Android Geek
O maior site de Android em Português

Vladimir Putin ainda usa o Windows XP apesar dos risco de seguranca

Os sistemas operativos mais recentes da Microsoft não receberam certificação dos serviços secretos. É por isso que o presidente russo ainda usa esse sistema operativo obsoleto.

Vladimir Putin ainda usa o Windows XP, apesar do risco de usar um sistema operativo que já não recebe actualizações. Os sistemas operativos mais recentes da Microsoft não receberam certificação dos serviços secretos. É por isso que o presidente russo ainda usa esse sistema operativo obsoleto. No entanto, o Kremlin e todas as agências governamentais russas devem em breve mudar para o Astra Linux, um sistema operativo russo baseado no Linux.

Vladimir Putin ainda usa o Windows XP apesar dos risco de seguranca 1

Embora a Rússia consiga realizar campanhas de hacking em larga escala ou alegadamente ajudar um certo presidente americano a vencer as eleições, parece que o líder Vladimir Putin não está muito preocupado em segurança cibernética. O presidente russo ainda usa o Windows XP no seu computador pessoal no seu escritório no Kremlin e na sua residência presidencial em Novo-Ogaryovo, perto de Moscovo.

De qualquer forma, é o que afirma o site de informações russo Open Media, com base em fotos divulgadas pelo serviço de imprensa presidencial. Podem ver uma dessas imagens acima. Na figura, reconhecemos a grande barra de tarefas azul do Windows XP e uma foto do Kremlin em segundo plano. Como lembrete, a Microsoft parou de oferecer suporte ao Windows XP em abril de 2014.

Mas por que Vladimir Putin não passou para um sistema operativo mais recente?

Vladimir Putin ainda usa o Windows XP que está obsoleto

O Windows XP é "vulnerável a vírus e vulnerabilidades de segurança", como a Microsoft aponta. O sistema operativo mais popular dos anos 2000 foi o último a ter certificação dos serviços secretos. Isso de acordo com documentos do Ministério de Defesa da Rússia.
O Windows 10, por exemplo, é aprovado em computadores que não contêm segredos de estado.

No entanto, o sistema operativo antigo deve ser substituído em breve pelo Astra Linux. O Astra Linux é uma distribuição Linux derivada do Debian em desenvolvimento desde 2008. O governo russo também quer recorrer a motores de busca russos como o Yandex, por exemplo. O Kremlin não comentou o facto de Vladimir Putin ainda usar um Windows XP antigo.

Vladimir Putin ainda usa o Windows XP apesar dos risco de seguranca 2

Como apontam os nossos colegas do  The Guardian , não está claro se o uso de XP por Putin é uma ameaça real à segurança do Kremlin ou não. Segundo a OpenMedia, os riscos são mínimos, já que o ex-oficial da KGB “quase nunca usa a Internet”. Convencido de que é um "projeto da CIA".

 

Fonte

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais