Estes smartphones de jogos, vão apostar no Snapdragon 8+ Gen 1

O Snapdragon 8 Gen 1 não teve muito sucesso. Os problemas de throthling, a gula e o sobreaquecimento acompanham este chip. Percebendo a necessidade de dar a volta às coisas, a Qualcomm lançou o Snapdragon 8+ Gen 1, que ofereceu um aumento de 10% no desempenho e uma melhoria de 30% na eficiência energética.

Naturalmente, o lançamento de uma nova plataforma, que, além disso, deveria ser melhor do que a sua antecessora, é uma excelente razão para os fabricantes de smartphones lançarem novos produtos. Um pacote de dispositivos com o Snapdragon 8+ Gen 1 está a ser preparado pela Xiaomi.

A sub-marca Black Shark, que está a trabalhar na série Black Shark 6, também fará eco à empresa-mãe. Os smartphones aparecerão no mercado no final do ano e serão baseados no chipset Snapdragon 8+ Gen 1. É fácil adivinhar que estamos a falar do lançamento do Black Shark 6 e do Black Shark 6 Pro.

É bastante lógico que a Nubia não pretende ficar atrás dos concorrentes. A empresa está a preparar outro smartphone de jogos, que deverá estrear em breve e receberá um chipset Snapdragon 8+ Gen 1. O smartphone deverá sair como o Red Magic 7S Pro. Entre as características prováveis do smartphone, temos um poderoso sistema de arrefecimento.

Vários smartphones de jogos vão chegar com Snapdragon 8+ Gen 1

Apresentando o SoC Snapdragon 8+ Gen 1 de topo, a Qualcomm anunciou um aumento de 10% no desempenho do processador e um aumento na frequência da GPU nos mesmos 10%, reduzindo o consumo de energia em toda a plataforma em 15%. Logicamente, o aumento do desempenho deverá ser cerca dos mesmos 10%, mas na realidade dificilmente será perceptível, a julgar pelo teste publicado do Realme GT 2 Master Explorer Edition.

O Realme GT 2 Master Explorer Edition baseado no mais recente SoC da Qualcomm pontuou quase 1.060.000 pontos. E este é o nível do mesmo Snapdragon 8 Gen 1. Para comparação: O Realme GT 2 Pro pontua cerca de 1.025.000-1.030.000 pontos no AnTuTu. A diferença é de 30.000 pontos, e este não é o aumento que se espera, olhando para as declarações oficiais da Qualcomm.

Os dados de desempenho do Realme GT 2 Master Explorer Edition foram partilhados por o conhecido leaker Digital Chat Station. Anteriormente, ele foi o primeiro a anunciar com precisão as características e datas de lançamento de vários smartphones.

O conhecido leaker afirma que o Snapdragon 8 Gen 2 (SM8550) já está a ter um desempenho muito bom em termos de eficiência energética. Os primeiros testes mostram que o novo SoC será melhor do que o actual chipset Qualcomm.

Dado que a Qualcomm ainda não tem claramente amostras de produção do novo SoC, esta é uma notícia muito boa. Podem agradar especialmente àqueles que querem comprar os flagship da Samsung da linha Galaxy S23, uma vez que, a julgar pelos dados mais recentes, todos eles em todos os mercados serão baseados no novo SoC da Qualcomm; ou seja, no Snapdragon 8 Gen 2.

Black SharkjogosRealmeSAMSUNGsmartphonessnapdragonSnapdragon 8 Gen 1XIAOMI