Android Geek
O maior site de Android em Português

Whatsapp tem um mil milhões (mil milhões) de utilizadores ativos por dia, mas por quanto tempo?

Ontem, O WhatsApp comemorou mais um marco: um mil milhões de utilizadores ativos diariamente. De acordo com a publicação dos próprios, existem agora 55 mil milhões de mensagens, 4,5 mil milhões de fotos e mil milhões de vídeos que são enviados e partilhados todos os dias entre os utilizadores do WhatsApp. Na verdade, o que começou como uma ideia simples entre dois ex-funcionários do Yahoo tornou-se um fenómeno global.

O início

Os fundadores do Whatsapp Brian Acton e Jan Koum venderam a aplicação ao Facebook em 2014 por mil milhões de dólares. Mas as coisas nem sempre foram assim tão fáceis para a mais famosa aplicação de mensagens do mundo.  Os dois ex-funcionários do Yahoo começaram a amadurecer ideias sobre esta aplicação em 2009, quando Koum percebeu que as aplicações seriam a próxima moda. Acton e Koum conseguiram encontrar um programador russo para criar o WhatsApp, as primeiras versões da aplicação revelaram-se praticamente inutilizáveis. Só quando a Apple conseguiu lançar notificações push que Acton conseguiu juntar amigos no Yahoo para investir US $ 250.000 em financiamento para garantir que a aplicação tinha os recursos necessários para crescer. A aplicação lançada exclusivamente para o iPhone em novembro de 2009, seguido do BlackBerry dois meses depois e, finalmente, o Android em 2010.

Messenger

O número de utilizadores ativos subiu de 250 mil em 2009 para 200 milhões no final de 2013. O WhatsApp matou as SMS. Mesmo após a aquisição por parte do Facebook por US $ 19 mil milhões em 2014, a aplicação continuou a crescer, adicionando recursos fotográficos e centrados em vídeo, além de suporte para Windows e Mac. No ano passado, a WhatsApp comemorou mil milhões de utilizadores mensais, e agora no milhões de utilizadores ativos diários, é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo, juntamente com o Facebook Messenger e o WeChat.

Mas por que é tão popular? O que faz dele tão bom?

A resposta curta é esta: o WhatsApp matou as SMS da maneira mais perfeita. É grátis e sem anúncios. Claro, o Facebook mudou a sua política de privacidade no ano passado para que as empresas possam enviar mensagens promocionais aos utilizadores (o que é chapada no rosto, dada a declaração de missão de Acton e Koum). No entanto, de momento, o WhatsApp é totalmente gratuito - não apenas de forma gratuita, mas também sem anúncios intrusivos. Não há preocupações com os limites de SMS. Não há mais palavras abreviadas para que caiba tudo numa única mensagem. Podemos enviar mensagens e e ligar para os amigos gratuitamente, independentemente de onde eles estejam, desde que tenham uma conexão com a internet.

Whatsapp tem um mil milhões (mil milhões) de utilizadores ativos por dia, mas por quanto tempo? 1
Messenger

Embora isso tenha se tornado banal nos dias de hoje, foi revolucionário há alguns anos atrás. Os telefones Flip evoluíram para smartphones, mas nosso sistema de mensagens ainda estava preso na era do telefone móvel. O WhatsApp substituiu essencialmente esse sistema antiquado e forneceu uma experiência de utilizador que simplesmente não existia naquela época. Não há mais preocupações com os limites de SMS. Não há mais palavras abreviadas para que caiba tudo numa única mensagem. Não há tempo de espera ao enviar mensagens.

O Facebook Messenger recentemente celebrou o marco de um mil milhões de utilizadores ativos diários, e aplicativos como WeChat, QQ Mobile e LINE estão também lentamente a recuperar o atraso.

Whatsapp tem um mil milhões (mil milhões) de utilizadores ativos por dia, mas por quanto tempo? 2

O WhatsApp diferencia-se dos outros à partida pela sua simplicidade - sem registo, sem nomes de utilizador e sem adicionar contatos. Somos o nosso número de telefone. Podemos ver quem está online, verificar se os amigos receberam ou leram as suas mensagens e criar grupos, tudo sem ter que adicionar pessoas pelos seus nomes de utilizador. Isto funciona com um Android, iPhone, BlackBerry ou Windows.

Continuará a crescer?

A popularidade do WhatsApp depende da região. Por exemplo, no Leste Asiático, aplicações de mensagens como o WeChat e Kakao Talk dominam o mercado, enquanto na América do Norte (EUA e Canadá em particular), o Facebook Messenger é a mais utilizada.

Whatsapp tem um mil milhões (mil milhões) de utilizadores ativos por dia, mas por quanto tempo? 3

A mim faz-me um pouco de confusão ter várias aplicações para o mesmo fim. Mas como tenho amigos que usam o Whatsapp e outros que usam o Facebook Messenger estou a usar as duas (não me falem em Skype!).

E vocês qual usam?

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link