Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado

qrf

Outra boa notícia é que a Oppo também lançou uma versão não-Pro mais acessível, e comparando os dois modelos, poder ser a escolha perfeita para alguns utilizadores.

O Oppo Reno 6 Pro foi uma actualização decente ao seu predecessor, o Reno 5 Pro. Outra boa notícia é que a Oppo também lançou uma versão não-Pro mais acessível, e comparando os dois modelos, pode ser a escolha perfeita para alguns utilizadores. O Oppo Reno 6 partilha muitas características com o modelo Pro, tais como o filtro Bokeh Flare Portrait na aplicação da câmara, carregamento rápido de 65W, e uma elevada taxa de actualização e um ecrã AMOLED. Por outro lado, o Reno 6 é menos potente e não tem o ecrã curvo.

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 1

O Oppo Reno 6 5G foi lançado pela empresa chinesa no mês passado, juntamente com o Oppo Reno 6 Pro 5G, que analisámos recentemente. Com um preço apelativo, a Oppo continua a oferecer na versão padrão da série Reno 6 algumas das características que nos agradaram no Oppo Reno 6 Pro 5G, apesar do seu Design e desempenho serem diferentes. É também dos primeiros dispositivos a utilizar o novo chipset Dimensity 900 da Mediatek.

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 2

O Oppo Reno 6 só está disponível numa única configuração, com 8GB de RAM e 128GB de armazenamento. Este último não é expansível, uma vez que não há slot microSD, mas são suportados dois Nano-SIMs. Está disponível na mesma variante Aurora que vimos pela primeira vez na nossa unidade de de análise Reno 6 Pro, e também em Stellar Black, que vão ver neste artigo.

Também podemos apreciar o design do Oppo Reno Glow neste smartphone, embora ao contrário do ecrã curvo premium do Oppo Reno 6 Pro, o design deste dispositivo se assemelhe um pouco ao do iPhone 12 da Apple. Com conectividade 5G, um chipset capaz e uma configuração de câmara tripla que apresenta as mesmas capacidades de vídeo que o seu irmão mais caro, o Oppo Reno 6 5G vale o preço pedido de 529€? Passámos algumas semanas com o dispositivo, e aqui está a nossa experiência.

 

Design e display Oppo Reno 6 5G

Quando analisámos o Oppo Reno 6 Pro 5G, do qual gostámos muito, o que nos agradou particularmente no dispositivo foi a sua leveza nas mãos e a forma como o vidro curvo e o desenho fino o tornaram muito fácil de utilizar. Em contraste, o Oppo Reno 6 5G é um pouco mais pesado, mas o Design plano do telefone torna-o mais fácil de segurar. Tem o mesmo acabamento brilhante na parte de trás que é incrível, não importa como se segura, e não acumula quaisquer impressões digitais, mesmo nos lados do aparelho. No entanto, podem querer colocar uma capa na parte de trás – estava incluída uma capa TPU transparente na nossa unidade de análise.

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 3

A primeira diferença perceptível entre o Oppo Reno 6 e o seu irmão Pro é o Design. A exibição de margens curvas e a moldura brilhante foram trocadas por margens planas e uma moldura metálica com acabamento mate com bandas de antena expostas.

O Reno 6 Oppo é tão fino como o Reno 6 Pro (7,59mm) mas ligeiramente mais pesado com 182g. Ainda assim, achei que o telefone é confortável de segurar e usar.

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 4

O Oppo Reno 6 5G tem um ecrã FHD+ AMOLED de 6,43 polegadas que se refresca a 90Hz,  proporciona uma boa qualidade de imagem mesmo quando se está no exterior com luz solar direta devido aos seus 700 nits. A elevada taxa de atualização do telefone assegura que toda a interface é muito suave em utilização regular. Há um leitor de impressões digitais na parte inferior do ecrã, e é rápido e eficiente. Este ecrã é de boa qualidade. É certificado HDR10+ e tem 260 graus de capacidade de detecção de luz que melhoram os ajustes de luminosidade automática para condições de iluminação variáveis. Tem também certificação Netflix HD/HDR e Amazon Prime Video HD/HDR para qualidade de conteúdo e certificação SGS o que significa que o ecrã não dará tensão ocular.

Contudo, tal como no Oppo Reno 6 Pro o telefone também não dispõe de altifalantes stereo, o que é uma desilusão tendo em conta o preço, mas o áudio da coluna inferior é bom o suficiente para nos esquecermos rapidamente da ausência de stereo.

Os botões sentem-se com um clique. Na parte inferior, encontra-se a gaveta SIM, a porta USB tipo C, e um único altifalante. Não há entrada para auscultadores neste modelo.

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 5

Com luz adequada, a câmara primária do Oppo Reno 6 5G pode captar imagens de elevada qualidade.

Especificações e software do Oppo Reno 6

A segunda grande diferença entre o Oppo Reno 6 e o seu irmão é o SoC. O Oppo Reno 6 5G usa o SoC MediaTek Dimensity 900 SoC, que é bastante recente. Tal como o Qualcomm  Snapdragon 870 no Reno 6 Pro, o Dimensity 900 é construído sobre um processo de fabricação de 6nm, mas tem uma configuração de cluster de CPU e GPU diferente. Temos dois núcleos ARM Cortex-A78 e seis núcleos ARM Cortex-A55, enquanto a GPU é um ARM Mali-G68 MC4. Em termos de desempenho, estamos a olhar para números de referência mais baixos em comparação com o SnapDragon 870, mas será que tem algum impacto na utilização real?

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 6

O Oppo Reno 6 também tem NFC, Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6, e todos os sensores e sistemas de navegação por satélite esperados. O Reno 6 suporta um total de 13 bandas de 5G, o que significa que deve estar pronto para qualquer operador de rede que queiram usar em Portugal ou no estrangeiro. O Oppo Reno 6 também tem um sensor de impressões digitais no ecrã, que funciona muito bem.

O Oppo Reno 6 tem um SoC de menor potência do que o do Reno 6 Pro, mas ainda assim é muito capaz.

Quanto ao software, O Oppo Reno 6 vem com ColorOS 11.3 que funciona sem problemas e oferece um conjunto de funcionalidades muito extenso. Algumas pequenas características e aplicações do OxygenOS também podem ser encontradas no Reno 6.

Câmaras Oppo Reno 6 5G

No Oppo Reno 6 5G, existe um sistema de câmara triplo com os mesmos sensores que a variante Pro, mais dispendiosa, com exceção do sensor de profundidade. Existe um sensor primário de 64MP que tira boas fotografias e inclui muitos detalhes nas imagens. Também podem contar com a tecnologia de IA semelhante à do Oppo Reno 6 Pro, e as fotografias têm muitos detalhes, mas nem tudo é perfeito, pois algumas das fotografias que tirámos com o Oppo Reno 6 registam problemas de exposição.

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 7

 

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 8 Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 9
Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 10 Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 11

 

A última das especificações da câmara é um sensor ultra largo de 8MP, que pode capturar fotografias claras com o mínimo de distorção nas extremidades se estiverem suficientemente afastados do alvo. O primeiro sensor de câmara, por outro lado, é muito melhor e captura a cor de forma mais eficaz. Na maioria das situações, é preferível capturar imagens com o primeiro sensor de câmara em vez de usar um dos outros. Também temos uma câmara macro de 2MP para fotografias de grande plano.

 

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 12 Se estiverem suficientemente perto do alvo, capta imagens de boa qualidade com a lente macro de 2MP. Na frente temos uma câmara de 32MP que capta fotografias vibrantes e claras com um efeito Bokeh ao nível do que de melhor se faz na indústria.

O Oppo Reno 6 apresenta a mesma funcionalidade de retrato Bokeh Flare baseado em IA que o Oppo Reno 6 Pro, e funciona muito bem em diversas situações.

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 13

As fotografias à luz do dia têm muito bons detalhes e cores. As paisagens e os grandes planos em baixa luminosidade estão também acima da média. O modo noturno fez um bom trabalho na eliminação do ruído em regiões mais escuras de imagens, e até tornou utilizável as fotografias tiradas com a câmara ultra larga.

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 14

O Oppo Reno 6 pode gravar vídeos até 4K 30fps, mas tal como o modelo Pro, os vídeos gravados com esta resolução não estão estabilizados. Para vídeos estabilizados, é necessário baixar para 1080p e com isso, a qualidade do vídeo também baixa um pouco. Conforme já dissemos acima o Reno 6 também suporta o filtro Bokeh Flare Portrait, tal como o modelo Pro, que é um recurso muito divertido de usar.

Desempenho e duração da bateria do Oppo Reno 6

Apesar da queda nos números de Benchmark em comparação com o Reno 6 Pro, o SoC no Oppo Reno 6 é suficientemente potente para lidar com tarefas e jogos diários com resolução HD+ completa. Nunca notei qualquer abrandamento durante a multitarefa, e a taxa de actualização de 90Hz assegurou uma navegação suave nos menus e aplicações. As pontuações de referência também foram bastante sólidas. O Reno 6 devolveu 4,26,495 pontos no AnTuTu e conseguiu pontuações muito respeitáveis no Geekbench de 728 e 2,085 pontos nos testes single- e multi-core, respectivamente. O telefone mal aqueceu durante a utilização diária, o que no meu caso, incluiu a utilização de aplicações sociais e a visualização de vídeo.

Por falar nisso, os vídeos parecem nítidos e detalhados, e o conteúdo HDR também é muito bem apresentado. Os jogos também foram particularmente divertidos de jogar no Reno 6. Os suspeitos habituais, como Call of Duty: Mobile e Asphalt 9: os de sempre correram muito bem.

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 15

A capacidade da bateria de 4.300mAh pode não parecer muito impressionante, mas com o meu uso diário, consegui facilmente uma média de mais do que um dia inteiro com uma única carga. O Reno 6 também teve um bom desempenho no teste de loop de vídeo HD, funcionando durante um total de 16 horas e 39 minutos. A melhor parte é que se pode carregar a bateria completamente em meia hora. Caso não tenham convosco o carregador rápido da Oppo, o Reno 6 também suporta outras normas de carregamento rápido, tais como USB-PD (18W).

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 16

Veredicto

O Oppo Reno 6 pode não ter o mesmo design elegante e a força bruta do Reno 6 Pro, no entanto, para quase 300€ mais barato, oferece um conjunto de especificações que não podemos ignorar. O novo design parece e sente-se premium, e este telefone deve ser suficientemente potente para a maioria das aplicações e jogos que a maioria dos utilizadores usa nos seus smartphones. A duração da bateria também é muito boa, carrega muito rapidamente, o ecrã é vibrante, e as câmaras são muito capazes. As minhas críticas a este telefone são apenas que os vídeos gravados poderiam ser melhores, faltam altifalantes stereo, e o ColorOS tem ainda algumas arestas por limar. Além disso, o armazenamento expansível teria sido um toque agradável.

Análise Oppo Reno 6 5G: polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado 17

Embora o Reno 6 seja definitivamente uma excelente oferta tendo em conta o que oferece VS o que custa há muita oferta nesta faixa de preço de tubarões como a POCO e a OnePlus entre outros.

76%
Polivalência com boas câmaras e desempenho assegurado

Análise Oppo Reno 6 5G

  • Design
  • Ecrã
  • Bateria e Carregamento
  • Câmaras e Vídeo
  • Desempenho
Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!