Análise Oppo Watch. Wear OS de volta melhor do que nunca

Os utilizadores de Android que procuravam dispositivos como o Apple Watch com total compatibilidade com Android, o design deste Oppo vai servir que nem uma luva.

O Oppo Watch marca a primeira incursão da empresa chinesa de tecnologia no mundo dos smartwatches e deixa a sua marca seguindo o design de um determinado dispositivo líder de mercado.

Os utilizadores de Android que procuravam dispositivos como o Apple Watch com total compatibilidade com Android, o design deste Oppo vai servir que nem uma luva.

O Oppo Watch corre Google Wear OS, mas também tem um pouco do próprio Color OS da Oppo que oferece uma experiência mais elegante. O Oppo Watch oferece os principais recursos de um smartwatch, como pagamentos e notificações, com alguns extras de software que a Oppo adicionou.

O Oppo Watch vem em dois tamanhos: 41 mm e 46 mm.  A versão maior de 46 mm traz maior vida útil da bateria

Análise Oppo Watch. Wear OS de volta melhor do que nunca 1

A versão de 41mm que analisamos neste artigo, pode ser adquirida por 199€, o que a torna mais apetecível que os Apple Watch Série 6 e a Samsung Galaxy Watch 3.

Temos usado o Oppo Watch nas últimas semanas para descobrir se vale a pena. Aqui está o nosso veredito completo.

Oppo Watch 41mm: Design e ecrã

 

Este Oppo Watch apresenta uma caixa retangular que oferece o mesmo perfil, e até mesmo uma pulseira de borracha muito semelhante às pulseiras desportivas da Apple.

Mas ao olhar mais de perto vemos que não é um Apple Watch. O Oppo Watch não é mal feito ou feio, mas ao lado do smartwatch da Apple há algumas diferenças claras na construção.

Análise Oppo Watch. Wear OS de volta melhor do que nunca 2

O relógio Oppo vem em variantes de 41 mm e 46 mm e ambos se apresentam com uma construção de alumínio. O 41mm perde alguns dos floreios de design extras que tornam o 46 mm a opção mais robusta.

O Oppo Watch maior usa cerâmica na parte traseira e tem um ecrã curvado em vez do ecrã plano usado no relógio menor.

Análise Oppo Watch. Wear OS de volta melhor do que nunca 3

O relógio Oppo de 41mm também é ligeiramente mais grosso do que a opção maior e, pesa 30g, é 10g mais leve do que o modelo maior.

A frente tem 1,6 polegadas, 320 x 360 e um ecrã AMOLED que oferece boa visibilidade em ambientes claros e nítidos e boa visibilidade com luz forte e quando o levamos para um mergulho na piscina. É um ecrã de ótima qualidade e não temos defeitos a assinalar. 

Análise Oppo Watch. Wear OS de volta melhor do que nunca 4

Em paralelo ao ecrã sensível ao toque estão dois botões físicos que ficam quase alinhados com a lateral.

O botão inferior pode ser atribuído a aplicações diferentes, mas por padrão inicia a aplicação de treino da Oppo.

A pulseira, pode ser removida ao pressionar dois botões na parte de trás do relógio. Felizmente, é confortável de usar durante o dia, na cama e até mesmo para fazer exercício. 

O conjunto do relógio vem com uma classificação de resistência à água de 3ATM. A Oppo esclareceu que é seguro para nadar e tomar banho, mas é uma classificação mais baixa do que a maioria dos rivais, sendo os 5ATM o padrão.

Análise Oppo Watch. Wear OS de volta melhor do que nunca 5

Oppo Watch 41 mm: recursos do Wear OS e smartwatch

Relógio Oppo mostrando Wear OS

O Oppo Watch executa o Wear OS do Google, mas com uma diferença. Foi combinado com o próprio Color OS da Oppo, que muda a aparência e a sensação da experiência modelo padrão do Google.

O Oppo Watch é alimentado pelo processador Snapdragon Wear 3100 da Qualcomm, com 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento. Embora este seja claramente um relógio Wear OS, ele é muito diferente de qualquer um que usamos antes e isso é uma coisa boa.

