WhatsApp recebe finalmente função de utilização sem smartphone

O  tão aguardado suporte a vários dispositivos chegou como um recurso experimental que a equipa de engenharia do Facebook anunciou esta semana.

Está a chegar o recurso mais aguardado de sempre no Whatsapp. O  tão esperado suporte a vários dispositivos chegou como um recurso experimental que a equipa de engenharia do Facebook anunciou esta semana.

De acordo com o Facebook, o suporte a vários dispositivos levou a um “repensar” da arquitetura da aplicação de conversação.

 

  • O WhatsApp está finalmente a lançar o suporte multi-dispositivo para Beta Testers.
  • O recurso está disponível na última versão beta do WhatsApp para um número limitado de utilizadores.
  • A empresa também detalhou o funcionamento interno do recurso, as mudanças necessárias na arquitetura do WhatsApp e como funcionará para os utilizadores.

 

Como funciona o suporte a vários dispositivos

O WhatsApp usa o smartphone principal como uma “fonte” - o dispositivo usado como a base da criptografia da conta do utilizador. Isso obriga a que esse dispositivo esteja sempre ligado e conectado á internet para que possamos usar o Whatsapp Web , por exemplo.

WhatsApp recebe finalmente função de utilização sem smartphone 1

O Facebook redesenhou este sistema. A nova arquitetura do WhatsApp garante que os dispositivos complementares possam agir de forma independente, ao mesmo tempo que mantém a sincronização com o smartphone principal, sempre que possível.

 

“O WhatsApp multi-dispositivo usa uma abordagem onde o cliente WhatsApp que envia a mensagem criptografa e transmite N número de vezes para N número de dispositivos diferentes - aqueles nas listas de dispositivos do remetente e do destinatário”, explica a equipa de engenharia do Facebook.

WhatsApp recebe finalmente função de utilização sem smartphone 2 WhatsApp recebe finalmente função de utilização sem smartphone 3

 

Este design permite que os utilizadores enviem mensagens ou façam chamadas de dispositivos complementares, mesmo se o smartphone principal estiver desligado ou desconectado.

Desta forma, o WhatsApp também pode sincronizar dados de aplicações e histórico de mensagens entre dispositivos sem depender de um servidor central. A empresa armazena “uma cópia de cada estado da aplicação que em todos os dispositivos de onde pode ser usado” num servidor para redundância. A empresa salienta que esses dados são “criptografados ponta a ponta com chaves em constante mudança, conhecidas apenas pelos dispositivos do utilizador”.

Relacionado:  Aproveitem estas 15 Aplicações enquanto estão GRÁTIS

O que não está incluído

Incrivelmente os utilizadores podem ter até quatro dispositivos complementares na sua conta, mas nenhum pode ser um smartphone. Isso torna o recurso um pouco inútil para quem sonhava poder usar o Whatsapp em mais que um telefone.

A versão beta também tem em falta os principais recursos. Inicialmente, não será possível ver a localização ao vivo de outro utilizador em dispositivos complementares, nem podem ligar para outras pessoas de um dispositivo complementar se eles tiverem uma versão desatualizada do WhatsApp instalada. A gestão de convites de grupo também está limitada ao smartphone principal por enquanto.

Como ativar o WhatsApp para vários dispositivos beta

Se já usam a versão beta do WhatsApp, certifiquem-se de atualizar a aplicação. Depois disso, podem verificar se a opção de ativação do recurso está disponível no vosso dispositivo.

Para fazê-lo:

  • Abram o WhatsApp (Versão Beta).
  • Toque em Mais opções - o menu de três botões no canto superior direito.
  • Tocar Dispositivos Ligados.
  • seleccione Multi-dispositivo beta.
  • Tocar Junte-se ao beta.

A opção Multi-device beta só estará visível se o recurso estiver disponível. Embora eu receba compilações beta do WhatsApp, o recurso não está disponível no meu dispositivo.

 

Se quiserem sair do beta, também podem fazê-lo. Sigam os mesmos passos identificados acima, mas toquem em Sair do beta em vez disso, na etapa final.

 

O WhatsApp não anunciou quando o suporte a vários dispositivos vai chegar a compilações estáveis. Imaginamos que a empresa ainda tenha vários bugs para eliminar e funcionalidades para polir. No entanto, após meses de rumores e teasers, o lançamento deste beta é a primeira sensação de que o suporte a vários dispositivos está quase pronto para os utilizadores finais.

 

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário