Android Geek
O maior site de Android em Português

A nova fábrica de Chipsets da Samsung ajudará a competir com a TSMC

A empresa produz Chipsets projectados pela Apple, Huawei (até 14 de setembro), Qualcomm e outros. Sabem qual é o segundo maior fabricante de Chipsets do mundo?

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) é a maior fabricante de chipsets do mundo. A empresa produz Chipsets projectados pela Apple, Huawei (até 14 de setembro), Qualcomm e outros.

Sabem qual é o segundo maior fabricante de Chipsets do mundo? Alguns devem ter pensado na Intel, só que não. A Intel produz apenas chipsets para si própria. Na verdade o segundo maior fabricante de chipsets do mundo é a Samsung.

 

Nova fébrica da Samsung produzirá Chipsets de 5nm até ao final do próximo ano

Atualmente, a TSMC e a Samsung são as únicas que podem enviar Chipsets fabricados usando o nó de processo de 10 nm e menos. Esse número é baseado na densidade do transistor e espera-se que ambos entreguem Chipsets de 5 nm este ano com 171,3 milhões de transistores equipados em cada mm quadrado. Isso é importante, pois quanto maior o número de transistores num Chipset, mais poderoso e maior a eficiência de energia. A família 2020 iPhone 5G , será alimentada pelo chipset A14 Bionic, e pode muito bem ser o primeiro smartphone a ser alimentado por um SoC de 5nm.
A Huawei tem os Chipsets fabricados pela TSMC garantidos até Setemebro portanto podemos contar que a série Huawei Mate 40 seja apresentada com um chipset Kirin de 5 nm no seu interior (após 14 de setembro a TSMC precisará de um licença de exportação dos EUA para poder fabricar chipsets para a Huawei).
A Samsung produzirá Chipsets EUV de 5nm (mais sobre isso abaixo) no segundo semestre deste ano na sua fábrica de Hwaseong.
Atualmente, o 5nm é atualmente o nó de processo FlagShip e a Samsung iniciou a construção de uma nova fábrica que a ajudará a produzir mais Chipsets de 5nm. as instalações de fabrico estão a ser construídas ao sul de Seul, em Pyeongtaek, e usarão a Litografia Ultravioleta Extrema (EUV). Essa tecnologia cria padrões que mostram o posicionamento dos transistores. com recurso a feixes ultravioleta extremamente finos, o EUV pode mesmo aumentar o espaço para mais transistores. A nova fábrica aumentará as capacidades de produção EUV da gigante sul coreana.

Fonte

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!