Android Geek
O maior site de Android em Português

[Hoje o Geek és tu] Vale ou não a pena usar películas de vidro temperado nos smartphones?

O uso de películas de vidro temperado nos smartphones é quase como uma obrigação nos dias de hoje. Sejam elas usadas com o intuito de evitar arranhões, quebras ou qualquer tipo de dano no ecrã dos nossos equipamentos, muitas vezes fica a duvida se valerá a pena ou não usar este acessório.

Ao contrário das películas protectoras de plástico, que são uma camada finíssima e por isso mais sensíveis a riscos, as de vidros comportam-se como um segundo ecrã do telefone e prometem até evitar quebras em caso de queda.

Mas será que protegem mesmo em caso de queda? Felizmente não sou muito experiente nesse assunto, mas vamos fazer um exercício de raciocínio lógico para tentar chegar a uma conclusão.

[Hoje o Geek és tu] Vale ou não a pena usar películas de vidro temperado nos smartphones? imageUma das principais características das películas de vidro temperado é a protecção contra riscos do touch. Ou seja, ao deslizar o dedo pelo ecrã do smartphone com a película, a navegação acontece normalmente, sem que ela forneça quaisquer atrito entre o dedo e o smartphone, e com menos atrito, menos possibilidade de criar riscos.
Outro dos objectivos principais da protecção de vidro é evitar que o ecrã do telefone parta facilmente, mas pela minha experiência isso não inclui quedas. Obviamente dá um reforço extra ao ecrã no momento em que o telefone possa cair, mas não creio que seja esse o seu forte. O seu ponto forte é no momento em que algo vá de encontro ao smartphone. Quantas vezes temos o telefone no bolso, e vamos com essa zona do nosso corpo de encontro a uma quina de uma mesa? Sim isso acontece-me com alguma frequência, e é nessas situações que penso que a película de vidro é indispensável. Ou seja, no momento em que algo vai de encontro ao ecrã do smartphone.

Outro caso muito frequente e típico, é com as senhoras, que literalmente atiram tudo para dentro das suas bolsas… o telefone pode estar lá dentro, mas ainda assim pegam naquela batom que acabaram de aplicar e mandam-no para dentro do mesmo espaço, e quem diz batom, diz frasco do verniz das unhas… é nessas ocasiões que acho que a película de vidro temperado vale cada centavo que pagamos por ela.

[Hoje o Geek és tu] Vale ou não a pena usar películas de vidro temperado nos smartphones? imageResumindo, as películas de vidro, são mais um recurso para proteger o ecrã do telefone contra riscos, marcas e possíveis impactos ocasionais, mas nunca para proteger contra quedas. Por exemplo, com uma película de vidro o ecrã do nosso telefone ficará certamente muito protegido contra objectos pontiagudos e pequenos acidentes que possam causar arranhões ou mesmo a sua quebra de que apenas com uma coberta de plástico.

E para terminar, a resposta ao titulo deste artigo é: sim vale a pena usar, mas nunca e em momento algum poderemos pensar que a película irá proteger o telefone numa queda. Não é para isso que ela foi feita.

Qual é a vossa opinião sobre este assunto? Lembrem-se, que este espaço do Hoje o Geek és tu, é um espaço dedicado a opiniões pessoais, e cada um de vós pode utilizar este meio para dar a voz ás vossas ideias.

Enviem-nos as vossas sugestões para: [email protected]

Fique atento à nossa página do Facebook e Twitter para obter as notícias em primeira mão.
2 Comentários
  1. V.T. Diz

    Não uso pelicula de vidro no ECRÃ do meu smartphone, penso que a proteção de ECRÃ que vem de origem é suficiente para o proteger dos riscos. Além disso acho que essas peliculas tiram nitidez.

  2. ERENILDO GOMES Diz

    Eu não uso, pois na hora da queda não é uma película que vai salvar a tela, compre uma capinha tipo aquelas que abrem e fecham a chance de avaria é bem menor se comprar uma capinha dessa, melhor do que pagar caro numa película de vidro que na verdade é de plástico, sem contar que com película você perde um pouco de nitidez na imagem daquilo que é exibido na tela.

Comentários estão fechados.