Android Geek
O maior site de Android em Português

Fez ontem 20 anos que o mundo conheceu o iMac

Era dia 6 de maio de 1998, e pelo então lendário presidente da Apple, Steve Jobs, a empresa de Cupertino apresentou ao mundo o iMac G3.

Com design estranho, cores intensas e visual minimalista, o equipamento foi uma das apostas de sucesso da empresa que a tornaram uma das maiores em termos de inovação e tendência em tecnologia. A proposta do modelo era ambiciosa: ser ao mesmo tempo uma máquina de fácil operação, acessível a todos, além de também atender aos consumidores mais exigentes com bom hardware.
O computador tinha um preço competitivo para os padrões da época, custando “somente”  $1299, sensivelmente €1100, mas em 1998.

iMac G3 completa 20 anos de vida

O actual CEO da Apple, Tim Cook, fez questão de relembrar o 20º aniversário do produto, usando a rede social Twitter para mostrar o produto que diz: “mudou para sempre a forma como as pessoas olham para os computadores”.

Um dos factores que ajudou a distanciar o iMac da concorrência da altura foi o facto de apostar num design unificado que albergava todos os componentes no monitor. As variantes coloridas e transparentes do iMac também ajudaram este computador e tornar-se um ícone, e uma referencia, ainda dos dias de hoje.

Na época, o seu hardware também demonstrava um grande avanço tecnologico, contava com um processador PowerPC G3 com clock máximo 350 MHz (produzidos para competir com o Intel Pentium II), disco rígido de 4 ou 8 GB, placa de vídeo ATI Radeon onboard com 2 ou 8MB, Altifalantes Harman/Kardon, e Infra-vermelho.

Mas a Apple queria revolucionar uma época que ainda não existia. Um de seus erros foi a ausência de um leitor de disquetes 3 1/2, (usados em 95% dos computadores) e contar com um avançado leitor e gravador de CD (pouco comuns). A Apple anunciava a morte dos disquetes, e ainda em 1998 muitos computadores não tinham sequer gravador de CDs, por isso a empresa foi obrigada a criar um periférico de disquetes. Para se ter uma ideia do avanço, os leitores de disquetes só foram colocados de parte em 2007, quase 10 anos depois.

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma 😉

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Partilhar é importante, mostra este artigo aos teus amigos!

Obrigado, ficamos a dever-te uma ;)
close-link