Análise Samsung Galaxy A23. O equilíbrio perfeito entre custo benefício

A sua grande e nítida superfície de visualização e a sua bateria igualmente grande e de longa duração são excelentes argumentos entre os telefones económicos, embora tenha algumas áreas de melhoria em pontos sensíveis. No entanto, se estiver disposto a aceitar alguns compromissos, o Galaxy A23 5G vale bem o seu dinheiro.

O Samsung Galaxy A23 5G é um telemóvel de orçamento impressionante que oferece muito pela sua etiqueta de preço incrivelmente acessível.

O Samsung Galaxy A23 5G é um telefone que procura o meio-termo. A sua grande e nítida superfície de visualização e a sua bateria igualmente grande e de longa duração são excelentes argumentos entre os telefones económicos, embora tenha algumas áreas de melhoria em pontos sensíveis. No entanto, se estiver disposto a aceitar alguns compromissos, o Galaxy A23 5G vale bem o seu dinheiro.

Análise Samsung Galaxy A23. O equilíbrio perfeito entre custo benefício 1

A Samsung tem telefones à venda em quase todos os pontos de preços. Embora isto tenha funcionado bem para a empresa até agora, significa também que a Samsung tem de competir com ela própria quase tanto como com outros fabricantes. Entre o Samsung Galaxy A13 5G de baixo custo e o A53 de gama média, pode ser um desafio decidir qual o telefone que merece o seu dinheiro. Deverá gastar dinheiro adicional num dos telefones Android mais potentes, ou optar por um dispositivo de orçamento real que poderá não lhe proporcionar o desempenho de que necessita?

É aí que entra o Samsung Galaxy A23 5G – um dispositivo de orçamento muito competitivo contra alguns concorrentes fortes. Com 300 dólares, o Galaxy A23 é acessível sem fazer muitos compromissos para atingir esse número. De facto, com um desempenho sólido e um excelente ecrã de 120Hz, pode descer como um dos melhores dispositivos de orçamento este ano. Mas, infelizmente, com a concorrência tão acirrada, isso pode ainda não ser razão suficiente para o comprar.

Análise Samsung Galaxy A23. O equilíbrio perfeito entre custo benefício 2

Com quatro anos de actualizações de segurança, um Snapdragon 695, e de longe o melhor ecrã a este preço, o Samsung Galaxy A23 5G é um dos melhores valores na categoria orçamental que provavelmente vai ficar por aqui durante bastante tempo.

Especificações Samsung Galaxy A23

  • SoC: Snapdragon 695
  • Display: 6.6 polegadas 1080×2408 @ 120Hz
  • RAM: 4GB
  • Armazenamento: 128GB expansível por microSD (até 1TB)
  • Bateria: 5000mAh
  • Portos: 3.fone de ouvido 5mm, USB-C
  • Sistema operativo: Android 12 com um UI 4.1
  • Câmara frontal: 8MP selfie numa chávena de lágrima
  • Câmaras traseiras: 50MP principal, 5MP ultrawide, 2MP macro, 2MP profundidade
  • Conectividade: Sub-6GHz 5G
  • Dimensões: 165.4 x 76,9 x 8,4 mm
  • Tipo de exibição: PLS LCD
  • Peso: 197 g
  • Carregamento: 25W
  • Classificação de IP: Nenhum
  • Preço: A partir de 249€

Samsung Galaxy A23 5G: O que está na caixa, design, e hardware

A Samsung encontrou um visual bastante consistente para a maioria dos seus telefones da série A neste momento, ao ponto de ser quase impossível distinguir o Samsung Galaxy A23 do mais caro Samsung Galaxy A53 5G que foi lançado no início deste ano. Embora as diferenças de design sejam poucas e muito grandes, a mais notável é a inclusão de uma tomada de auscultadores ao longo da parte inferior do Samsung Galaxy A23. Além disso, os botões de potência e volume estão ligeiramente mais acima no lado direito, a câmara de selfie está num entalhe de lágrima em vez de um orifício, e o botão de energia equipado com o sensor de impressões digitais está nivelado com a margem lateral de plástico.

Análise Samsung Galaxy A23. O equilíbrio perfeito entre custo benefício 3

Embora estes pequenos detalhes cosméticos a diferenciem da Galaxy A53, não sofreram alterações em relação à A22 5G do ano passado. Felizmente, o mesmo não se pode dizer em relação à exposição. Enquanto que o mesmo nível de lágrima para a câmara de selfie, o ecrã foi melhorado de um painel LCD TFT de 90Hz para uma unidade LCD PLS de 120Hz. Além disso, a Samsung mudou de um processador MediaTek para o Snapdragon 695 5G da Qualcomm. Tal como nas gerações anteriores, o A23 inclui apenas 4GB de RAM e 128GB de armazenamento, pelo que dependerá da ranhura do cartão microSD se necessitar de mais armazenamento.

