de ser deste terminal: baixo preço e simplicidade de utilização, sem ser destinado a utilizações que exijam muita potência e grandes capacidades. Assim, dentro do telemóvel SPC, temos um processador MediaTek Helio A22 a 2 GHz com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento, que podemos expandir via microSD até 512 GB.

Análise SPC Zeus 4G Pro: testámos o novo smartphone para seniores da SPC 14

A autonomia deste dispositivo é dada por uma bateria de 2.400 mAh. Esta bateria é possivelmente o ponto que menos me convenceu, porque embora normalmente seja suficiente para suportar o dia de utilização, no caso dos nossos anciãos gostarem de ver vídeos no Youtube ou usos semelhantes, a verdade é que fica um pouco aquém.

No que diz respeito às câmaras, temos uma lente de 5 megapixels na frente, enquanto que na parte de trás temos 13 megapixels. Estas lentes são concebidas para oferecer uma qualidade decente ao fazer videochamadas ou ao tirar fotografias simples, em vez de para aqueles que procuram explorar a sua veia de fotógrafos. Isto mais uma vez tem em conta o público alvo.

 

Android, mas num formato “simples”.

O SPC Zeus 4G Pro vem com o Android 11 e embora possamos usá-lo com tal, a verdade é que, neste caso, quanto mais simples melhor.

Pessoalmente, recomendo a utilização deste dispositivo com o SPC Launcher, que tem um chamado Easy Mode e faz uma grande diferença em comparação com outros smartphones semelhantes.

Este Launcher tem três páginas principais, entre as quais deslizamos o nosso dedo para a direita ou para a esquerda. A sua distribuição é como podem ver nas imagens, sendo totalmente personalizável no seu conteúdo. Se tiver utilizado o Windows Phone, achá-lo-á extremamente familiar e é muito semelhante ao sistema de azulejos que a Microsoft utilizou na sua tentativa falhada de apresentar um sistema operativo móvel.

Análise SPC Zeus 4G Pro: testámos o novo smartphone para seniores da SPC 15

O “Modo Fácil” do SPC consiste num ecrã inicial que nos mostra a hora e a data, deixando por baixo dele quatro ícones que por defeito são: Telefone, Contactos, Definições, Câmara. Dependendo da preferência do utilizador, podemos personalizá-lo, colocando neles outros acessos mais utilizados e que nos interessam mais. À direita deste ecrã estão sucessivos ecrãs com seis ícones que podemos seleccionar a partir do azulejo “Apps” e depois reposicionar, clicando e arrastando.

Análise SPC Zeus 4G Pro: testámos o novo smartphone para seniores da SPC 16

À esquerda do ecrã inicial, temos acesso aos nossos contactos. Podem ser exibidos até seis contactos, cada um com a sua imagem de perfil e nome. os mais velhos podem simplesmente clicar num ícone para ligar a esse contacto.

Apesar de ser normal que os nossos anciãos não gostem muito de ajustes complicados, no caso de precisarem de o fazer, o Easy Mode simplifica o processo graças ao widget Shortcuts. Nele encontramos de forma fácil as opções para activar ou desactivar funções tais como Wi-Fi, Bluetooth, localização, modo avião ou dados móveis, entre outras.

Utilizaremos o widget Apps para aceder a uma lista de aplicações que podemos selecionar para serem exibidas como widgets no ecrã do modo fácil. Isto facilitará a adição ou remoção de qualquer aplicação que quisermos.

Para além deste modo, a SPC optou por uma série de características únicas para melhorar a segurança dos nossos anciãos, mas também o preparou para que, mesmo remotamente, possamos ajudá-lo a configurar o telefone.

Notificações a um terceiro: Esta é uma função que permite configurar o telefone para enviar uma notificação automática a um contacto de confiança se detetar que uma chamada não foi atendida ou que a bateria está abaixo dos 15%.

Definição inteligente de toque: Aumentará o volume se, após uma chamada perdida, o mesmo número voltar a ligar dentro de 3 minutos. Regressa depois ao nível em que estava antes.

Configuração remota: Ao enviar códigos SMS para o telefone, é possível fazer configurações remotas sem a necessidade de o utilizador tomar qualquer ação adicional.

Permite configurar algumas das configurações a partir de outro telefone e remotamente, através do envio de códigos pré-definidos via SMS. Para o fazer, deve ativar a função e definir os Números Permitidos que podem enviar estas mensagens.

Os códigos de configuração remota e as suas funções são os seguintes:

Ativar/desativar função SOS:

  • *SOS#1# ATIVAR modo SOS
  • *SOS#0# DESATIVAR modo SOS
  • Definir os números SOS:
  • *SOS#2#1#1111111111 — Configura o número 1 SOS para 1111111111
  • *SOS#2#2#2222222222 — Configura o número 2 SOS para 2222222222
  • *SOS#2#3#3333333333 — Configura o número 3F SOS para 3333333333

Apagar números SOS:

  • *SOS#3#1# – Apaga o número 1 SOS
  • *SOS#3#2# – Apaga o número 2 SOS
  • *SOS#3#3# – Apaga o número 3 SOS

Definir o volume de toque para o máximo:

  • *VOL#MAX

Botão SOS: Um clássico que é uma parte chave dos smartphones concebidos para idosos é este botão configurável, que nos permite ter uma paz de espírito extra. Com uma longa pressão, ativa uma série de mecanismos para alerta de um problema fazer um pedido de ajuda.

Análise SPC Zeus 4G Pro: testámos o novo smartphone para seniores da SPC 17

Após configurar este botão, quando ativado, o sistema fará chamadas de emergência para os 3 contactos por nós selecionados. Fá-lo-á até 3 vezes, passando de um telefone para outro se não obtiver uma resposta. Desta forma, é capaz de fazer até 9 chamadas de emergência para tentar contactar alguém que possa oferecer a ajuda solicitada, com um simples pressionar de um botão.

Além disso, ao premir este botão, o telefone começará a emitir um sinal sonoro para que as pessoas próximas também possam prestar assistência.

 

Veredito

Já disponível na loja SPC, o Zeus 4G Pro tem um preço de 169,90 euros (IVA incluído) e facilita aos nossos mais velhos o acesso às funções de um smartphone, permitindo-lhes utilizar facilmente as suas aplicações favoritas, mas sobretudo manter o contacto com os seus entes queridos, tanto diariamente como em caso de emergência.

A sua conceção está inteiramente focada na praticidade, pensando nas necessidades do público alvo, com decisões tão bem conseguidas como a utilização de botões físicos e não de molduras excessivamente finas, de modo a não interferir com o ecrã ao pegar-lhe.

O Zeus 4G Pro pode ser ligado a uma porta USB C para carregamento, ou pode usar a base de carregamento se não tiver a capacidade de ligar cabos ou achar a base de carregamento mais prática. Pode parecer um detalhe menor, mas asseguro-lhe que em certas circunstâncias estes detalhes tornam a vida mais fácil para os utilizadores de idade mais avançada..

 

  •  O SPC ZEUS 4G PRO já está disponível ao preço de 169,90 euros (IVA incluído).
  • O SPC ZEUS 4G já está disponível ao preço de 139,90 euros (IVA incluído).
Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!