Android Geek
O maior site de Android em Português

Fez ontem 20 anos que o mundo conheceu o iMac

Era dia 6 de maio de 1998, e pelo então lendário presidente da Apple, Steve Jobs, a empresa de Cupertino apresentou ao mundo o iMac G3.

Com design estranho, cores intensas e visual minimalista, o equipamento foi uma das apostas de sucesso da empresa que a tornaram uma das maiores em termos de inovação e tendência em tecnologia. A proposta do modelo era ambiciosa: ser ao mesmo tempo uma máquina de fácil operação, acessível a todos, além de também atender aos consumidores mais exigentes com bom hardware.
O computador tinha um preço competitivo para os padrões da época, custando "somente"  $1299, sensivelmente €1100, mas em 1998.

iMac G3 completa 20 anos de vida

O actual CEO da Apple, Tim Cook, fez questão de relembrar o 20º aniversário do produto, usando a rede social Twitter para mostrar o produto que diz: "mudou para sempre a forma como as pessoas olham para os computadores”.

Um dos factores que ajudou a distanciar o iMac da concorrência da altura foi o facto de apostar num design unificado que albergava todos os componentes no monitor. As variantes coloridas e transparentes do iMac também ajudaram este computador e tornar-se um ícone, e uma referencia, ainda dos dias de hoje.

Na época, o seu hardware também demonstrava um grande avanço tecnologico, contava com um processador PowerPC G3 com clock máximo 350 MHz (produzidos para competir com o Intel Pentium II), disco rígido de 4 ou 8 GB, placa de vídeo ATI Radeon onboard com 2 ou 8MB, Altifalantes Harman/Kardon, e Infra-vermelho.

Mas a Apple queria revolucionar uma época que ainda não existia. Um de seus erros foi a ausência de um leitor de disquetes 3 1/2, (usados em 95% dos computadores) e contar com um avançado leitor e gravador de CD (pouco comuns). A Apple anunciava a morte dos disquetes, e ainda em 1998 muitos computadores não tinham sequer gravador de CDs, por isso a empresa foi obrigada a criar um periférico de disquetes. Para se ter uma ideia do avanço, os leitores de disquetes só foram colocados de parte em 2007, quase 10 anos depois.

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais