Starlink de Elon Musk pode ser alvo de ataque Russo

O empresário bilionário Elon Musk usou o Twitter para avisar que o sistema Starlink da SpaceX – que foi concebido para fornecer acesso de alta velocidade à Internet através do lançamento de uma rede de satélites em órbita – pode ser alvo na Ucrânia. Segundo Musk, recebeu um aviso de um analista de segurança que o exército russo pode visar os recetores Starlink no terreno. Elon Musk avisa que o sistema Starlink da SpaceX pode ser alvo na Ucrânia.

O empresário bilionário Elon Musk usou o Twitter para avisar que o sistema Starlink da SpaceX – que foi concebido para fornecer acesso de alta velocidade à Internet através do lançamento de uma rede de satélites em órbita – pode ser alvo na Ucrânia. Segundo Musk, recebeu um aviso de um analista de segurança que o exército russo pode visar os recetores Starlink no terreno.

Starlink de Elon Musk pode ser alvo de ataque Russo 1

Elon Musk avisa que o sistema Starlink da SpaceX pode ser alvo na Ucrânia

Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, partilhou um aviso de que há uma grande possibilidade de o seu sistema de banda larga por satélite Starlink ser “alvo” na Ucrânia que tem enfrentado uma crise humanitária devido à invasão russa.

Elon Musk

O aviso do executivo chega depois de um investigador de segurança advertir que os dispositivos que utilizam comunicações via satélite podem potencialmente tornar-se “alvos” que a Rússia pode utilizar para dirigir os seus ataques.

O tweet de Elon Musk diz: “Aviso importante: Starlink é o único sistema de comunicações não-russo que ainda funciona em algumas partes da Ucrânia, pelo que a probabilidade de ser alvo de ataques é elevada. Por favor usem com cautela”

Além disso, pediu aos utilizadores que “ligassem os recetores Starlink apenas quando necessário e colocassem a antena o mais afastada possível das pessoas”. Acrescentou que os utilizadores deveriam colocar “camuflagem ligeira sobre a antena para evitar a deteção visual”. Na semana passada, o CEO da SpaceX anunciou que a empresa tinha ativado os seus serviços na Ucrânia e que a SpaceX estava a enviar mais terminais para o país. Este anúncio chegou como resposta a um pedido de um membro do governo ucraniano que tinha solicitado a Elon Musk que estações Starlink adicionais.

Starlink de Elon Musk pode ser alvo de ataque Russo 2

O Vice-Primeiro Ministro da Ucrânia Mykhailo Fedorov tem desde então agradecido à Starlink por “manter as nossas cidades ligadas e os serviços de emergência a salvar vidas”! Embora, o funcionário governamental tenha dito que o país precisa de geradores para manter o serviço Starlink online devido aos ataques russos às infraestruturas da nação. Isto também levou Elon Musk a lançar uma atualização que reduziu o pico de consumo de energia do serviço Starlink.

Embora não seja claro o que irá acontecer nos próximos dias, Elon Musk avisou que o sistema de banda larga por satélite Starlink pode ser alvo das forças russas na Ucrânia.

Para mais informações sobre esta e outras notícias tecnológicas, não deixe de consultar o AndroidGeek!

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!