Youtube: Novo visual e características e como as novidades beneficiam os utilizadores

Vamos analisar em profundidade cada uma destas alterações e como elas beneficiam os utilizadores. O primeiro vídeo carregado no YouTube foi em 24 de Abril de 2005 por Jawed Karim.

A aplicação YouTube está a receber um novo design e uma série de novas funcionalidades para melhorar a experiência do utilizador. De acordo com o blog oficial da empresa, a aplicação YouTube no Android e iOS está a ser atualizada com um novo visual, funcionalidade pinch-to-zoom, procura precisa, modo ambiente, modo escuro, e novos botões. Vamos analisar em profundidade cada uma destas alterações e como elas beneficiam os utilizadores.

Youtube: Novo visual e características e como as novidades beneficiam os utilizadores 1

O primeiro vídeo carregado no YouTube foi em 24 de Abril de 2005 por Jawed Karim. O site cresceu rapidamente e, em Julho de 2006, estava a servir 100 milhões de vídeos por dia. Um ano mais tarde, em 2007, tornou-se o primeiro sítio de partilha de vídeos a atingir 1 bilião de visualizações por dia. Em 2010, o YouTube atingiu 2 mil milhões de visualizações por dia. A partir de 2019, estima-se que os utilizadores do YouTube assistam a um total de 5 mil milhões de horas de vídeos por dia.

O YouTube foi fundado por Chad Hurley, Steve Chen, e Jawed Karim em Fevereiro de 2005. O crescimento do site deveu-se em grande parte à sua integração precoce de conteúdos gerados pelo utilizador. O site permitiu aos utilizadores carregar, ver, e partilhar vídeos. Além disso, o YouTube também permitia aos utilizadores classificar e comentar vídeos. Isto deu origem a uma comunidade de utilizadores que podiam interagir uns com os outros e dar feedback aos criadores de conteúdo. Isto ajudou a encorajar novos criadores de conteúdo e permitiu o rápido crescimento do sítio.

 

Novo Olhar

A primeira coisa que irá notar é que a aplicação tem um novo visual. O redesenho torna a aplicação mais fácil de navegar e coloca todo o conteúdo importante na frente e no centro. O novo visual também inclui uma paleta de cores refrescadas e miniaturas maiores. Em suma, o redesign torna a aplicação YouTube mais apelativa visualmente e de fácil utilização.

A aplicação YouTube está a receber um novo design e uma série de novas funcionalidades para melhorar a experiência do utilizador. De acordo com o blog oficial da empresa, a aplicação YouTube no Android e iOS está a ser actualizada com um novo visual, funcionalidade pinch-to-zoom, procura precisa, modo ambiente, modo escuro, e novos botões.

Youtube: Novo visual e características e como as novidades beneficiam os utilizadores 2

Recurso Pinch-to-Zoom

O YouTube está a lançar uma funcionalidade de apertar para fazer zoom que permite aos utilizadores ampliar um vídeo. Isto é especialmente útil para vídeos com texto pequeno ou visuais complexos. A funcionalidade estava disponível como um teste para utilizadores Premium em Agosto, mas agora está a ser lançada gradualmente para todos os utilizadores no Android e iOS .

A funcionalidade “pinch-to-zoom” do YouTube permite aos utilizadores ampliar um vídeo, permitindo-lhes ver mais detalhes. Aparentemente, esta funcionalidade estava disponível como um teste para utilizadores Premium em Agosto de 2022, mas agora está a ser lançada gradualmente para todos os utilizadores no Android e iOS. A seguir, utilizando uma procura precisa, pode facilmente encontrar a parte específica num vídeo. Esta funcionalidade está disponível tanto em smartphones como em desktops. Com esta funcionalidade, pode arrastar a barra de procura ou deslizar para cima para ver as miniaturas para saltar para a parte exata do vídeo.

Modo Escuro

O YouTube está também a lançar um modo escuro que facilita a visualização de vídeos em condições de pouca luz. O modo escuro inverte o seu esquema de cores para que utilize o preto em vez do branco. Isto pode ajudar a reduzir a tensão ocular e facilitar a visualização de vídeos em quartos com pouca luz ou à noite.

Youtube: Novo visual e características e como as novidades beneficiam os utilizadores 3

A actualização inclui também novos botões que lhe permitem partilhar rapidamente vídeos com outras aplicações ou serviços como o WhatsApp, Facebook, Twitter, e-mail, e muito mais.

A nova actualização do YouTube também inclui um modo ambiente que utiliza cores dinâmicas, combinando a cor de fundo da aplicação com as cores do vídeo que está a reproduzir. Não é muito pronunciado e aplica as cores do vídeo subtilmente por uma questão de estética. Além disso, o tema escuro fica ainda mais escuro e estará disponível em telemóveis, na web, e em televisões inteligentes. Isso é óptimo para as pessoas que queriam o visual preto AMOLED nos seus telefones e tablets.

A nova actualização muda as ligações do YouTube nas descrições de vídeo para botões. Os botões semelhantes, de partilha, e de download estão a receber um redesign e ficarão mais pequenos em tamanho.

O botão Subscribe está a perder a sua identidade de “botão vermelho” e está a receber uma tonalidade a preto-e-branco.

A nova actualização do YouTube, como já foi mencionado, está a ser lançada gradualmente para os utilizadores de Android e iOS e estará disponível para todos nas próximas semanas. Algumas das alterações mencionadas neste artigo estão também a chegar ao YouTube na web e às televisões Tizen OS da Samsung.

Conclusão:

Em suma, estas alterações tornam a aplicação YouTube mais apelativa visualmente, fácil de utilizar e funcional do que nunca. Se ainda não atualizou a sua aplicação, não se esqueça de ficar atento para tirar partido de todas estas novas e fantásticas funcionalidades!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!