sim-mobile-bug-nohl-hacking.si_.jpg

Que a tecnologia está a evoluir no sentido de uma nova forma de comunicação entre dispositivos e operadores de telecomunicações, já não é novidade nenhuma. Mas agora uma nova ideia que consiste num novo formato que dispensa o uso de cartões físicos, passando para um modelo padrão de cartões SIM virtuais, denominados de eSIM, está a ser estudada.

Com este “novo” conceito os utilizadores não terão de adquirir um novo cartão SIM sempre que quiser mudar de operador, basta aceder às definições do seu eSIM e escolher o novo operador, sem ter que se deslocar a uma loja física ou fazer uma encomenda do mesmo numa loja virtual, resumindo, sempre que necessitar de mudar de operador, nada a nível de hardware mudará no dispositivo.

A GSMA – entidade responsável pelo padrão das tecnologias de telecomunicações móveis de todo o mundo, deverá aproveitar a Mobile World Congress 2016 para anunciar o fim dos tradicionais cartões SIM.

India-SIM-Cards.jpg

Esta nova norma traz bastantes melhorias, quer para o utilizador, quer para as operadoras de telecomunicações e mesmo para os fabricantes de smartphones, que deixam mais um espaço de vago para melhorar o hardware dos dispositivos.

É claro que esta nova norma não poderá ser aplicada no imediato, sendo necessário um longo processo de adaptação e migração. Segundo alguns rumores, esta tecnologia será anunciada na próxima MWC, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de Fevereiro em Barcelona.

Relacionado:
Donos dos Moto G4 já podem saborear o doce sabor do Nougat

A ideia é que a partir do anúncio da GSMA os aparelhos a serem lançados comecem a chegar ao mercado com este novo padrão de comunicação.

FONTE