Funciona basicamente da mesma maneira, deslize para a direita para aceder ao Google Assistant e usar a coluna e o microfone integrados.

Deslize para baixo para ver o menu de configurações rápidas e deslize para cima para ver as notificações.

Oppo Watch usar sistema operacional e sistema operacional colorido

As coisas mudam quando usamos o botão físico superior, que abre a bandeja de aplicações. O que temos são fileiras de apps, em oposição à lista habitual nos relógios Wear Os. Parece mais agradável e faz um melhor uso do ecrã.

Também podem deslizar para a esquerda para ver os blocos, como rastreio de atividades, medições de frequência cardíaca e rastreio de exercícios. Os pequenos toques de software que o Color OS traz para o Oppo Watch tornam o Wear OS uma experiência mais agradável de usar.

Análise Oppo Watch. Wear OS de volta melhor do que nunca 6

O Oppo Watch permite que mudem os mostradores do relógio e oferece uma vasta coleção de mostradores estáticos e dinâmicos que aproveitam ao máximo o ecrã de alta qualidade. A Oppo também adicionou algumas aplicações focadas em fitness.

Análise Oppo Watch. Wear OS de volta melhor do que nunca 7

A aplicação de Atividade Diária mostra passos, calorias, sessões de atividade e minutos de treino.

Isso inclui exercícios chamados Morning Energizer ou Bedtime Along. Podemos ver como executar os exercícios e há uma contagem regressiva para mostrar quanto tempo ainda falta.

Por último, temos a aplicação Workouts, que veremos mais detalhadamente na secção abaixo. Em última análise, a nossa experiência com o Oppo Watch do ponto de vista do software é muito positiva.

O Oppo Watch proporciona todos os bons recursos do Wear OS, como pagamentos, suporte a notificações e aplicações nativas do Google. Combina isso com uma IU e uma apresentação que parecem mais agradáveis ​​de usar.

Relacionado:  Portfólio Samsung Galaxy Tab reforçado com Galaxy Tab S7 FE e Galaxy Tab A7 Lite

Oppo Watch 41mm: rastreio de saúde

Acompanhamento de atividade do Oppo Watch

Embora o design não grite desporto, este equipamento apresenta todos os sensores para o tornar um companheiro de treino bastante competente.

Possui GPS integrado acompanhado por suporte para GLONASS para ampliar a cobertura de mapeamento. Há um Barómetro, sensores de acelerómetro e um sensor óptico de frequência cardíaca.

Embora possam usar o próprio pacote de aplicações de saúde e rastreio físico do Google para monitorizar as contagens de passos ou corridas, a Oppo inclui algumas das suas próprias aplicações se preferirem.

Se não quiserem usar essas aplicações e quiserem ver os dados do relógio, vão precisar instalar a aplicação de telefone HeyTap Health para fazê-lo.

HeyTap Health
HeyTap Health
Developer: ColorOS
Price: Free
  • HeyTap Health Screenshot
  • HeyTap Health Screenshot
  • HeyTap Health Screenshot
  • HeyTap Health Screenshot

Esta aplicação de saúde mostra dados de frequência cardíaca, sono, histórico de exercícios e atividades diárias. Também podem rastrear corridas e caminhadas A aplicação da Oppo faz lembrar um pouco a app Health da Samsung. Apenas menos congestionada.

Em termos de precisão, descobrimos que se porta muito como Fitness Tracker para contagem de passos, O rastreio do sono também nos pareceu fiável e preciso.

A secção do sono regista etapas de sono profundo e leve, não há registo de sono REM ou qualquer registo da frequência cardíaca durante a hora de dormir.

Oppo Watch 41mm: rastreio desportivo

Análise Oppo Watch. Wear OS de volta melhor do que nunca 8

O ênfase do ponto de vista da Oppo está na corrida, ciclismo ou natação em piscina.

Tem opções como corrida de fitness, corrida para queimar gordura, ciclismo ao ar livre ou natação. Para correr, ele não nos deixa à seca por um sinal de GPS.

Durante uma corrida, exibe métricas como ritmo, frequência cardíaca e calorias queimadas numa IU que parece-se muito com a que a Samsung usa nos seus relógios Galaxy.

