Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem as vossas manhãs nunca mais serão as mesmas

No meu caso tenho 3 Google Home mini e uma coluna da Energy com amazon Alexa.  No catálogo da empresa espanhola há neste momento um produto que nos chamou à atenção pela sua versatilidade e polivalência, estamos a falar do Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem, um relógio despertador com Alexa integrado nascido para estar na nossa mesa de cabeceira.

Os assistentes de voz chegaram ás nossas casas e estão em cada canto. No meu caso tenho 3 Google Home mini e uma coluna da Energy com amazon Alexa.  No catálogo da empresa espanhola há neste momento um produto que nos chamou à atenção pela sua versatilidade e polivalência, estamos a falar do Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem, um relógio despertador com Alexa integrado nascido para estar na nossa mesa de cabeceira. Esta tem sido a nossa experiência com ele.

Análise Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem as vossas manhãs nunca mais serão as mesmas 1Análise Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem as vossas manhãs nunca mais serão as mesmas 2

A Energy Sistem é uma das empresas ibéricas mais ativas no setor de dispositivos electrónicos, a espanhola Energy Sistem apresenta um catálogo que inclui desde smartphones a tablets, passando por e-readers ou como neste caso colunas inteligentes.

Análise Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem as vossas manhãs nunca mais serão as mesmas 3

Estes produtos, além de terem as funções habituais de uma coluna, como reproduzir músicas do Spotify e de outras plataformas, como Airplay ou Internet Radio, também permitem outras acções, como ligar ao vosso smartphone ou computador, uma Smart TV ou qualquer outro dispositivo doméstico inteligente ligado. Desta forma, Podem controlar por voz a reprodução áudio, a iluminação de uma sala específica, ouvir informação meteorológica, configurar alarmes, ouvir as notícias ou saber informações de trânsito, entre muitas outras opções.

Como usar o Smart Speaker Wake Up com Alexa?

A ativação do Smart Speaker Wake Up é muito simples. O dispositivo sincroniza com o smartphone ou tablet e liga-se à rede Wi-Fi com a aplicação Energy Multiroom Wi-Fi. Uma vez emparelhado, podem começar a usar o Amazon Alexa. Além disso, graças à operação através do Wi-Fi e da aplicação Energy Multiroom Wi-Fi, é possível emparelhar vários dispositivos em conjunto, e criar um sistema multiroom, reproduzir música do Spotify, AirPlay ou ouvir rádio online.

Além dos recursos oferecidos pela Amazon Alexa, todos os dispositivos Smart Speaker Wake Up permitem a reprodução via Bluetooth e cabo, com a entrada de áudio Jack 3.5mm.

Especificações do Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem

Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem
Som Potência: 10 W.
2 colunas de faixa total de 2,25 "e 8 W. frequência: 40 Hz ~ 18 kHz
Conectividade e portas Bluetooth 5.0 classe 2 com perfis HSP / HFP / A2DP / AVRCP. Wi-Fi 802.11 b / g / n a 2,4 GHz. Conector de 3,5 mm. USB 2.0
Ecrã LED de alta visibilidade com regulação de intensidade
Dimensões e peso 200 x 136 x 100 mm. 1,33 kg
Outros Carregador sem fio compatível com o padrão Qi de 5 W, compatível com a aplicação Alexa . Airplay, DLNA, Spotify Connect, tecnologia Multiroom
Preço 79,90 euros
Ativação inteligente do alto-falante do sistema de energia (Alexa, 10W, carregador Qi, Wi-Fi, Bluetooth, entrada de linha, Spotify / Airplay)

Design clássico com tudo o que há de moderno no seu interior

No catálogo de dispositivos da Energy Sistem, encontramos várias colunas inteligentes e este Smart Speaker Wake Up, é um despertador com um design funcional e um toque clássico. Tanto a estética quanto os acabamentos são muito bem-conseguidos, com uma cobertura de madeira coberta com tecido nas laterais e na parte superior e quatro pés de borracha para evitar danificar os móveis.

Na frente, temos um amplo LED para ver as horas e outr  as informações, como o tipo de conexão, o modo de escuta Alexa ou o alarme que esteja configurado. Este LED tem uma luz bastante forte. E se vos incomodar no quarto, fiquem a saber que podemos "desligar" o ecrã sem desligar o dispositivo, muito interessante para quem gosta de dormir sem luz. Além disso, também podemos controlar o brilho deste LED a gosto.

