Android Geek
O maior site de Android em Português

Wear OS da Google com novo sistema de notificações

A próxima noticia vem diretamente do blog dedicado à comunidade de programadores do ecossistema Google, chegou-nos a noticia que a Google está a preparar um novo sistema de notificações para o Wear OS. De forma aproveitarmos ao máximo o que o Wear OS pode nos oferecer a Google está a reformular o seu sistema de notificações, de forma a que possamos aceder mais rapidamente às nossas informações e notificações.

A próxima noticia vem diretamente do blog dedicado à comunidade de programadores do ecossistema Google, chegou-nos a noticia que a Google está a preparar um novo sistema de notificações para o Wear OS.

Wear OS da Google com novo sistema de notificações 1

De forma a aproveitarmos ao máximo o que o Wear OS nos pode oferecer a Google está a reformular o seu sistema de notificações, de forma a que possamos aceder mais rapidamente às informações e notificações.

As ditas notificações podem-nos chegar através do sistema de ponte automática de notificação do telemóvel ou geradas por uma aplicação local do Wear em execução no relógio. Sejam vocês um programador no ecossistema de aplicações Android para telemóveis ou equipamentos Wear, há algumas coisas que precisam de saber sobre o novo fluxo que as notificações irão tomar.

O novo fluxo de notificação

Até agora, cada notificação ocupava o ecrã todo no Wear OS. Apesar de fornecer mais espaço para incluir mais ações, como uma ação in-line, também significava que o utilizador iria demorar mais tempo a percorrer todas as notificações. Com o novo fluxo de notificações, todo o processo foi compactado e otimizado, de forma a exibir várias notificações no mesmo ecrã. Isso significa que os utilizadores podem processar os seus fluxos de notificação mais rapidamente.

Wear OS
Novo layout das notificações para o Wear OS

O que isso significa para os programadores

  • O conteúdo de notificação conciso é mais importante – uma nova notificação não expandida no Wear, agora irá mostrar até três linhas de texto. Isto porque iremos ter mais informação, comparativamente a uma linha de uma notificação no vosso telemóvel não expandida.
  • Notificação de marca com cor. O título e a cor do ícone padrão para as notificações, eram à base de brancos. Agora os programadores terão a opção de mudar esses padrões, de forma a transmitir melhor as suas identidades de marca, personalizando a cor do título e do ícone, a usar o parâmetro, setColor.
  • O layout de notificação personalizado não será mais suportado – anteriormente, os programadores tinham a liberdade para personalizar certas atividades dentro das notificações, através do parâmetro, setDisplayIntent. Mas agora a Google revelou que o layout personalizado geralmente não tinham em conta o fator da forma do equipamento, logo era difícil mantê-lo atualizado à medida que a experiência da notificação no Wear OS evoluia. Como resultado, excluíram essa opção.
  • A ação in-line será revista – De forma a economizar espaço, o novo layout não exibe mais a ação in-line no fluxo, e o parâmetro setHintDisplayActionInline será ignorado. Os utilizadores podem continuar aceder às ações de notificação, incluindo ações in-line, quando os utilizadores clicarem para expandir a mesma.

A Google referiu que a equipa responsável pelo projeto está analisar o processo de forma a incluir ações in-line numa versão futura. Como tal, as práticas recomendadas para as notificação ainda se aplicam. Estas alterações deveram começar a chegar já no próximo mês, Logo sejam programadores ou consumidores, fiquem atentos às respetivas atualizações nos vossos smartwatches com Wear OS.

 

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
Fonte

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link