Android Geek
O maior site de Android em Português

Análise Energy Phone Pro 3 um ´nuestro hermano´ surpreendente

Quando pensamos em smartphones espanhois a marca que nos vem à cabeça é a bq. Mas apesar de ainda não ter um nome muito conhecido no mercado nacional, existe uma alternativa chamada Energy Sistem que vem evoluindo há anos e oferece terminais de alto nível a preços muito competitivos.

Desde o primeiro Energy Phone Pro, muita coisa mudou e para melhor,  a mais recente prova disso é o Energy Phone Pro 3 que é o tema de análise desta peça.

O Energy Phone Pro 3 não é apenas a cara da nova geração de terminais Energy Sistem, mas também assinala a entrada das câmeras duplas no catálogo da fabricante. As câmaras duplas são algo que já conhecemos em terminais de gamas mais altase este Phone Pro 3 permite utilizar efeitos bokeh, borrão seletivo e também fotografias 3D.

Nesta análise vamos mostrar-vos como foram estas duas semanas com o Energy Phone Pro 3.

Análise Energy Phone Pro 3 um ´nuestro hermano´ surpreendente image
Energy Phone Pro 3

 

Energy Phone Pro 3, a câmera dupla estreia-se no portefólio da marca

O Energy Phone Pro 3, é um equipamento de gama média que foi concebido para ocupar com qualidade a oferta da Energy neste segmento, e cumpre a tarefa na perfeição.

Análise Energy Phone Pro 3 um ´nuestro hermano´ surpreendente image
Energy Phone Pro 3

Este terminal apresenta um ecrã FullHD, processador de gama média e uma bateria de 3000 mAh. Todos de acordo com o que esperamos de um smartphone neste segmento.

Design e materiais de alta qualidade atribuem justiça ao preço

Há quem pre3fira terminais de plástico ou policarbonato e há ainda os que preferem vidro ou metal, mas este Energy Phone Pro 3 tem no seu design e qualidade de construção uns dos seus pontos mais fortes. O terminal apresenta um aspecto robusto e sente-se a sua qualidade de construção quando o seguramos.

  • Corpo de metal
  • Vidro Dragontrail de alta resistência para proteger o ecrã.
Análise Energy Phone Pro 3 um ´nuestro hermano´ surpreendente image
Energy Phone Pro 3

O Energy Phone Pro 3 é um smartphone robusto que se traduz numa sensação agradável quando o seguramos, não só a distribuição de peso é perfeita, mas também as suas medidas contribuem para uma escelente experiência de utillização. As 5,5 polegadas de ecrã contribuem positivamente para este equilibrio e os seus 8,2 milímetros de espessura não são demasiado tendo em contas as dimensões e bateria do equipamento.

Dimensões e peso :

  • 76,4 x 154 x 8,2 mm
  • 160 g

Conteúdos da Caixa :

  • Energy Phone Pro 3
  • Guia rápida
  • Película de proteção de ecrã
  • Cabo USB
  • MicroUSB tipo C
  • Adaptador de corrente AC/DC (Eu plug) 100-240 V AC 50-60 Hz
  • Ferramenta de extração nanoSIM

Durante o período que usei o Energy Phone Pro 3 como meu “Daily Driver” ele nunca caiu, mas como já referi a qualidade de construção evidente, leva-me a crer que este é um equipamento que poderá sobreviver a quedas com uma taxa de sucesso mais elevada que outros terminais com caracteristicas mais frageis.

O posicionamento dos botões do Energy Phone Pro 3 é a comum, volume do lado direito assim como o botão de energia, e do lado esquerdo ficamos apenas com a bandeja para os cartões SIM e microSD. As colunas encontram-se na parte inferior, em ambos os lados da porta USB C, e na parte superior esquerda encontramos a entrada de 3.5mm para os fones de ouvido.

Análise Energy Phone Pro 3 um ´nuestro hermano´ surpreendente image
Energy Phone Pro 3

Na parte frontal encontramos uma simplicidade agradável, que já vimos em muitos equipamentos. Mas resulta, e é por isso que é utilizada por vários fabricantes. O botão home tem o sensor de impressão digital incorporado e isso vai ao encontro das preferências de muitos dos utilizadores. Eu pessoalmente continuo a preferir os sensores traseiros. Mas devo ser dos poucos.

Análise Energy Phone Pro 3 um ´nuestro hermano´ surpreendente image
Energy Phone Pro 3

Em resumo não há de que não gostar no Design do Energy Phone Pro 3, todos os elementos estão bem equilibrados e estão colocados onde faz mais sentido, isto aliado a uma excelente construção traduz-se numa nota muito positiva para este terminal neste ponto em particular.

 

Ecrã: De volta ao LCD

Enquanto que no Energy Phone Pro 4G no ano passado, a fabricante optou por um painel AMOLED, este Phone Pro 3 reverte para o LCD IPS original. Com um ecrã de 5,5 polegadas, ele também exibe uma proporção padrão.

  • Ecrã táctil de 5.5″ com revestimento oleofóbico
  • Tecnologia IPS
  • Resolução Full HD (1920 x 1080 píxeis)

Os 400 pixels por polegada do ecrã são mais do que suficientes para não termos um efeito pixelizado na reprodução de conteúdos, na verdade temos uma nitidez muito agradável aos olhos e acima de tudo muito confortável. Uma coisa de que me aprecbi é que o sensor de luminosidade que ajusta o brilho do ecrã consoante as condições de luz externas é um tanto ou quanto lento, e apesarv de não ser um ponto crítico, é um pouco irritante.

Análise Energy Phone Pro 3 um ´nuestro hermano´ surpreendente image
Energy Phone Pro 3

Independentemente de preferirmos AMOLED ou LCD, o fato é que este painel LCD IPS do Energy Phone Pro 3 nos permite usá-lo sob luz solar direta, apesar de não ser o melhor ecrã que já vimos nestas condições. A visibilidade é reduzida, mas ainda podemos usar o telefone, uma característica que merece reparo.

Para ligar o ecrã temos uma prática e útil função de duplo toque que podem também desativar caso não seja a vossa preferência. O Ecrã mostrou-se fluido e responsivo em todas as tarefas que realizámos com o equipamento e merece também uma nota muito positiva. Os ângulos de visão, que o fabricante regista comop até 88º, e de acordo com a nossa experiência são mais do que bons.

MediaTek MT6750 como se comporta no Phone Pro 3?

Há vários pormenores que traçam uma linha bem definida entre este Energy Phone Pro 3 e equipamentos de gama média mais baixa e a baixa propriamente dita, um destes grandes pormenores é a performance. Os seus 3 GB de RAM ajudam o processador MediaTek MT6750 de oito núcleos a uma performance, fluída e competente. Ele tem uma velocidade de clock de 1.5GHz, temos em consequência um desempenho equilibrado, mas nenhum excesso, e os seus 32GB de memória interna oferecem uma boa capacidade de armazenamento de aplicativos, downloads e sincronização de conteúdos na nuvem.

Características detalhadas :

  • Ecrã IPS táctil capacitivo de 5,5″ (Full HD
  • 1920 x 1080 p) com Dragontrail glass e revestimento oleofóbico.
  • Ligação 4G/LTE para desfrutar dos seus conteúdos favoritos na Internet com a máxima velocidade e sem ter que esperar.
  • Processador Octa Core de última geração para poder descarregar e executar qualquer app ou jogo fluidamente.
  • Smartphone livre com Android™ 7.0 optimizado. Desfrute da função de janelas múltiplas no seu dispositivo.
  • 3 GB de RAM e 32 GB de memória interna expansível até 256 GB mais através de cartões microSD para ter sempre espaço de armazenamento.
  • Dupla câmara traseira de 13 MP com Phase Detection autofocus e 5 MP com auto foco, dual tone flash e funções avançadas como refocar e efeito bokeh.
  • Consiga os melhores selfies ou videoconferências com a câmara frontal de 5 MP com ângulo de abertura amplo e flash.
  • Ótimo design com materiais premium. Corpo de metal para obter mais resistência e durabilidade.
  • Função GPS via satélite para uma navegação mais precisa e fiável.
  • Módulo Wi-Fi N integrado para desfrutar da maior velocidade da Internet.
  • Ligação Bluetooth 4.1 ultra-rápida sem fios para auscultadores, altifalantes e outros dispositivos Bluetooth.
  • O seu dispositivo sempre protegido com o sensor de impressões digitais.
  • Carregamento rápido: em apenas 1 hora pode carregar 65% da bateria.

Dissemos anteriormente que o Energy Phone Pro 3 foi construído para ser um bom equipamento de média gama e a verdade é que ele cumpre sem falhas esse propósito. O chip da MediaTek está em conformidade com o que esperavamos. Bom, fiável, fluido. Mas como sabem, não é dos processadores mais poderosos no mercado.

