Android Geek
O maior site de Android em Português

19 truques para aproveitar melhor o Facebook Messenger

Especificamente, o Facebook Messenger tem cerca de 1,3 mil milhões de utilizadores ativos todos os meses, embora nem todos eles conheçam as múltiplas funções desta aplicação.

A grande comunidade de utilizadores ativos mensais que o Facebook possui faz do Messenger,a sua plataforma de comunicação, a segunda mais usada no mundo, atrás do WhatsApp. Alternativas ao Facebook Messenger, existem muitas, mas a empresa de Mark Zuckerberg conseguiu desenvolver um serviço competente que fideliza todos que lá entram.

Facebook Messenger

Especificamente, o Facebook Messenger tem cerca de 1,3 mil milhões de utilizadores ativos todos os meses, embora nem todos eles conheçam as múltiplas funções desta aplicação. Para que não sejam dos últimos, revelaremos alguns truques que serão úteis ao usar o Messenger.

19 truques para aproveitar melhor o Facebook Messenger

 

Escolham alcunhas para os vossos contactos

Para elevar o vosso jogo no Facebook Messenger, podem alterar os nomes dos seus contactos por alcunhas. Para fazê-lo, entrando na conversa com o utilizador escolhido, cliquem no botão no canto superior direito, com um i e seleccionem alcunhas para inserir o novo nome que desejam atribuir. A partir desse momento, será o nome que escolheram que aparecerá, não o nome com o qual a pessoa se registou no Facebook.

Alterar a cor das conversas

Assim como podem adicionar um nome, a aplicação oferece a possibilidade de alterar a cor das conversas. Para fazê-lo, o utilizador deverá entrar na conversa, clicar novamente no botão no canto superior direito e aceder a Cor para escolher o tom exacto que desejam. Dessa forma, podem diferenciar conversas por cores ou personaliza-las ao vosso gosto. Por exemplo, podem apostar em laranja para grupos e azul para conversas individuais.

Ocultar o status

Às vezes, talvez não queiram que outros utilizadores vejam se estão online no Messenger ou não. Para oferecer privacidade nesses casos, a aplicação permite ocultar o status "ativo". Para conseguir isso, entrem no menu de configurações ao clicar na foto do vosso perfil. Uma vez dentro, clique em "Active" Status e desativem a opção para que os outros utilizadores não vejam se estão online na aplicação.

Ativar o modo noturno

Em Março 2019 o Facebook Messenger finalmente adicionou o modo noturno esperado, uma função muito útil para os utilizadores quando estão em locais com pouca luz. O trabalho do Facebook foi muito bem conseguido, pois o utilizador só precisa de dois toques no ecrã para ativar esse tema sombrio. Então, primeiro cliquem na foto do vosso perfil, e verão lá a opção Modo escuro. Deslizem o botão para a direita para ativar a função e o plano de fundo da aplicação fica preto.

Silenciar conversas

Para os grupos ou conversas individuais nos quais os interlocutores abusam do envio de mensagens, é melhor silenciar para não receber notificações constantemente. Silenciar uma conversa é simples: entrem na conversa, cliquem no botão no canto superior direito e acedam a  Notificações. Nesse menu, podem escolher a opção Silenciar a conversa e a hora que desejam que esse silêncio dure.

Ler códigos para adicionar contactos

Se consultarem o vosso perfil, verão que a sua imagem está cercada por símbolos estranhos. Não se assustem, esses desenhos serão muito úteis para outros contactos vos adicionarem sem saber o vosso nome.  Para adicionarem alguém desta forma Cliquem na foto do vosso perfil, seleccionem a opção Digitalizar código, permitam que o Messenger aceda à câmara e foquem o código do utilizador que desejam adicionar.

Usar a versão web do Messenger

O facto de a aplicação Messenger ser muito pesada para o vosso smartphone não é um obstáculo em usar a plataforma de comunicação. Se for esse o vosso caso, entrem no site do Messenger para conversar com todos os seus contactos sem a necessidade da aplicação.

Usar o seu número de telefone para se registar

Nem todas as pessoas estão registadas na rede social Facebook, há muitas que se recusam a estar na plataforma de Zuckerberg. Isso não é um impedimento ao uso do Messenger, porque podem registar-se com apenas o número de telefone.

Divirtam-se jogando

Desde 2016, o Messenger tem a sua própria plataforma de videojogos integrada. Entrem numa conversa, cliquem no botão com quatro pontos no canto inferior esquerdo e seleccionem Jogos. Existem alguns individuais, mas também existem outros que o ajudarão a desafiar os vossos amigos e mostrar as vossas habilidades.

