Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Sony SRS-XB33. Vai um mergulho?

Embora não seja exatamente minúscula, a Sony SRS-XB33 é surpreendentemente pequena para a enormidade de som que consegue reproduzir – há bastante profundidade nos graves , para o tamanho e o preço. Felizmente, os graves são balanceados por agudos esculpidos, mas esta não é uma coluna para quem procura um desempenho de áudio perfeito.

A Sony atualizou recentemente a sua série SRS de colunas bluetooth e a SRS-XB33, por 149,99€, é uma opção acertada. Embora não seja exatamente minúscula, a Sony SRS-XB33 é surpreendentemente pequena para a enormidade de som que consegue reproduzir - há bastante profundidade nos graves , para o tamanho e o preço. Felizmente, os graves são balanceados por agudos esculpidos, mas esta não é uma coluna para quem procura um desempenho de áudio perfeito. Dito isso, o EQ na aplicação permite alguns ajustes de som, e as luzes LED integradas adicionam um fator de diversão,e fazem da SRS-XB33 uma sólida opção, nesta faixa de preço,  para ouvir som ao ar livre.

Análise Sony SRS-XB33. Vai um mergulho? 1

Design

Disponível em preto, azul, vermelho ou cinza, a SRS-XB33 não é totalmente cilíndrica - é oblongo como o seu irmão mais acessível o Sony SRS-XB23. Mas, ao contrário do Sony SRS-XB23, a face frontal e painel superior são planos, a parte traseira é arredondada.O Sony SRS-XB33 tem uma faixa de luzes LED que mudam continuamente as cores e piscam de acordo com a batida (podem ser controladas ou desativadas na aplicação).

Análise Sony SRS-XB33. Vai um mergulho? 2

Atrás da grade de tecido, dois drivers full-range, auxiliados por poderosos graves passivos em ambas as extremidades do alto-falante, fornecem uma faixa de frequência de 20Hz a 20kHz. Os drivers também são iluminados por LEDs e dão-lhe uma pinta extra. Os pés de borracha no painel inferior mantêm a coluna estável em superfícies planas.

Análise Sony SRS-XB33. Vai um mergulho? 3

Uma tira de borracha no painel superior esconde os controlos, com botões para ligar / desligar, Bluetooth, reproduzir / pausar (que também atende / encerra chamadas), menos / mais para volume e Live, que adiciona um efeito espacial algo inútil ao áudio. Nessa área também encontramos uma zona de emparelhamento NFC que mostra os LEDs de status do modo de emparelhamento, duração da bateria e se o modo Stamina está ativado, que é um modo de economia de energia que preserva a vida da bateria essencialmente eliminando a resposta de graves. Não é ótimo para ouvir música, mas pode ser útil ao tentar economizar bateria e usar a coluna para chamadas ou podcasts.

Uma tampa de encaixe protege um painel que contém uma porta USB-C para ligar o cabo de carregamento e uma porta USB-A para carregar outros dispositivos com a bateria do alto-falante. Também há botões para os modos Party e Stereo Pair - ambos são recursos para conexão com outras colunas SRS.

Análise Sony SRS-XB33. Vai um mergulho? 4

O SRS-XB33's tem Classificação IP67 o que é excelente para uma coluna portátil. O 6 indica um exterior resistente à poeira e o 7 significa que pode resistir a salpicos, chuva forte e pode ser submerso até um metro por até 30 minutos. Portanto, também pode ser lavado sob uma torneira, desde que a tampa de encaixe para a conexão do cabo de carregamento USB-C esteja totalmente fechada. A Sony também afirma que a coluna é resistente à água salgada, podem portanto levá-la para a praia sem se preocupar.

Análise Sony SRS-XB33. Vai um mergulho? 5

A aplicação Sony Music Center para Android e iOS abre porta a vários recursos e configurações de controlo. Entre as configurações temos a capacidade de controlar a luz LED - há mais de uma dúzia de configurações para escolher, com nomes como Chill ou Rave, bem como configurações Calm que desaparecem lentamente entre cores semelhantes. Claro,também podem desativar completamente as luzes. A configuração de Stamina mencionada também pode ser ativada aqui, e há vários presets de EQ, bem como modos de EQ ajustáveis ​​pelo utilizador (e uma série de efeitos sonoros adicionais). Apenas para os controlos de EQ e LED, vale a pena instalar o app Music Center.

Relacionado:  Análise Oppo Reno4 5G. Muito acima da média (gama)

O SRS-XB33 é compatível com Bluetooth 5.0 e suporta codecs AAC e SBC Bluetooth, mas não AptX.

A Sony estima que a vida útil da bateria seja de aproximadamente 24 horas, mas os resultados variam de acordo com os níveis de volume.

Desempenho

Em faixas com intenso conteúdo de sub-graves, a SRS-XB33 oferece uma capacidade de baixa frequência surpreendente para uma coluna deste tamanho. Em volumes moderados, consegue alguns graves profundos, enquanto em volumes mais altos, a profundidade dos graves fica um pouco diluída pelo DSP (processamento de sinal digital), mas não de forma crítica. Em níveis de volume máximos, não há distorção e ainda temos uma sensação muito saudável de profundidade de graves. A SRS-XB33 oferece um som nítido e detalhado que vai conseguir convencer muitos utilizadores sem quaisquer ajustes de equalização.

Análise Sony SRS-XB33. Vai um mergulho? 6

O microfone oferece uma qualidade boa, ainda que haja sempre alguma distorção típica de ligações Bluetooth, mas o sinal do microfone é forte e os interlocutores do outro lado sempre me conseguiram ouvir sem problemas.

Análise Sony SRS-XB33. Vai um mergulho? 7

Conclusões

Por 149,99€ a Sony SRS-XB33 representa um valor excelente, com profundidade de graves sólida e uma estrutura compacta à prova d'água. O facto de a aplicação ter EQ ajustável pelo utilizador torna o pacote ainda mais apelativo. A Sony SRS-XB43 é das melhores nesta faixa de preço, com uma construção robusta e luzes LED, e desempenho do áudio mais convincente.

Análise Sony SRS-XB33. Vai um mergulho? 8

Especificações Sony SRS-XB33

SISTEMA DE COMUNICAÇÃO
Versão 5.0
PERFIS COMPATÍVEIS
A2DP/AVRCP/HSP/HFP
CODECS SUPORTADOS
SBC, AAC, LDAC
ALCANCE DA TRANSMISSÃO POR FREQUÊNCIA
20 Hz – 20 000 Hz (amostragem de 44,1 kHz)
INTERVALO DE FREQUÊNCIA
Banda 2,4 GHz

Energia

DURAÇÃO DA BATERIA
Aprox. 24 h
FONTE DE ALIMENTAÇÃO
Bateria recarregável interna
PORTA DE ALIMENTAÇÃO POR USB PARA SMARTPHONE
USB A (5 V 1 A)
PROTEÇÃO CONTRA ÁGUA 
IP67
CONSUMO DE ENERGIA
Aprox. 7,5W
DIMENSÕES (L X A X P)
Aprox. 246 mm x 97 mm x 106 mm (l/a/p)
PESO
Aprox. 1100 g

Selo de recomendação AndroidGeek

Análise Sony SRS-XB33. Vai um mergulho? 9

Escolha AndroidGeek

O produto / serviço analisado neste artigo mostra-se excelente na relação qualidade preço. Uma análise com a Designação "Escolha AndroidGeek" é a garantia que o produto/serviço em questão tem a melhor relação Valor VS Benefício.  
 
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!