Análise Energy Phone Pro 3 um ´nuestro hermano´ surpreendente image
Energy Phone Pro 3

Análise Energy Phone Pro 3 um ´nuestro hermano´ surpreendente image

Análise Energy Phone Pro 3 um ´nuestro hermano´ surpreendente image
Energy Phone Pro 3

O uso tem sido fluido em todos os momentos e só nos apercebemos das suas fraquezas quando cheganmos á seção gráfica. Enquanto que os jogos mais comuns são executados sem soluços, um nível de gráficos mais exigente mostra as as fragilidades da GPU Mali que se se encontra neste processador MediaTek.

No entanto, é um telefone com um bom desempenho para a linha de preços em que se inclui. Nos testes em bruto em benchmarks de comparação com a concorrência comprova-se que este terminal é equilibrado e é vendido por um preço justo face ao que nos proporciona. Um dispositivo em linha com o que se esperaria de um terminal de gama média.

 

O Energy Phone Pro 3 não tem Android puro, mas quase

Chegamos à seção de software e aqui veremos que a Energy não aplicou quaisquer camadas sobre o Android e isso traduz-se numa experiência muito próxima do Android puro que tantos entusiastas reúne.

Neste terminal não encontramos qualquer Bloatware, a única aplicação que vem de origem que poderão estranhar é a Energy Music, que se revela muito útil para mim , pois também tenho umas colunas da Energy as quais controlo através desta app.

Este telefone Pro 3 mantém a tendência da marca de oferecer um sistema quase limpo e muito fluido
Este sistema sempre praticamente limpo, juntamente com o hardware que equipa o Pro 3, do processador à quantidade de memória RAM disponível, torna a experiência de usar o terminal suave, confortável, não existem atrasos na execução de aplicativos e o desempenho multitarefa é bom. Tendo em conta, é claro, que falamos de um processador de gama média incorporado num smartphone de alcance média.

O Energy Phone Pro 3 vem de fábrica com Android 7.0 Nougat, não está previsto, segundo sabemos, um upgrade para a versão seguinte de Android, mas pode ser que a Energy nos surpreenda.

Uma bateria de 3.000 mAh que nos pode surpreender

Chegamos à seção de autonomia, que depende como sabemos de múltiplos fatores, como a cobertura de rede ou o tipo de uso que damos ao telefone, mas adiantamos desde já que este Energy Phone Pro 3 durará um dia sem problemas.

  • Capacidade da bateria: 3000 mAh Li-Po (bateria não removível)
  • Adaptador de corrente AC/DC (Eu plug) Entrada: 100-240 V AC 50-60 Hz. Tensão de saída: 5 V 2 A
  • Carregamento rápido

As diferenças entre usar apenas WIFI ou rede 4G não foram muito expressivas nos resultados finais, em média foi possível ter sempre cerca de 5 a 5,5 horas de ecrã no uso diário.

O uso dado foi música em streaming (umas boas 3 a 4 horas), localização ativada, chamadas e navegação web.

Se a vossa preocupação é se vão ter que carregar o Energy Pro 3 a meio do dia, a resposta é que podem ficar descansados que isso não vai ser necessário. No entanto conseguirão pouco mais de um dia de utilização, pelo que carregar ao final do dia será obrigatório.

OUTROS

  • Sensor de impressões digitais
  • LED de notificações
  • Sensor de movimento (acelerómetro e giroscópio)
  • Sensor de proximidade
  • Sensor de luminosidade
  • Altifalante integrado
  • Microfone omnidireccional integrado
  • Microfone com cancelamento de ruído
  • Rádio FM de 87.5 até 108 MHz com estações predefinidas
  • Exposição SAR: 0,097 (W/Kg) ao nível de cabeça e 0,832 (W/Kg) ao nível de corpo (10 g de tecido).

Câmera dupla e tudo a que temos direito

Sempre que um fabricante opta por colocar uma lente dupla num dos seus dispositivos, fica a dúvida, será que nos vai ser verdadeiramente útil?

Análise Energy Phone Pro 3 um ´nuestro hermano´ surpreendente image

No caso do Energy Sistem e do Phone Pro 3, podemos dizer que as duas lentes aliadas a um completo software de câmera permitem efeitos muito interessantes. Um sensor é duplo de 13 megapixels, o mesmo que vem no o LG G6, e isso permite dar destaque aos primeiros planos com, tudo o que é dito, de boa qualidade.

O lógico é começar a testar a qualidade de uma câmera com boa luz, embora seja onde praticamente todas elas oferecem um bom desempenho. O caso do Phone Pro 3 não é excepção. Mesmo com o sol diretamente nas lentes, as fotografias tiradas são de boa qualidade. Os detalhes são nítidos, o contraste é adequado e não perde demasiada qualidade quando fazemos Zoom. Nem os pretos ficam cinzentos nem as áreas iluminadas se apresentam queimadas.

Vale a pena salientar que o LG G6 e este Energy Phone Pro 3 partilham o sensor no resultado final das fotografias, embora infelizmente não partilhem lentes ou processadores, e é aí que os líderes de mercado se distanciam. Em suma, o resultado deste Energy Phone Pro 3 com brilho é mais do que satisfatório e foi divertido tirar fotos com ele.

Quando falamos de fotos com luminosidade mais desafiante, a qualidade dois resultados também é afectada.

A lente dupla é do melhor que este smartphone têm, a Energy escolheu dotar este seu novo equipamento com este recurso tão popular e nós agradecemos. É uma dádiva para pessoas criativas tudo aquilo que é possível fazer com esta câmera dupla.

A Dual Camera deste Energy Sistem Phone Pro 3 também produz imagens em 3D. Basta fotografar um objeto, ativar a fotografia 3D e geramos uma fotografia dupla com uma certa variação de perspectiva. Podemos recuperar algum movimento com um acessório VR comum, embora não seja um recurso que seja muito útil.

O sensor frontal é útil, mas não produz resultados de grande qualidade. Tal como acontece com os sensores traseiros, o Phone Pro 3 captura boas selfies com luz, mas sofre com o escuro, talvez demasiado. No entanto, o foco e a velocidade de captura são ligeiramente superiores aos da câmera traseira e isso ajuda a tirar fotos em movimento. Um ponto a seu favor.

Em geral, o Phone Pro 3 deixou uma boa sensação no que ao departamento fotográfico diz respeito, para um gama média sem muitas pretensões.Permite Fotografias de qualidade na maioria das situações, interiores incluídos e desfocagem seletiva para quando queremos ser criativos. Boa nota para um dispositivo que conseguiu aliar hardware e software fotográfico. Bom trabalho Energy.

 

Conclusão

A Energy Sistem é uma empresa espanhola de Smartphones, e que está cada vez mais forte no mercado e que de momento, tem uma forte aposta com o seu Energy Phone Pro 3 com,  processador Octa Core, ecrã IPS Full HD de 5,5″, câmara frontal de 5 MP com #SelfieSystem e dupla câmara traseira de 13 MP + 5 MP, 3 GB DDR3 e 32 GB de memória interna expansível até 256 GB mais atraves de cartões microSD.

Neste Phone Pro 3, encontramos três fatores que lhe permitem destacar-se. Ele posiciona-se devido às suas características um pouco acima da maioria dos equipamentos de gama média mais comuns. A limpeza do sistema, juntamente com um processador não muito poderoso mas capaz e suportado por uma boa quantidade de RAM, faz com que a experiência durante o seu uso seja bastante boa.

Outro fator difreneciador é o fato de estarmos diante de um dispositivo com uma câmara dupla com desempenho mais que aceitável. Especialmente considerando que as gamas média e baixa sempre sofrem com a pouca luz. As cores também são boas e a resposta é satisfatória.

Um desempenho ligeiramente acima da média, bom uso da câmera dupla e uma bateria generosa. O Energy Sistem Phone Pro 3 deixou-nos satisfeitos.

O outro ponto forte é a sua autonomia. Exceder as 5 horas de ecrã não é tão comum hoje como pode parecer, e os 3.000 mAh que alimentam este dispositivo FullHD de 5,5 polegadas oferecem boas sensações. Pode não ser um dispositivo perfeito, mas em geral, o Phone Pro 3 é um bom telefone.

Pros

  • Boas dimensões
  • A construção é sólida e resistente
  • O dispositivo é fluido em todos os momentos
  • A câmera dupla traseira surpreende

Contras

  • Não tem NFC
  • O modo 3D da câmera é pouco útil
  • Uma GPU melhor teria tornado o pacote total mais apelativo

 

 É possível comprar este Energy Phone Pro 3 diretamente no site da fabricante por 269€

Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.

Comentários estão fechados.