Iniciar uma conversa secreta

O Facebook Messenger também é uma boa ferramenta para iniciar conversas nas quais o utilizador transmite informações confidenciais. Para garantir esses dados, é melhor que os envie através de um conversa secreta à qual nem o Facebook terá acesso. Abram uma dessas conversas particulares selecionando a conversa com o utilizador escolhido, e clicar no ícone no canto superior direito e Ir para conversa secreta.

Enviar notas de voz

Escrever torna-se algo fastidioso e chato quando o utilizador precisam comunicar algo extenso pelo Messenger. Portanto, é uma opção enviar anotações de voz quando esse problema surgir. Pressionem o botão do microfone que aparece ao lado da barra de texto e podem assim gravar a mensagem e parem de pressioná-lo quando terminar. Se cometerem um erro ou se arrependerem de enviar o áudio, deslizeem para cima para cancelar a gravação.

Bloquear um contato

O mínimo que pedimos a uma aplicação de mensagens instantâneas é que permita bloquear contactos irritantes, aqueles que não queremos ver nem pintados. Cliquem no utilizador, acedam ao menu de opções com o ícone i e seleccionem Bloquear para escolher se desejam bloqueá-lo no Messenger, no Facebook ou nas duas plataformas. Se fizerem isso no primeiro, o contato não poderá mais enviar mensagens, mas ele poderá comunicar com o utilizador através dos grupos que partilham.

 

Responder a uma mensagem específica

Os grupos podem ser um pouco caóticos quando o envio de mensagens é constante e deixamos de saber não sabe quem fala com quem. Para esclarecer qualquer possível confusão, o melhor é responder diretamente à mensagem da pessoa a quem se estão a dirigir. Para fazê-lo, cliquem na mensagem à qual deseja responder e cliquem no botão de seta que aparecerá à direita dos emojis.

Excluir mensagens já enviadas

Uma das funções mais populares nas aplicações de comunicação é a que permite que se arrependam do que enviaram, ou seja, excluir mensagens que já chegaram ao destinatário. Isso é tão útil, que  pode ser feito no WhatsApp desde 2017, mas só chegou ao Facebook Messenger em fevereiro de 2019 e com uma restrição importante: devem excluir as mensagens até 10 minutos após o envio.

Se quiserem excluir mensagens enviadas no Messengerdevem pressionar a mensagem em questão e seleccionar a opção Excluir para todos. O conteúdo desaparecerá da conversa, mas o destinatário receberá uma notificação informando que apagaram uma mensagem.

Partilhar lembretes com outros contactos

Podem partilhar jogos com outros utilizadores, certo? Bem, podem fazer o mesmo com os lembretes que criam na aplicação. Se quiser que e o vosso amigo não se esqueçam do que ficou combinado para sábado, podem definir um lembrete para o Messenger o notificar quando chegar a hora. Entrem na conversa com esse utilizador, cliquem no ícone com quatro pontos no canto inferior esquerdo e seleccionem Lembretes. Escolham o título, hora, local e de quando desejam enviar o alerta , assim ninguém se vai esquecer do que ficou combinado.

Envie sua localização em tempo real

Não é necessário recorrer ao Google Maps para partilhar a sua localização em tempo real, o Messenger também possui esse recurso. Abram  a conversa do contato com quem desejam partilhar a localização, clique no ícone com quatro pontos no canto inferior esquerdo e seleccionem Localização. Como a aplicação diz, esse local será partilhado por 60 minutos, mesmo se não estiverem com o Messenger ligado. Obviamente, antes terão que dar permissão à plataforma para aceder ao local do dispositivo. Compartilhar localização no Facebook Messenger

Verificar pedidos de mensagem

As mensagens que recebem de contactos não adicionados vão aparecer na secção Solicitações, que devem verificar de vez em quando para não perder nada importante.

 

Fazer sondagens num grupo

Com este último ponto, aproveitamos a oportunidade para recomendar um dos recursos mais destacados do Facebook Messenger. Como sabem, planear algo com os seus amigos pode tornar-se uma missão impossível se não souberem qual o filme para ver ou o restaurante onde comer. Graças ao Messenger, o voto de todos conta se usarem a opção de sondagem. Entrem no grupo onde desejam fazer a pergunta, seleccionem o ícone com quatro pontos no canto inferior esquerdo e clique em Sondagens para escrever a pergunta e as suas possíveis respostas. Após criada, cada um dos membros da conversa pode escolher as suas preferências e assim permite um resultado mais justo. Pesquisas do Facebook Messenger

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais