6,5 mil milhões de dólares foi quanto a Apple poupou ao retirar carregador e Earpods da caixa dos iPhones

Enquanto alguns clientes podem ficar desapontados por terem de comprar estes artigos separadamente, outros ficarão contentes por poderem poupar dinheiro nas suas compras. Quer seja um fã da Apple ou não, esta notícia vale definitivamente a pena dar uma vista de olhos mais atenta.

Diz-se que a Apple economizou 6,5 mil milhões de dólares ao não incluir um carregador e EarPods com o seu iPhone. De acordo com um relatório recente, a empresa foi capaz de cortar custos removendo estes acessórios da sua embalagem. Enquanto alguns clientes podem ficar desapontados por terem de comprar estes artigos separadamente, outros ficarão contentes por poderem poupar dinheiro nas suas compras. Quer seja um fã da Apple ou não, esta notícia vale definitivamente a pena dar uma vista de olhos mais atenta.

6,5 mil milhões de dólares foi quanto a Apple poupou ao retirar carregador e Earpods da caixa dos iPhones 1

Quando a analista Ming-Chi Kuo da TF International disse aos clientes em Junho de 2020 que o iPhone série 12 não incluiria um carregador ou EarPods dentro da caixa, os consumidores ficaram atónitos. Claro, a Apple tentou esconder-se atrás do objetivo de ser amiga do ambiente e assinalou que ao reduzir o tamanho das caixas do iPhone , mais dispositivos poderiam caber numa palete de transporte.

A remoção do carregador e dos EarPods da caixa do iPhone permitiu a colocação de mais setenta por cento de dispositivos numa palete

Mais caixas numa palete permitiriam à Apple enviar mais telefones aos utilizadores de uma só vez. Como resultado, a utilização de caixas mais pequenas permitiria à Apple reduzir as emissões anuais de carbono em 2 milhões de toneladas métricas, disse a empresa. Isto é o equivalente a tirar 500.000 carros da estrada.

 

Apple saved plenty of money by removing accessories from the iPhone box - Report claims Apple saved $6.5 billion by removing charger and EarPods from iPhone boxes

A Apple poupou muito dinheiro ao remover acessórios da caixa do iPhone

Mas nem todos acreditam que a Apple tenha tomado esta iniciativa, que foi copiada pela maioria dos principais fabricantes de telefones, para ajudar o ambiente. Embora muitos concordem que a Apple está a retirar o carregador das caixas do iPhone por uma razão “verde”, o “verde” em que estão a pensar é a cor do dinheiro.

O observador mais atento notará que a Apple iniciou este programa com o lançamento da sua primeira série de iPhone 5G, o iPhone 12. Poderia a Apple ter decidido compensar os custos adicionais de incluir um modem 5G e outras peças, retirando o adaptador de alimentação e os EarPods da caixa?

De acordo com o Daily Mail, a Apple poupou um total de 5 mil milhões de libras até agora, eliminando o carregador e os EarPods da caixa. Isto equivale a 6,5 mil milhões de dólares. Mas a Apple não reduziu o preço dos seus auscultadores quando retirou os acessórios da caixa do iPhone. Ao mesmo tempo, muitos compradores de iPhone que queriam carregar rapidamente os seus iPhones apenas tinham os adaptadores de 5W que vinham na caixa com modelos mais antigos e foram forçados a gastar 19 dólares por um carregador de 20W e outros 19 dólares para substituir os EarPods.

Reduzir o tamanho da caixa e permitir 70% mais dispositivos em cada palete deverá ajudar a Apple a reduzir os seus custos de transporte em 40%. Isto, por sua vez, deverá permitir à empresa reduzir o preço do telefone aos consumidores. Alguns analistas calcularam que a Apple está a poupar o equivalente a 35 dólares em cada iPhone que vende. No entanto, não houve qualquer redução de preços por parte da empresa.

Desde que anunciou que estava a retirar o carregador e os EarPods da caixa do iPhone, acredita-se que a Apple tenha enviado 190 milhões de unidades do iPhone. Somando a quantidade de dinheiro que a Apple poupou com este movimento de redução de custos e adicionando a quantidade de dinheiro poupada no envio, chega a £5 biliões (ou $6,5 biliões) que o Daily Mail calculou. Por outras palavras, se a Apple tivesse passado cada cêntimo de poupança aos seus clientes, o público poderia ser 6,5 mil milhões de dólares mais rico.

Mas está bem, digamos que a Apple poderia ter guardado metade do montante que poupou. Isso ainda teria resultado numa poupança pública de 3,25 mil milhões de dólares. E não estamos sequer a incluir a quantia de dinheiro que o público gastou na compra de um novo carregador porque não tinha um, ou mais provavelmente queria um que carregue a uma velocidade superior a 5W.

E nem sequer estamos a incluir os 293,4 milhões de dólares que o Daily Mail diz que os clientes da Apple gastaram em acessórios desde que a empresa se tornou mais modesta com o que coloca na caixa juntamente com o iPhone.

Então vejamos as coisas desta forma. A Apple poupou dinheiro no transporte e por não ter de comprar o carregador e os EarPods que costumavam ir na caixa. O público não só não poupou dinheiro, como também teve de gastar mais para substituir os acessórios que precisa e que já não recebia como parte do pacote “gratuito”.

Estes 6,5 mil milhões de dólares vão diretamente para o bolso dos acionistas, aumentando os lucros da Apple e fazendo subir o preço das ações da Apple. Por sua vez, executivos como Tim Cook ganham milhares de milhões de dólares, enquanto o público paga para substituir os acessórios em falta. Bom trabalho Apple!

Então, o que é que isto significa para a Apple? Significa que a empresa conseguiu poupar uma tonelada de dinheiro ao não incluir carregadores e EarPods na caixa do iPhone. De facto, foram 6,5 mil milhões de dólares!

Se estiver à procura das últimas novidades tecnológicas, não deixe de verificar AndroidGeek – o seu balcão único para todas as coisas Android!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!