Android Geek
O maior site de Android em Português

OPPO FULL-PATH uma revolução na representação da cor em Smartphones

O sistema de gestão da cor Full-path da OPPO é o primeiro sistema de gestão da cor Android compatível com toda a gama DCI-P3 e a profundidade de cor de 10 bits na captura, armazenamento e visualização. Desta forma, é possível oferecer uma experiência de visualização fantástica graças à sua reprodução da cor autêntica e precisa.

A OPPO anunciou hoje que o lançamento oficial do sistema de gestão da cor Full-path será estreado na série OPPO Find X3, a sua nova e emblemática série de smartphones prevista para 2021. O sistema de gestão da cor Full-path da OPPO é o primeiro sistema de gestão da cor Android compatível com toda a gama DCI-P3 e a profundidade de cor de 10 bits na captura, armazenamento e visualização. Desta forma, é possível oferecer uma experiência de visualização fantástica graças à sua reprodução da cor autêntica e precisa.

OPPO FULL-PATH uma revolução na representação da cor em Smartphones 1

“A cor inspira a criatividade e afeta a nossa perceção da realidade. Foi por esse motivo que aperfeiçoámos todos os elementos do sistema de gestão da cor para adicionar imagens brilhantes e de elevada qualidade a mais aspetos da vida quotidiana”, afirmou Bai, gestor de produto da OPPO. “Baseado no desempenho de cor excecional do Find X2 Pro, o novo sistema de gestão da cor Full-path foi meticulosamente desenvolvido para ser compatível com a captura de imagens de 10 bits e o formato HEIF. O nosso objetivo é oferecer aos nossos utilizadores uma experiência de cor sistemática e sem falhas, que liberte o desejo dos criadores de conteúdos de explorar, capturar e expressar-se em toda a plenitude.”

O sistema de gestão da cor Full-path amplia as fronteiras da representação visual: 

DCI-P3 e imagens HEIF de 10 bits suportadas de forma integral  

Tendo em conta que as tendências futuras residem numa ampla gama de cores e numa elevada profundidade de cor, a equipa de engenharia de I&D da OPPO realizou um trabalho extraordinário na reprodução da cor ao melhorar o sistema e o hardware subjacentes. O sistema consiste numa solução integral que abrange todas as fases desde a obtenção da imagem até ao cálculo, codificação, armazenamento, descodificação e por fim, visualização, oferecendo compatibilidade com imagens HEIF com uma profundidade de cor de 10 bits e uma ampla gama de cores P3.

Tecnologia de vídeo de retrato completo OPPO FDF

O sistema de gestão da cor Full-path utiliza um algoritmo e um hardware mais complexos para registar a cor durante a captura. A equipa de engenharia de I&D da OPPO criou algoritmos em áreas como a correção da distorção, a redução de ruído multi-fotograma e a super-resolução extrema percetiva. Além disso, a OPPO terá compatibilidade com sensores de imagem com modo HDR de superposição digital (DOL). A tecnologia DOL-HDR permite sintetizar diferentes condições de exposição numa imagem. Desta forma, as cores brilhantes são capturadas mesmo quando se tiram fotografias em contraluz.

Depois de contarmos com o hardware adequado, o que se segue é a importância da calibração.  O procedimento de calibração do ecrã da OPPO permite alcançar uma precisão da cor profissional, ao nível de uma película digital, de cerca de 0,4 JNCD, proporcionando assim uma visualização sistematicamente precisa no ecrã. Por outro lado, o algoritmo patenteado da OPPO garante a compatibilidade da gama de cores ao ajustar o DCI-P3 com o ponto branco D65 no centro do espaço de cor.

Em comparação com a profundidade de 8 bits, a profundidade de cor de 10 bits atenua as caraterísticas visuais artificiais provocadas pelas lacunas de cor. A profundidade de cor de 10 bits melhora ainda mais a gradação da cor para aumentar a qualidade dos conteúdos visuais durante a criação e pós-edição. Entretanto, com um tamanho de apenas 50% de uma imagem JPEG, aproximadamente, o novo e avançado formato HEIF é totalmente compatível com um vasto leque de conteúdos multimédia, como imagens estáticas, Exif, informação de profundidade e vídeos dinâmicos, o que permite oferecer aos utilizadores uma maior liberdade criativa. Há também que salientar que o formato HEIF pode ser desenvolvido ainda mais a fim de assegurar a compatibilidade com uma elevada profundidade de cor.

Relacionado:  Especificações do Huawei Nova 8 SE reveladas em imagem construída digitalmente

Definições de cor personalizadas no seu smartphone: solução de correção da cor no futuro das imagens 

No OPPO INNO DAY 2020, recentemente celebrado, o fundador e Diretor Executivo da OPPO, Tony Chen, declarou: “Acreditamos na ideia de ‘Tecnologia para a Humanidade, Bondade para o Mundo’. A OPPO utiliza a tecnologia para dotar os seus utilizadores do poder para capturar a beleza que os rodeia e libertar a sua imaginação do futuro, permitindo assim que cada um tire o melhor partido da sua vida.

Esta filosofia manifesta-se no processo de I&D de gestão da cor da OPPO.  O sistema de gestão da cor Full-path da OPPO é uma função fundamental ao nível do sistema, além de ser inteligente.  Inicialmente, a OPPO procurou obter um padrão uniforme para todos os ecrãs, apresentando as cores da mesma forma para assegurar a precisão e a fidelidade; agora, queremos ir mais longe para satisfazer as necessidades do utilizador no que se refere à personalização.”

OPPO FULL-PATH uma revolução na representação da cor em Smartphones 2

Em 2018, a equipa de engenharia de I&D da OPPO apercebeu-se dos desafios que os utilizadores de smartphones enfrentavam relativamente à debilidade da cor. Com a saúde visual em mente, a equipa iniciou uma investigação sobre a correção da cor com o intuito de abordar as necessidades mais vastas do utilizador a fim de oferecer uma melhor experiência visual.

Em seguida, a OPPO dará mais um passo em frente com a introdução de uma solução integral de correção da cor. Graças a um estudo quantitativo e qualitativo em grande escala sobre as debilidades da cor, atualizámos a solução de correção da cor para a Solução de Correção da Cor OPPO 2.0.

Atualmente, a OPPO está a colaborar com a Universidade de Zhejiang com o objetivo de encontrar a solução ideal para a correção da cor através da amostragem de potenciais utilizadores com uma quantificação precisa do teste de visão da cor. O Dr. Luo Ming, Professor de Ciências da Cor e da Imagem nesta universidade, declarou: “Hoje em dia, prestamos mais atenção à diferença individual para o bem-estar humano. Neste caso, o sistema de correção da cor do futuro será altamente centrado no utilizador. Os utilizadores podem criar o seu ecrã único e personalizado escolhendo cores da paleta do smartphone, além de testarem e calibrarem o sistema.”

Na OPPO, anos de inovação permitiram alcançar novos horizontes de expressão da cor nos ecrãs dos smartphones. O sistema de gestão da cor Full-path estará disponível pela primeira vez na emblemática série Find X3 da OPPO, a lançar em 2021.

Através da sua gestão da cor autêntica, precisa e individualizada, a OPPO visa oferecer aos utilizadores uma forma intuitiva de ver o mundo e de capturar a vida na sua forma mais colorida.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!