Uma coisa menos positiva em que reparámos é que ao atingir uma meta de atividade diária durante uma corrida, isso interromperá o ecrã de treino com uma notificação e fecha a aplicação de treino. Isso não interrompe o rastreio, mas significa vão precisar de reabrir a aplicação.

Análise Oppo Watch. Wear OS de volta melhor do que nunca 9

Durante a natação, podem ver contagens de distância, ritmo médio, queima de calorias e duração. O Oppo Watch bloqueará o ecrã para garantir que bater na água não vai desencadear ações não desejadas.

No modo de treino, também podem medir a frequência cardíaca. O sensor da Oppo também é usado para medições contínuas, embora, como descobrimos, tenha tendência a registar leituras máximas e médias altas.

Durante um treino, às vezes funcionava bem, mas também era suscetível a problemas que a maioria dos sensores ópticos enfrenta quando aumentamos a intensidade.

Oppo Watch 41mm: vida útil da bateria

Oppo Watch e tela inicial

Independentemente de escolherem um Oppo Watch grande ou pequeno, o que estes equipamentos prometem em termos de vida útil da bateria não vai deslumbrar ninguém.

O relógio Oppo que testámos traz uma bateria de capacidade de 300mAh que promete até 24 horas. Se for para o modelo maior de 46 mm, a autonomia salta para 36 horas.

Descobrimos que 24 horas é exactamente com o que podem contar em termos do que experimentamos. Para terem uma noção, uma hora de corrida usando GPS reduziu a carga da bateria em 15-20%

O que o Oppo Watch tem a seu favor é a capacidade bastante impressionante carregamento.

Quando o colocamos na base de carregamento, a Oppo usa a sua tecnologia de carregamento flash VOOC para ter até 30% em 15 minutos e leva 75 minutos até chegar a 100%. São números mais impressionantes para a versão de 46 mm, onde consegue até 46% da bateria após uma carga de 15 minutos.

Análise Oppo Watch. Wear OS de volta melhor do que nunca 10

Embora o carregamento não funcione tão rapidamente no relógio Oppo menor, foi bom o suficiente em algumas ocasiões, quando estávamos com pouca bateria antes de ir para a cama, para testar o rastreio do sono.

Outro aspecto do desempenho da bateria é o modo de economia de energia, que foi projetado para dar 21 dias ou 24 horas extras no modo inteligente.

Não é tão restritivo quanto muitos modos de economia de energia, permite que possamos visualizar contagens de passos, notificações e meçam a frequência cardíaca.

Análise Oppo Watch. Wear OS de volta melhor do que nunca 11

Veredito Análise Oppo Watch 41mm

O Oppo Watch corre no Wear OS, mas não se comporta da mesma maneira. É mais limpo e oferece uma apresentação muito mais organizada do que o software do Google. Sim, é claramente semelhante ao Apple Watch, mas é difícil apontar defeitos a este smartwatch tão bem construído. A versão de 46 mm oferecerá uma experiência melhor, e se for a versão chinesa terá  LTE, melhor qualidade de ecrã e carregamento rápido, o relógio Oppo menor tem um desempenho sólido e vale a pena considerar.


  • Mistura de Wear OS e Color OS
  • Ecrã sensível ao toque nítidO
  • Fácil de usar
  • Carregamento rápido
  • Design Apelatvo
  • Bateria para apenas 24h
  • Precisão do GPS

 

78%
Wear OS e Color OS Mix perfeito

OPPO Watch

O Oppo Watch corre no Wear OS, mas não se comporta da mesma maneira. É mais limpo e oferece uma apresentação muito mais organizada do que o software do Google. Sim, é claramente semelhante ao Apple Watch, mas é difícil apontar defeitos a este smartwatch tão bem construído.

  • Design
  • Ecrã
  • Software
  • Funcionalidades
  • Bateria

A versão de 46 mm oferecerá uma experiência melhor, mas se conseguem viver sem o LTE, qualidade de ecrã e carregamento rápido, o relógio Oppo menor tem um desempenho sólido e vale a pena considerar.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!