Análise Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem as vossas manhãs nunca mais serão as mesmas 4

Na parte superior temos nada menos que 13 botões, todos organizados confortavelmente e espaçados. O botão para "chamar" a Alexa, é o maior e está localizado centralmente.

Análise Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem as vossas manhãs nunca mais serão as mesmas 5

Um detalhe que nos conquistou, é que, próximo aos botões, encontramos uma superfície de carregamento sem fio, que permite deixar o telefone a carregar no relógio durante a noite com a garantia que está pronto para a acção quando acordarmos.

Análise Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem as vossas manhãs nunca mais serão as mesmas 6

Se o vosso telefone não tiver carregamento sem fio, também não há problema: também podem deixá-lo nesta superfície e carregá-lo usando a porta USB localizada na parte traseira ao lado do conector de 3,5 mm e o carregamento DC.

Funcionalidades Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem

Como vimos, a parte superior da coluna inteligente é projetada para pousarmos os telefones, podendo carregar dois em simultâneo usando o padrão Qi a 5W - sim, um pouco lento - ou através do seu USB.

Análise Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem as vossas manhãs nunca mais serão as mesmas 7

O bom é que, sendo um dispositivo projetado para a mesa de cabeceira, o ideal é dormir cerca de oito horas, tempo mais do que suficiente para o vosso smartphone estar carregado na manhã seguinte. Mas não é o carregador ideal se precisarem de carregar o vosso smartphone rapidamente.

Análise Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem as vossas manhãs nunca mais serão as mesmas 8

Um dos pontos fortes deste despertador com Alexa é que podemos "chamar" a Alexa tanto com o botão quanto com a voz, que é registada graças a dois microfones omnidirecionais que, na prática, são capazes de nos ouvir quando falamos em voz baixa e sonolenta da cama. num ambiente silencioso, a Alexa consegue captar a minha voz facilmente em qualquer ponto dqa divisão. Claro, houver muito barulho, teremos que estar muito mais próximos para que nos consiga ouvir..

Em relação ao modo de escuta,seja a pressionar o botão ou vocalmente, o logotipo Alexa aparecerá em azul para nos informar que a Assistente está pronta para ouvir a nossa solicitação. Não obstante, se tivermos preocupações com a nossa privacidade, temos a opção de silenciar o microfone (veremos o logotipo Alexa em laranja) e pressionar o botão Alexa fará uso do assistente sem ser necessário chamá-la pelo nome.

Com o Smart Speaker Wake Up, podemos realizar as mesmas tarefas que com as  colunas Echo da Amazon, como configurar rotinas com comandos de voz ou controlar gadgets de automação residencial ("Alexa, acende a luz"). Obviamente, considerando que é um despertador, é especialmente útil para definir alarmes ("Alexa, acorde-me às 6 da manhã"), pedir podcasts ou estações de rádio ou pediras notícias do dia. Outro ponto forte desta coluna inteligente é a reprodução de música de diferentes fontes. Obviamente, Também podem definir os alarmes, aumentar o volume, usar o agendamento de desligamento automático "Snooze" ou alterar a hora como fariamos com qualquer outro despertador, ou seja, com recurso aos botões.

Se o logotipo Alexa estiver vermelho, o microfone está desactivado

Assim, podemos usar aplicações como o TuneIn (aplicação de rádio), a nossa conta Spotify e My Music, assim como a aplicação iOS nativa onde as músicas são armazenadas. Embora a Alexa possa reproduzir músicas do Amazon Music sem tocarnos no nosso smartphone, não é possível fazer o mesmo com o Spotify, teremos que abrir a aplicação no smartphone e tablet e escolher o dispositivo Energy Sistem como coluna de saída.

