UE adverte YouTube para cumprir obrigações de moderação de conteúdo

A Comissão Europeia enviou uma carta de aviso ao Google e ao YouTube sobre desinformação e conteúdo gráfico relacionado ao conflito Hamas-Israel. A UE está preocupada com a disseminação de informações falsas e conteúdo ilegal.

A Comissão Europeia adverte o YouTube e o Google sobre desinformação e conteúdo gráfico

A Comissão Europeia enviou uma carta de advertência ao Google e à sua subsidiária YouTube devido à desinformação e ao conteúdo gráfico relacionado ao conflito entre Hamas e Israel. A carta lembrou à empresa suas obrigações de moderação de conteúdo de acordo com a Lei de Serviços Digitais (DSA) da União Europeia. A UE está preocupada com a propagação de informações falsas e conteúdo ilegal, e vem alertando as empresas de rede social para intensificarem a vigilância de suas plataformas em relação a esse tipo de conteúdo.

UE adverte YouTube para cumprir obrigações de moderação de conteúdo 1

O que a UE espera do YouTube de acordo com a DSA

O YouTube possui várias obrigações de acordo com a DSA. Essas incluem:

– Moderação de Conteúdo: O YouTube deve evitar que conteúdos gráficos, como vídeos de reféns, sejam visualizados por utilizadores menores de idade, e deve agir rapidamente quando autoridades identificarem conteúdo que viole as leis europeias.

– Combate à desinformação: O YouTube deve mitigar a desinformação e combatê-la no contexto de eleições.

– Relatórios: A Comissão Europeia solicitou um relatório do YouTube de forma “rápida, precisa e completa”.

A advertência da UE ao YouTube e ao Google destaca a importância da moderação de conteúdo e do combate à desinformação. O YouTube deve cumprir suas obrigações de acordo com a DSA para evitar penalidades. A UE está adotando uma postura rigorosa em relação às empresas de rede social que não cumprem suas regulamentações. É provável que vejamos mais advertências e investigações no futuro.

Vai gostar de saber:  Apple sob ameaça de multa milionária por violações DMA, segundo CE

Conclusão

A advertência da UE ao YouTube e ao Google ressalta a importância da moderação de conteúdo e do combate à desinformação. O YouTube tem obrigações claras de acordo com a DSA, e deve cumpri-las para evitar penalidades. A UE está tomando uma posição rigorosa em relação às empresas de rede social que não cumprem suas regulamentações. É provável que vejamos mais advertências e investigações no futuro.

Para ficar atualizado com todas as notícias sobre tecnologia, sugerimos que os leitores sigam o AndroidGeek, uma fonte confiável de informações sobre tecnologia.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!