Android Geek
O maior site de Android em Português

Spotify acusa Google e Apple de 'Gatekeeping' abusivo na UE

A Google e a Apple parece estarem a abusar das sua posições dominantes no mercado móvel, disponibilizando os seus próprios produtos e serviços à custa das aplicações desenvolvidas por empresas independentes, onde se incluem o Spotify , Rocket Internet e Deezer, escreveu-se isso numa carta enviada à Comissão Europeia na passada quinta-feira.
Os primeiros relatórios da carta surgiram na sexta-feira, no entanto o seu conteúdo completo só agora foi publicado, revelando que várias empresas móveis no Velho Continente acreditam que a Google e a Apple, apesar de nenhum deles terem sido especificamente nomeados, estão claramente implicados como "grandes plataformas online" com práticas abusivas "gatekeeping", devido ao facto de eles não serem apenas os desenvolvedores móveis, mas também os maiores distribuidores de aplicações.

Em vez de promover a diversidade que beneficiaria os consumidores, os gigantes da Internet que controlam dois dos mais populares ecossistemas móveis do planeta, estão a procurar promover os seus próprios produtos através de suas lojas digitais, à custa dos concorrentes, afirma a carta. Entre outras coisas, as empresas acusaram os gigantes tecnológicos dos EUA de manipular os resultados de pesquisas na lojas de aplicações, enfatizando agressivamente os seus próprios produtos e serviços e até restringindo o acesso da concorrência aos dados dos utilizadores das suas apps, sugerindo que a Google e a Apple estão indiretamente atentar impedir os programadores de terceiros a ajustar as suas aplicações com o objetivo de maximizar o envolvimento do utilizadores e outras métricas importantes que afetam diretamente o desempenho das suas ofertas.

Spotify acusa Google e Apple de 'Gatekeeping' abusivo na UE 1A carta foi assinada pelos Diretores das empresas acima mencionadas, além dos CEOs da Qobuz, LeKiosk, Snips, FaberNovel e da United Internet. Os relatórios recentes indicam que a Comissão Europeia está atualmente em processo de criação de legislação que redefinirá as transações entre empresas (B2B) entre Google, Apple e desenvolvedores de dispositivos móveis. No momento, não está claro há quanto tempo as regras estão em andamento, mas a carta da passada quinta-feira enviada à Comissão provavelmente terá uma influência direta sobre o seu conteúdo, embora seja discutível se várias empresas de Internet europeias terão o poder de o fazer.
Fontes do sector alegam que a Comissão adaptará as novas regras até ao final do ano, pelo que deverá surgir em breve uma atualização desta situação.

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Gostaram? Podia ter sido melhor?
Partilhem com os vossos amigos e ajudem este projecto em Português.

Obrigado pela visita!
close-link