Whatsapp pede para por favor ativarem o 2FA. De que estão à espera?

A popularidade do serviço da Meta torna-o um alvo privilegiado para hackers e scammers que estão sempre à procura de formas de obter acesso não autorizado à sua conta. Para segurança adicional, o WhatsApp fornece autenticação de dois factores para que possa proteger ainda mais a sua conta usando um PIN.

Nos EUA, o Google está a pressionar fortemente a Apple a adoptar o RCS para o iMessage, a fim de proporcionar uma melhor experiência de mensagens aos utilizadores de Android e iPhone. Contudo, a WhatsApp domina o mercado de mensagens na Europa, Ásia, e outras partes do mundo. A popularidade do serviço da Meta torna-o um alvo privilegiado para hackers e scammers que estão sempre à procura de formas de obter acesso não autorizado à sua conta. Para segurança adicional, o WhatsApp fornece autenticação de dois factores para que possa proteger ainda mais a sua conta usando um PIN. Mas nem todos utilizam ou conhecem a autenticação de dois factores, e o serviço de mensagens quer alterar isso.

Whatsapp pede para por favor ativarem o 2FA. De que estão à espera? 1

WABetaInfo detetou o WhatsApp a trabalhar numa nova página “Proteja a sua conta” na última v2.22.23.17 beta da aplicação. Da imagem de ecrã abaixo, é evidente que a WhatsApp pretende encorajar os utilizadores a permitir a verificação em duas etapas das suas contas para maior segurança. Ao contrário do Google, que tornou o 2FA obrigatório, a WhatsApp não pretende tornar a verificação em duas etapas obrigatória. Os utilizadores terão a opção de saltar a página e continuar a utilizar o serviço como antes. Por enquanto, a funcionalidade ainda está em desenvolvimento e não aparecerá no seu dispositivo, mesmo que esteja na última versão beta.

 

Whatsapp pede para por favor ativarem o 2FA. De que estão à espera? 2

Fonte: WABetaInfo

A WhatsApp acrescentou a verificação em duas etapas à sua plataforma em 2016, pelo que a funcionalidade está disponível há quase seis anos. É só que a empresa não pressionou fortemente a opção aos seus utilizadores. Se utiliza o WhatsApp diariamente, não há absolutamente nenhuma razão para não permitir esta medida de segurança. De facto, há muitas razões pelas quais se deve utilizar 2FA em todos os serviços. É uma importante característica de segurança que pode proteger a sua conta de cair em mãos erradas. Com verificação em duas etapas, terá de introduzir um PIN ao lado do código SMS enviado para o seu número ao mover a sua conta WhatsApp de um telefone para outro.

A WhatsApp foi detectada a trabalhar em aprovações de login de dispositivos este ano, em Agosto. Esta funcionalidade de segurança irá aparentemente mostrar um aviso de início de sessão no seu dispositivo actual quando tentar mover a sua conta WhatsApp para outro dispositivo. Até o WhatsApp lançar esta funcionalidade, a verificação de dois factores é a única camada de segurança extra que pode adicionar à sua conta para evitar que os burlões lhe acedam facilmente.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!