Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise LG Gram 15. Um paradoxo de peso e tamanho de que é impossível não gostar

Com isso em mente, fiquei muito feliz por ter a possibilidade de analisar este modelo 2020, especialmente por contar com processadores Ice Lake da Intel com gráficos melhorados em comparação com as gerações anteriores. O LG Gram 15 é inconfundivelmente parte da família Gram, com o mesmo design elegante e minimalista, peso superleve e tudo que poderíamos esperar de um ultrabook premium.

Desde que me lembro, os laptops da LG sao máquinas sobre as quais sempre ouvi e li coisas boas - entre os pontos de destaque apontados aos laptops LG estão o facto de serem incrivelmente leves e duráveis, ao mesmo tempo que têm uma ótima bateria e desempenho sólido.

Análise LG Gram 15. Um paradoxo de peso e tamanho de que é impossível não gostar 1

Com isso em mente, fiquei muito feliz por ter a possibilidade de analisar este modelo 2020, especialmente por contar com processadores Ice Lake da Intel com gráficos melhorados em comparação com as gerações anteriores.

O LG Gram 15 é inconfundivelmente parte da família Gram, com o mesmo design elegante e minimalista, peso superleve e tudo que poderíamos esperar de um ultrabook premium. É incrível como a LG conseguiu fazer um laptop de 15 polegadas tão leve e, ao mesmo tempo, tão completo.

Especificações

CPUIntel Core i7-1065G7 (1,30 GHz / 3,90 GHz)
GPUGráficos Intel Iris Plus
Dimensões357,6 x 225,3 x 16,8 mm ; 1132g
Ecrã15 polegadas, 1920 × 1080, LCD
Armazenamento1 TB M.2 SSD
RAM16 GB DDR4 2400 MHz - 8 GB x 1 (integrado) + 8 GB x 1
Ports(3) USB 3.1 Gen 1 (1) Thunderbolt 3 (1) Áudio combinado HDMI Micro-SD 3,5 mm
Bateria80Wh íon-lítio de quatro células (até 17 horas)
MaterialLiga de magnésio
CorPrata escura
Windows HelloImpressão digital
OSWindows 10 Pro
Preço de lançamento€ 1.829,99

 

Ao contrário de alguns laptops Gram anteriores, a LG oferece algumas variantes do Gram 15, mas não há muitas opções. Começa com um Intel Core i5-1035G7 e 8 GB de RAM, que é, talvez o suficiente para a maioria dos utilizadores.

Design

Como disse no início, assim que olhamos para o LG Gram 15, percebemos que se encaixa perfeitamente na linha Gram. A estética minimalista é fantástica, tem linhas suaves tornando-o um laptop confortável para pegar e transportar, além de uma aparência limpa que considero fantástica. Só vemos o logotipo da LG quando o abrimos porque o lado de fora está gravado apenas com o texto “Gram” na tampa, que é tão pequeno e sutil que não prejudica o design .

Análise LG Gram 15. Um paradoxo de peso e tamanho de que é impossível não gostar 2

O Gram parece super elegante. Não há parafusos ou aberturas visíveis na parte inferior (as aberturas estão escondidas na dobradiça), todo o chassi parece elegante e premium, o que eu acho que combina bem com a cor prata escura deste modelo. Também quero dar crédito à LG por incluir pés de borracha e não os retirar por causa do design.

Análise LG Gram 15. Um paradoxo de peso e tamanho de que é impossível não gostar 3

O LG Gram 15 também é incrivelmente leve, e é mesmo incrível. Nos primeiros dias depois de começar a usar o laptop, fiquei sempre surpreso com a facilidade com que conseguia agarrá-lo com uma mão, especialmente considerando tudo o oferece. Se a portabilidade é importante para vocês, a LG tem aqui algo ótimo a pensar no vosso perfil. Melhor ainda, por mais leve que seja, é super fácil abri-lo com apenas um dedo, sem precisar segurar a base.

