Youtube adiciona transcrições à aplicação Android

A nova funcionalidade está atualmente a ser lançada para utilizadores em mercados selecionados, e estará disponível em todo o mundo nas próximas semanas. Para a utilizar, basta tocar para percorrer o guião.

O YouTube está agora a adicionar automaticamente transcrições de vídeo ao seu aplicativo Android, dando aos utilizadores outra forma de consumir conteúdo na plataforma. A mudança surge como parte dos esforços contínuos do YouTube para tornar os seus vídeos mais acessíveis a todos.

A nova funcionalidade está atualmente a ser lançada para utilizadores em mercados selecionados, e estará disponível em todo o mundo nas próximas semanas. Para a utilizar, basta tocar para percorrer o guião. Uma vez no vídeo desejado, pode clicar no botão “mostrar transcrição” encontrado abaixo da descrição expandida de um vídeo. As transcrições aparecerão então em tempo real, proporcionando uma forma alternativa de acompanhar juntamente com o áudio.

Youtube adiciona transcrições à aplicação Android 1

Definitivamente, parece que a duração média de um vídeo do YouTube tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Esqueçam os vídeos de 10 minutos – a maioria dos vídeos atingem facilmente mais de uma hora nestes dias, com alguns ensaios de vídeo e uploads de podcasts que duram até quatro horas. Com esse tempo total de conteúdo ,é difícil/impossível encontrar as suas citações ou secções favoritas. As transcrições tornam muito mais fácil pesquisar partes específicas de um vídeo, e agora, parece que vão estar disponíveis no telemóvel.

Até agora, só podíamos aceder a este tipo de conteúdo na versão Desktop do YouTube para ver uma transcrição completa do vídeo escolhido. Com esta nova funcionalidade, não precisa de estar sentado em frente de um computador para percorrer o guião. Uma vez no vídeo desejado, pode clicar no botão “mostrar transcrição” encontrado abaixo da descrição expandida de um vídeo.

Estas opções de transcrição parecem bastante semelhantes ao que está disponível no ambiente de trabalho há já algum tempo, mas transpostas para uma IU amiga do formato telemóvel. Pode percorrer um script completo no seu telefone, quer para ler juntamente com um vídeo, quer para saltar diretamente para um ponto específico.

Vai gostar de saber:  YouTube negoceia com editoras discográficas para treino de música por IA

Youtube adiciona transcrições à aplicação Android 2

Infelizmente, parece que as transcrições no Android estão a chegar através de uma actualização do lado do servidor. Não consegui aceder ao mesmo nos meus dispositivos, mesmo depois de descarregar o último APK beta do APK Mirror.

O YouTube acaba de anunciar uma nova funcionalidade que facilitará o acesso das pessoas às transcrições de vídeo. Esta é uma óptima notícia para a comunidade, bem como para qualquer pessoa que queira utilizar vídeos para fins educativos.

Se estiver interessado em saber mais sobre as últimas novidades tecnológicas, não deixe de consultar o AndroidGeek! Temos todas as informações mais recentes sobre os próximos lançamentos e anúncios.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!