Alemanha Planeia Eliminar Equipamento Huawei 5G até 2026:

“A Alemanha está mais próxima de decidir eliminar a rede 5G da Huawei até 2026, de acordo com um novo relatório. Políticos seniores do país irão se reunir em breve para decidir se devem pressionar as telecomunicações a substituir equipamentos de rede chineses.”

Alemanha avança para a remoção da rede 5G da Huawei até 2026

Parece que a Alemanha está a dar passos largos para dizer adeus à rede 5G da Huawei até 2026, pelo menos é o que um novo relatório sugere. E, sabe o que é mais fascinante? Os políticos seniores do país vão em breve reunir-se para ponderar se devem pressionar as telecoms a substituir o equipamento de rede chinês.

Germany Huawei 5G 2026

Apesar de as pastas do interior, dos negócios estrangeiros e da economia apoiarem a proposta de rede 5G dos líderes alemães, a aprovação oficial do ministério digital ainda está em espera. Mas, não se preocupe, este jogo de aprovação tem mais reviravoltas do que a final da Liga dos Campeões.

A estratégia de proibição da Huawei

A estratégia de proibição da Huawei 5G parece ter um guião digno de um filme de Hollywood. Tem duas partes e a primeira entra em ação já em 01 de janeiro de 2026. Nessa data, todas as telecoms na Alemanha vão dizer um rotundo NÃO aos componentes de rede da Huawei e da ZTE.

Dentro de três anos (até 2029), a Alemanha tem como objetivo reduzir completamente a dependência dos operadores de telecomunicações do país em relação aos recursos de rede chineses. Mas, como em qualquer bom enredo, as coisas podem ficar ainda mais tensas, a criar problemas em termos de dinheiro e uma boa substituição da rede 5G.

A questão da segurança

Esta não é a primeira vez que a Alemanha decide livrar-se do equipamento de rede 5G chinês (entenda-se Huawei, ZTE) em nome de medidas de segurança. O país tem vindo a planear esta prática há um ano, seguindo o programa ‘Rip and Replace’ nos EUA e no Reino Unido.

Vai gostar de saber:  Conheça o Nothing Phone (2a) Edição Especial: Celebrando Cores Primárias com Estilo

Embora a Alemanha tenha permitido aos gigantes tecnológicos chineses terem a sua posição 5G no país, muitos fatores como preocupações de segurança, a proibição dos EUA e a guerra Rússia-Ucrânia fizeram os líderes repensar a decisão e colocar uma barreira à Huawei.

Problemas ao remover componentes 5G chineses

Note-se que o Ministério Digital ainda não aprovou esta proposta, já que a indústria e algumas telecoms se opõem constantemente a esta decisão. Além disso, o partido político alemão está sob pressão, pois esta escolha pode afetar o orçamento federal para o próximo ano.

Muitas outras empresas de operação móvel já mencionaram anteriormente que é impossível eliminar os componentes de rede chineses até o próximo ano. Embora a Alemanha diga que, comparada com outras, já está atrasada na remoção de componentes de rede 5G fabricados na China pela Huawei/ZTE e precisa de se apressar até 2026!

Agora que já tem uma ideia geral da direção que a Alemanha está a tomar relativamente à sua rede 5G, convidamo-lo a aprofundar-se mais no universo tecnológico. Para isso, o AndroidGeek é a sua fonte de informação privilegiada para tudo que envolve tecnologia. Afinal, no mundo da tecnologia, o conhecimento é poder.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!