Android Geek
O maior site de Android em Português

Alemanha abraça tecnologia 5G da Huawei enquanto o Reino Unido a quer banir

Mas outros governos, quiçá, mais suscetíveis a pressões dos EUA pretendem abdicar da tecnologia 5G da Huawei. 

Dissemos aqui há uns dias que a Deutsche Telekom  quer a Huawei como fornecedora da sua rede 5G e expansão de banda larga, serviço de Cloud e oferta de televisão, e as duas empresas concordaram em confiar cada vez mais em componentes de rede "sem influência dos EUA" na rede 5G da Deutsche Telekom.

Mas outros governos, quiçá, mais suscetíveis a pressões dos EUA pretendem abdicar da tecnologia 5G da Huawei.

A Huawei sofre mais um golpe, desta vez, do governo do Reino Unido. Após uma reunião hoje do Conselho de Segurança Nacional, o governo do Reino Unido decidiu excluir a empresa chinesa das suas redes 5G.

Huawei Logo MWC 2019

A reunião, presidida pelo primeiro-ministro Boris Johnson, culminou na decisão de remover a tecnologia da Huawei das suas redes 5G até ao final de 2027.

Um comunicado à imprensa afirma que a decisão foi influenciada pelas sanções recentes emitidas pelos EUA, que afetarão o fornecimento da Huawei e bloquearão o acesso à tecnologia em que os os seus produtos se baseiam atualmente. Ou seja, a decisão é por medo que a Huawei não consiga cumprir os seus contratos e não por qualquer outra razão.

Os especialistas técnicos do Centro Nacional de Cibersegurança (NCSC) disseram que as sanções dos EUA obrigarão a Huawei a reconfigurar a sua cadeia de fornecedores e o Reino Unido não tem confiança suficiente em nenhuma das alternativas da Huawei.

Acrescentaram que as "novas restrições tornam impossível garantir a segurança dos equipamentos da Huawei no futuro". Isso levou ao acordo de que as operadoras do Reino Unido deixem de comprar equipamentos da Huawei e que a tecnologia seja substituída até 2027.

Abaixo está um resumo dos pontos do Secretário Digital do Reino Unido da reunião:

  • O 5G será transformador para o nosso país, mas somente se tivermos confiança na segurança e resiliência da infraestrutura em que é construído
  • Após sanções dos EUA contra a Huawei e consultoria técnica dos nossos especialistas em cibernética, o governo decidiu que é necessário excluir a Huawei das nossas redes 5G.
  • Nenhum novo equipamento Huawei será adicionado A partir de janeiro de 2021, e as redes 5G do Reino Unido terão que operar sem equipamentos da empresa até 2027.
  • Até a próxima eleição, teremos implementado por lei um caminho irreversível para a remoção completa dos equipamentos Huawei das nossas redes 5G.

(Fonte)

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!