Análise LG Gram 15. Um paradoxo de peso e tamanho de que é impossível não gostar 4

Em termos de portas, o LG Gram 15 é quase uma cópia dos modelos anteriores. No lado direito, há duas portas USB Tipo A com velocidades USB 3.1, um conector de áudio de 3,5 mm, um slot para cartão microSD e a porta de bloqueio Kensington se quiserem manter o laptop preso a uma mesa ou algo assim sem ser roubado.

Análise LG Gram 15. Um paradoxo de peso e tamanho de que é impossível não gostar 5

À esquerda, outra porta USB 3.1 Tipo-A, mais uma porta Tipo-C que pode suportar Thunderbolt 3 e também carregar o laptop, uma porta HDMI e uma porta de carregamento, que infelizmente é o método de carregamento padrão para este laptop . Eu, pessoalmente, não tenho nenhum acessório Thunderbolt 3, usei esta porta apenas para carregar, mas é uma porta muito útil, pois permite ligar docks para ligar dois ecrãs ao mesmo tempo, ou até mesmo usar uma GPU externa, se querem poder gráfico extra.

Reparei que o carregamento através da porta USB Type-C não funcionou imediatamente quando o portátil se desligou, o que achei estranho, mas depois de o ligar, o carregamento funciona como seria de esperar.

Display e som

O ecrã do LG Gram 15 é, como se esperaria, um painel de 15,6 polegadas que usa tecnologia IPS, com uma resolução de 1920 por 1080. Sei que agora existem alguns laptops com ecrãs QHD ou 4K e, mas provavelmente a maioria das dos utilizadores ficará feliz com 1080p num ecrã desse tamanho. Tudo parece tão nítido quanto esperado, não tenho queixas da qualidade.

Análise LG Gram 15. Um paradoxo de peso e tamanho de que é impossível não gostar 6

O ecrã é muito bom, com cores agradáveis ​​e vibrantes que parecem naturais e precisas. No entanto, por ser um ecrã sensível ao toque, tem um acabamento brilhante, o que pode ser um problema se usarem o Gram 15 sob luzes fortes. Como o usei principalmente dentro de casa, nunca tive problemas, não consegui encontrar um valor específico para a luminância máxima, mas normalmente usei á volta de 40% de brilho sem problemas no que diz respeito à visibilidade.

Análise LG Gram 15. Um paradoxo de peso e tamanho de que é impossível não gostar 7

As molduras são mínimas ao redor, inclusive na parte superior, embora a última deixe espaço suficiente para uma webcam e dois microfones. Os microfones funcionam muito bem e é bom poder fazer chamadas sem ter que ligar os fones de ouvido. A câmara é boa mas não é incrível.

Análise LG Gram 15. Um paradoxo de peso e tamanho de que é impossível não gostar 8

As colunas do LG gram 15 estão na parte inferior do chassi voltadas para baixo e a experiência não é das melhores. Para ser sincero, usei-o sozinho muito bem durante o período de análise, mas ao coloca-lo ao lado de laptops com colunas de alto rendimento, é evidente que este equipamentos não tem capacidade de volume e envolvência. O laptop suporta DTS: X Ultra, e podem usar a aplicação pré-instalada para configurar a gosto.

Teclado e trackpad

O teclado do LG Gram é muito bom, na minha opinião. É confortável para escrever, e todas as teclas respondem bem quando solicitadas. Nunca me vejo a ter que refazer coisas como letras maiúsculas porque não pressionei a tecla Shift com força suficiente - algo que me acontece com outros equipamentos.

Análise LG Gram 15. Um paradoxo de peso e tamanho de que é impossível não gostar 9

Em termos de layout, existem alguns aspectos bons e outros nem por isso. Temos um teclado numérico completo, que na verdade é muito útil quando preciso trabalhar com números, e é ótimo vê-lo num chassi relativamente pequeno como este. O botão de energia acima do teclado numérico tem um sensor de impressão digital e lê a impressão digital assim que ligamos o laptop.

Análise LG Gram 15. Um paradoxo de peso e tamanho de que é impossível não gostar 10

No entanto, o uso de laranja brilhante para as funções secundárias de certas teclas pode não agradar a todos e não bate certo com o visual minimalista. Torna muito fácil localizar as funções que procuramos, portanto, não é totalmente injustificado.

Quanto ao trackpad, é muito bom. Não é o maior que já usei, mas também não é o menor, e o uso de drivers de precisão é simplesmente maravilhoso. Adoro todos os controlos extras que temos com o Precision, e todos os gestos funcionam bem. Não é o trackpad mais suave que existe, mas é bom o suficiente.

Desempenho e duração da bateria

O LG gram 15 tem algumas especificações FlagShip, com um Intel Core i7-1065G7, 16 GB de RAM e um SSD M.2 de 1 TB. Essa CPU faz parte da família Ice Lake da Intel, baseada num processo de 10nm e apresenta gráficos Iris Plus, os melhores da linha da Intel até ao lançamento de Tiger Lake. Como seria de esperar, uma configuração de nível como esta oferece um desempenho muito bom.

Análise LG Gram 15. Um paradoxo de peso e tamanho de que é impossível não gostar 11

Em benchmarks tradicionais, o LG GRAM sai-se melhor do que os laptops de última geração, mas os resultados são mais baixos do que outros laptops com o mesmo processador, como o Dell XPS 13.

Análise LG Gram 15. Um paradoxo de peso e tamanho de que é impossível não gostar 12

A utilização para produtividade , como escrever e navegar na web, funciona muito bem  e, como mencionei, é uma máquina superportátil graças à sua leveza. Tenho notado alguns problemas menores, como o laptop a demorar um pouco para se ligar à Internet ao acordar do modo de espera, mas nada grave.

Mesmo sendo um laptop incrivelmente leve, a duração da bateria neste dispositivo é ótima. O Gram 15 da LG pode durar todo o dia de trabalho, navegando na web com várias guias abertas ao mesmo tempo e a fazer chamadas de vídeo ou apenas a ver (ouvir) vídeos do YouTube em segundo plano o que às vezes pode durar horas. Isto geralmente com cerca de 40% de brilho e a configuração de energia do Windows definida para “melhor desempenho”.

Conclusão

Há muito o que gostar no LG Gram 15, e definitivamente atende às minhas expectativas em muitos aspectos. O design é limpo e elegante, é superleve e portátil sem sacrificar a capacidade de o abrir facilmente com apenas um dedo e, apesar do peso leve, a vida útil da bateria é muito boa. Além disso, tem um excelente ecrã com suporte para toque, um teclado muito confortável e preciso e um trackpad de tamanho decente com drivers de precisão que o tornam um prazer de usar.

O Gram 15 tem um desempenho muito bom, mas sabendo o quão bem a linha Ryzen da AMD se tem portado, espero que a LG considere a troca para a próxima geração de Grams, pois isso pode ser uma grande vantagem para este formato.

Em suma, existem definitivamente boas razões para comprar o LG Gram 15, especialmente se a mobilidade for uma prioridade, graças à sua leveza e à duração da bateria.

Preço e Disponibilidade

O LG Gram 15 já se encontrra há algum tempo em território nacional e encontrámos este portátil em várias lojas online nacionais com preços a partir de 1249,90€.

70%
Perfeito para mobilidade!
  • Design
  • Desempenho
  • Autonomia
  • Ecrã
  • Teclado/TrackPad

Há muito o que gostar no LG Gram 15, e definitivamente atende às minhas expectativas em muitos aspectos. O design é limpo e elegante, é superleve e portátil sem sacrificar a capacidade de o abrir facilmente com apenas um dedo e, apesar do peso leve, a vida útil da bateria é muito boa. Além disso, tem um excelente ecrã com suporte para toque, um teclado muito confortável e preciso e um trackpad de tamanho decente com drivers de precisão que o tornam um prazer de usar.

O Gram 15 tem um desempenho muito bom, mas sabendo o quão bem a linha Ryzen da AMD se tem portado, espero que a LG considere a troca para a próxima geração de Grams, pois isso pode ser uma grande vantagem para este formato.

Em suma, existem definitivamente boas razões para comprar o LG Gram 15, especialmente se a mobilidade for uma prioridade, graças à sua leveza e à duração da bateria.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!