O Despertador da coluna inteligente pode ser colocado em três modos de conectividade: Wi-Fi, Bluetooth e AUX. O primeiro é o que mais usaremos, pois permite ligar o dispositivo a outros elementos da casa e aceder à Internet - por exemplo, para estações de rádio com a aplicação Tuneln -, também podemos ligá-lo a outras fontes, como tablet, telefone ou outra coluna graças ao Bluetooth 5.0 ou através da porta jack de 3,5 mm para o usarmos como uma coluna Bluetooth tradicional.  Por fim, se tivermos outros dispositivos da Energy Sistem, podemos usar a reprodução multiroom, que usa a mesma fonte de som para transmitir em vários dispositivos.

O sistema de som stereo 2.0 consiste em dois drivers de 2,25 polegadas com dois radiadores passivos que fornecem 10 watts de potência acústica. O Smart Speaker Wake Up tem um som poderoso para o tipo de dispositivo que é, e produz um som definido que se destaca especialmente nos graves. À medida que aumentamos o volume, o som perde a nitidez, mas é suficiente para ouvir músicas com bom volume e qualidade na sala.

Configurar o Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem

Antes de começar, devem fazer o download do aplicativo Energy Multiroom Wi-Fi no vosso dispositivo Android no Google Play ou para iOS na App Store. Com esta aplicação podem configurar e gerir todas as vossas colunas Wi-Fi compatíveis.

Energy Multiroom Wi-Fi
Energy Multiroom Wi-Fi
Developer: Energy Sistem
Price: Free
  • Energy Multiroom Wi-Fi Screenshot
  • Energy Multiroom Wi-Fi Screenshot
  • Energy Multiroom Wi-Fi Screenshot
  • Energy Multiroom Wi-Fi Screenshot
  • Energy Multiroom Wi-Fi Screenshot

Liguem a coluna e aguardem que o modo de configuração fique ativo (é emitida uma mensagem de confirmação). Se não ouvirem esta mensagem, pressionem e segurem o botão de mudança de função por 2 segundos para ativar este modo.

Abram o aplicativo e selecionem "Adicionar dispositivo" na parte inferior do ecrã para iniciar a configuração.

Selecionem o modelo do vosso dispositivo na lista e cliquem em "Conectar Alto-falante". Acedam às configurações de Wi-Fi do vosso smartphone ou tablet e ligurm-se à rede que gera a coluna, esta rede chama-se Smart Speaker Wake Up_XXXX. Uma vez conectado, voltem ao aplicativo para continuar.

Depois de ter encontrado a coluna, devem escolher a vossa rede Wi-Fi à qual se querem ligar e inserir a senha. Depois de pressionar "Continuar", o aplicativo configurará o dispositivo e exibirá uma mensagem de confirmação após a conclusão.

Agora, só falta dar um nome à coluna e configurar a conta da Amazon. Para fazer isso, façam o login com o vosso nome de utilizador e senha da Amazon e escolham o idioma em que querem falar com a Alexa.

NOTA: Este último passo é opcional, só é necessário se quiserem usar a Alexa. O restante das funções do dispositivo é acessível sem a necessidade de efetuar login com a conta Amazon.

Amazon Alexa

Quando a configuração inicial estiver completa, podem interagir com a Alexa dizendo o seu nome ou pressionando o botão correspondente no painel superior.

Para personalizar a experiência com o Amazon Alexa e adicionar habilidades que aumentam as funções disponíveis, devem instalar a aplicação Amazon Alexa para Android ou iOS.

Amazon Alexa
Amazon Alexa
Developer: Amazon Mobile LLC
Price: Free
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot
  • Amazon Alexa Screenshot

Conclusão Análise Smart Speaker Wake Up

Com um design cuidado e grande versatilidade, graças ao assistente de voz, somando ao carregador sem fio e às diferentes possibilidades de conexão, O Energy Sistem é um excelente dispositivo multifuncional: substitui o despertador clássico, é capaz de ajudar na automação residencial e também carrega o vosso smartphone.

A inclusão de um assistente virtual, neste caso a Alexa, torna este dispositivo muito interessante para quem está habituado a assistentes de voz, pois traz esta funcionalidade diretamente para a nossa mesa de cabeceira.

O Smart Speaker Wake Up da Energy Sistem tem um preço de 79,99 euros, que não parece caro pela qualidade e funcionalidades do produto.

Temos por este preço um 3 em 1 muito competente.

Carregador Wireless + Coluna Inteligente + relógio despertador = Smart Speaker Wake Up

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!