Android Geek
O maior site de Android em Português

Windows 10. Como limitar o consumo de dados em segundo plano?

O alto consumo, no entanto, pode ser inconveniente para utilizadores que costumam usar os seus dados móveis para se ligar ao PC usando partilha de conexão. Felizmente, existem truques para limitar o uso de dados em segundo plano.

O Windows 10 é um sistema bastante exigente em consumo de dados, que não é realmente um problema quando temos acesso ilimitado à Internet, seja WiFi ou Ethernet. O alto consumo, no entanto, pode ser inconveniente para utilizadores que costumam usar os seus dados móveis para se ligar ao PC usando partilha de conexão. Felizmente, existem truques para limitar o uso de dados em segundo plano.

Windows 10. Como limitar o consumo de dados em segundo plano? 1

Defina uma conexão wifi como limitada no Windows 10

Se o ponto de acesso wifi partilhar uma conexão limitada, podem definir para o Windows 10 limitar o consumo de dados em segundo plano. O sistema evitará a execução de algumas actualizações ou transferências automáticas de dados de diagnóstico. As operações em segundo plano serão adiadas até que tenham acesso a uma conexão ilimitada. Para definir uma rede wifi como limitada, vão a Configurações> Rede e Internet.

Neste menu escolham a Tab Estado cliquem em "Editar propriedades da conexão". Desçam um pouco e ativem a opção Conexão limitada. 

Verifiquem o consumo e definam um limite

Para verificar o consumo de dados nos últimos 30 dias, vão á guia "Consumo de dados" no menu esquerdo. Aí temos uma estimativa do volume de downloads num mês. Clique no nome da rede ou em Ver uso por aplicação para ver em detalhe as aplicações mais intensivos em consumo de dados.

Também podem definir um limite de consumo que não deva ser excedido por mês ao clicar no botão Definir limite.

Desativar partilha de actualizações

Outra dica para limitar o uso de dados em segundo plano no Windows 10 é desativar a partilha de actualizações. Independentemente da conexão ser ou não limitada, é bem provável que o utilizador não queira ter activada a opção de partilhar actualizações no seu computador. Por padrão, o Windows 10 usa a conexão com a Internet para partilhar determinadas actualizações. Esse método é análogo ao dos downloads ponto a ponto.

Se receberem uma atualização antes de outro utilizador do Windows 10, o computador poderá ser usado como um servidor remoto para distribuir a atualização. O consumo de dados no upload irá ser, portanto, necessariamente elevado.

Para desativar esta opção, vão a Configurações> actualizações e segurança. Na guia Windows Update, clique em "Opções avançadas".

Na página de opções avançadas, clique em "Escolha como as actualizações serão entregues" ou "Opções de entrega", dependendo da sua versão do Windows 10.

Em seguida, seleccione a opção "PC na minha rede local" ou clique no botão para desativar a opção de partilha.

Impedir actualizações automáticas de aplicações através da Windows Store

Assim como no Android e iOS, as actualizações para aplicações universais do Windows 10 (obtidas da Microsoft Store) são feitas automaticamente assim que o utilizador se liga a uma rede Wi-Fi, a menos que desativem a opção nas configurações.

Ao definir uma conexão como limitada, as actualizações automáticas das aplicações não serão feitas. No entanto, convém desativar essas actualizações para outras redes. Para fazê-lo, abra a Microsoft Store. Clique no ícone do seu perfil e depois nas configurações.

Cliquem no botão para desativar as actualizações automáticas.

Reduzam o consumo de dados do navegador

A maioria dos navegadores mais usados ​ integra um economizador de dados nas suas versões móveis. Esta opção economiza largura de banda compactando dados enquanto navegamos.

O Google também oferece um economizador de dados para a versão para desktop do Chrome há algum um tempo. Está disponível como uma extensão (Poupança de dados) disponível para download na Chrome Web Store.

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!