A mudança para uma câmara rectangular do Design quadrado do ano passado é a actualização mais evidente, correspondendo a muitas das ofertas actuais da Samsung.

Análise Samsung Galaxy A23. O equilíbrio perfeito entre custo benefício 4

 

Falando de sacrifícios dos tempos modernos, não encontrará um adaptador de carga na caixa. Embora a Samsung inclua pelo menos um cabo com o Galaxy A23 5G (semelhante às ofertas mais premium da empresa, como o S22 Ultra), a Samsung parece estar em sintonia com a Apple nesta questão do carregador. Os compradores de telefones de topo podem normalmente encontrar um carregador do seu antigo topo de gama que podem usar; no entanto, os telefones de orçamento são mais susceptíveis de ser o primeiro smartphone de alguém, tornando a ausência do carregador ainda mais dolorosa.

Samsung Galaxy A23 5G: Software, performance, autonomia

O A23 5G é fornecido com o Android 12, que inclui toda o Glamour do Material Design a que nos habituámos durante o último ano. Encontra-se nos aparelhos Samsung no menu da Paleta de Cores, onde também se encontra a loja de temas da Samsung.

Análise Samsung Galaxy A23. O equilíbrio perfeito entre custo benefício 5

Ainda tem a opção de personalizar o seu telefone em torno das cores de fundo, mas a loja de temas tem uma enorme selecção de temas gratuitos e pagos com ícones de aplicação personalizados. Embora não tenha comprado nenhum dos temas, a tentação esteva definitivamente presente, especialmente depois de ver como o Material incorporou as cores de fundo no menu de definições rápidas.

As garantias de suporte da Samsung são outra razão convincente para comprar um dos seus telefones da série A. A empresa tem sido muito clara na sua intenção de dar actualizações a longo prazo para todos os seus aparelhos, mesmo ofertas de orçamento como o A23. Com quatro anos de actualizações de segurança e três actualizações da versão Android, o Galaxy A23 está aqui para o longo prazo. É demasiado cedo para especular como será o Android 15, mas o A23 está na lista para o receber.

A mudança do MediaTek Dimensity 700 para um Snapdragon 695 este ano traz uma notável melhoria de desempenho. Embora muitos dos telefones de orçamento deste ano ainda estejam a usar o chipset Dimensity 700 anunciado no final de 2020, ter o Snapdragon 695 mais potente por pouco ou nenhum custo extra ajuda o A23 5G a destacar-se como um valor muito mais apelativo para o dinheiro.

Análise Samsung Galaxy A23. O equilíbrio perfeito entre custo benefício 6

Com a sua capacidade de bateria de 5.000mAh, o Galaxy A23 dura facilmente vários dias. Pode não suportar carga sem fios – como seria esperado neste intervalo de preços – mas durará mais do que muitas outras potentes e dispendiosas ofertas de topo. Se se esquecer de o carregar e precisar de uma recarga antes de sair, não espere carga rápida. A Samsung reclama uma taxa de carga máxima de 25W para o A23.

Conectividade de rede para o Samsung Galaxy A23 5G

O A23 oferece suporte a 5G de Sub-6GHz, o que significa que se estiver a fazer qualquer Download pela internet, terá acesso à velocidades super rápidas do 5G. O 5G está quase por toda parte agora, então se vier de um dispositivo 4G LTE ou mais lento, provavelmente terá pelo menos um pequeno impulso na velocidade. Isso significa que quando comparado a outras tecnologias, como a 4G LTE e 3G, os utilizadores terão a possibilidade de experimentar taxas de download e upload muito superiores em comparação com as tecnologias anteriores. Além disso, devido à altíssima velocidade do sinal da banda sub-6 GHz do 5G, isso também significa que é possível navegar na web sem nenhuma interrupção. Por último mas não menos importante, a latência reduzida do 5G também garante que as conexões sejam rápidas e confiáveis ​​para jogabilidade suave durante os jogos na nuvem.

Samsung Galaxy A23 5G: Display

Como mencionei anteriormente, o Galaxy A23 5G utiliza um painel PLS, um pouco mais competente que o painel TFT do seu predecessor. Faz o melhor uso desta tecnologia de visualização para maior brilho geral, melhores ângulos de visão, e mais detalhes. O Samsung Galaxy A23 5G tem praticamente ângulos de visão de 180 graus; e mesmo que a resolução seja apenas 1080×2408, achei que parece bastante nítido.

Análise Samsung Galaxy A23. O equilíbrio perfeito entre custo benefício 7

 

O ecrã pode ficar suficientemente brilhante para ser visto à luz do sol ou sob as luzes do escritório. No seu nível mais brilhante, é suficientemente fácil ver onde o visor encontra as margens, uma vez que os negros parecem mais um cinzento escuro.

Análise Samsung Galaxy A23. O equilíbrio perfeito entre custo benefício 8

Felizmente, com o brilho no mínimo, é muito mais difícil encontrar a margem do ecrã. O A23 faz um óptimo trabalho de ficar muito escuro sem estragar os pretos ou deformar a saturação das cores. No geral, a gama dinâmica parece melhor do que a maioria dos telefones nesta gama de preços. Continua a ser um painel LCD no final do dia, por isso não esperem aqui um desempenho OLED.

Análise Samsung Galaxy A23. O equilíbrio perfeito entre custo benefício 9

No entanto, é mais do que bom o suficiente para assistir a conteúdo casualmente no YouTube, e a relação de aspecto 20:9 permite ignorar o entalhe da câmara selfie quase 100% do tempo.

Outra vantagem que o Galaxy A23 5G tem em relação ao telefone do ano passado é uma maior taxa de actualização. Embora o Snapdragon 695 possa não ser capaz de manter a taxa de fotogramas bloqueada a 120fps durante as sessões de jogo mais exigentes, as interações parecerão muito suaves. Se não for fã de taxas de actualização elevadas ou apenas quiser uma duração de bateria ainda mais longa, é super fácil limitar a taxa de actualização a 60Hz nas definições do visor.

Samsung Galaxy A23 5G: Câmaras

A parte de trás da Galaxy A23 5G apresenta uma combinação quad-câmera, juntamente com um flash. De forma realista, só se utilizará duas delas: a câmara principal e a câmara de grande ângulo. A câmara principal funciona a 50MP, enquanto a grande angular é de apenas 5MP. A Samsung também não está a contraria quaisquer tendências com as outras escolhas de lentes. Como muitos outros telefones de orçamento recentes, o A23 tem câmaras macro e de profundidade de 2MP para completar o conjunto. A câmara de 8MP de selfie é a segunda lente de maior resolução do telefone.

Análise Samsung Galaxy A23. O equilíbrio perfeito entre custo benefício 10

Com um modo de fotografia em alta resolução, parece um pouco desonesto comercializar a câmara principal como 50MP, uma vez que só se consegue uma foto de 12,5MP, mas isso não faz dela uma má câmara. Tira belas fotografias, embora possa haver um atraso notável entre premir o botão do obturador e a captura efectiva da fotografia. Com uma abertura f/1.8, consegue brilhar em fotografias bem iluminadas, mas está longe de ser um campeão em baixa luminosidade.

Análise Samsung Galaxy A23. O equilíbrio perfeito entre custo benefício 11

A câmara selfie é a câmara primária ou secundária para a maioria das pessoas, por isso faz sentido que seja a que tem a maior contagem de megapixéis na Galaxy A23. As fotografias não são notáveis mas são boas o suficiente para as redes sociais desde que sejam tiradas em áreas bem iluminadas, e sofrem da mesma granulosidade que as outras câmaras em qualquer iluminação que não seja a ideal. Por outro lado, não parece ter muita nitidez artificial ou qualquer suavização da IA, o que é positivo.

Análise Samsung Galaxy A23. O equilíbrio perfeito entre custo benefício 12

A lente ultra-larga é apenas f/2.0, pelo que o desempenho com pouca luz é visivelmente pior do que a câmara principal. Contudo, a 5MP, ainda é mais do que suficiente para tirar fotografias para o Instagram e suficientemente larga para paisagens e fotografias de grupo. Ao contrário da câmara principal, não há modo nocturno para tentar salvar essas fotos escuras, por isso, uma vez que o sol se põe, fica-se preso ao flash ou ao sensor principal.

A gravação de vídeo vem em duas configurações: gravação de 30fps à sua escolha de 1080p e 720p nas câmaras principais, ultra-largas, e selfie; e 4x em câmara lenta a 720p na lente principal. A filmagem parece algo utilizável à luz do dia, mas rapidamente se torna granulada à medida que a luz se esvamece, e a ISO começa a aumentar.

Samsung Galaxy A23 5G: Deve comprá-lo?

Com especificações impressionantes pelo seu preço, o Samsung Galaxy A23 soa mais a um dispositivo de média gama do que a um telefone de orçamento de 249€. Praticamente todos os aparelhos de orçamento têm algumas áreas mais fracas para garantir o seu baixo preço, se estiver disposto a fazer alguns compromissos, o A23 parece ser um dos melhores telefones de orçamento do mercado. A Samsung comprometeu-se a atualiza-lo durante mais tempo do que outros fabricantes de aparelhos, mas o maior concorrente do A23 poderá ser apenas a própria Samsung.

A estratégia da Samsung de oferecer um telefone a quase todos os pontos de preço tem funcionado com grande sucesso. Embora isto possa fazer com que alguns dos seus telefones sintam que estão a competir pelos mesmos clientes. O Galaxy A53 do início deste ano é muito competente e inclui um visor OLED mais bonito com a mesma taxa de actualização de 120Hz.

O A23 é um dispositivo de orçamento totalmente utilizável, e o seu preço mais baixo é sem dúvida uma tentação. Mas quem puder gastar apenas um pouco mais ficará muito melhor com o A53.

Comprem o Samsung Galaxy A23 se:

  • Querem uma vida de bateria super longa.
  • Ainda não está pronto para abdicar da entrada de auscultadores e está com um orçamento apertado.

Não comprem o Samsung Galaxy A23 se:

Podem gastar um pouco mais, e o A53 estiver disponível.

Conclusão Análise Samsung Galaxy A23

O Samsung Galaxy A23 é uma escolha interessante para aqueles que procuram um telefone de gama média com muitas características. A sua bateria maciça e o seu ecrã de 1080p a 120Hz de taxa de actualização fazem dele uma escolha atractiva. Além disso, a ranhura de armazenamento expansível e a tomada para auscultadores são bem-vindos a este dispositivo. Também se sente bastante robusto apesar da sua construção de plástico, oferecendo aos utilizadores durabilidade e fiabilidade

O baixo desempenho em condições de baixa luz poderia ser melhor. As duas câmaras de 2MP são add-ons de um único propósito que não acrescentam realmente muito valor ao dispositivo em termos de fotografia, enquanto que também não há classificação IP para o proteger de danos causados pela água ou pó. Apesar disto, a Samsung oferece quatro anos de suporte de software com o Galaxy A23, proporcionando tranquilidade aos clientes de que o seu dispositivo permanecerá actualizado durante muito tempo

Globalmente, o Samsung Galaxy A23 é um telefone de gama média decente para aqueles que querem um desempenho fiável sem gastar demasiado dinheiro. A sua duração de bateria deverá ser satisfatória para a maioria dos utilizadores, embora as suas outras características, tais como capacidade de armazenamento e desempenho da câmara, provavelmente não irão impressionar toda a gente. Mas se conseguir lidar com estas limitações, então o Galaxy A23 oferece uma excelente relação custo-benefício juntamente com 4 anos de suporte de software da Samsung.

PROS

  • Uma enorme e duradoura bateria de 5.000mAh
  • Lindo ecrã de 1080p com taxa de actualização de 120Hz
  • Mantém a ranhura de armazenamento expansível e a tomada para auscultadores
  • Parece bastante robusto para um telefone de plástico
  • 4 anos de vida útil do suporte de software

CONS

  • Falta seriamente um baixo desempenho de luz
  • Duas das câmaras são de 2MP
  • Não tem uma classificação IP

70%
Awesome

Globalmente, o Samsung Galaxy A23 é um telefone de gama média decente para aqueles que querem um desempenho fiável sem gastar demasiado dinheiro. A sua duração de bateria deverá ser satisfatória para a maioria dos utilizadores, embora as suas outras características, tais como capacidade de armazenamento e desempenho da câmara, provavelmente não irão impressionar toda a gente. Mas se conseguir lidar com estas limitações, então o Galaxy A23 oferece uma excelente relação custo-benefício juntamente com 4 anos de suporte de software da Samsung.

  • Design
  • Performance
  • Câmaras
  • Autonomia
  • Software

O Samsung Galaxy A23 é uma escolha interessante para aqueles que procuram um telefone de gama média com muitas características. A sua bateria maciça e o seu ecrã de 1080p a 120Hz de taxa de actualização fazem dele uma escolha atractiva. Além disso, a ranhura de armazenamento expansível e a tomada para auscultadores são bem-vindos a este dispositivo. Também se sente bastante robusto apesar da sua construção de plástico, oferecendo aos utilizadores durabilidade e fiabilidade 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!