Smartphones na Europa terão uma nota de acordo com o índice de reparabilidade

Além disso, há algum tempo que a Europa tenta tornar mais fácil consertar um telefone.

Ao comprar um novo smartphone, muitos utilizadores em Espanha querem saber quão fácil será reparar o dito telefone no futuro. Além disso, há algum tempo que a Europa tenta tornar mais fácil consertar um telefone. Depois de França é Espanha que anuncia uma mudança importante pela mão do Ministro do Consumo, Alberto Garzón.

É uma nova rotulagem para aparelhos eletrónicos, como smartphones, que indicará um índice de reparabilidade. Este índice de reparabilidade indica o quão fácil ou difícil será reparar esse dispositivo móvel ou eletrónico. Isso é uma ajuda para qualquer consumidor na hora de comprar um  produto, saber a reparação no futuro será fácil e se vale a pena comprar aquele produto.


Este novo índice de reparabilidade vai identificar produtos, como smartphones, na sua embalagem. Portanto, podemos ler na embalagem se este telefone é fácil de reparar ou não. O Objectivo é ajudar o consumidor a tomar uma melhor decisão na hora da compra. Pretende-se também reduzir a pegada ecológica, ao incentivar a reparação desses dispositivos em face da obsolescência.

Relacionado:  A Apple quer que instalem o iOS 14.7.1 e iPadOS 14.7.1 rapidamente

Smartphones na Europa terão uma nota de acordo com o índice de reparabilidade 1

Espanha segue os passos da França, que já apresentou um índice desse tipo no ano passado. O método seguido em Espanha ainda não foi especificado, mas pode ser semelhante ao do país francês, onde se utiliza um sistema que pontua os produtos de 1 a 10, dependendo da facilidade de reparação.
Smartphones na Europa terão uma nota de acordo com o índice de reparabilidade 2Índice de reparabilidade na França. Foto: Samsung França

Além disso, em França é obrigatório mostrar o referido índice de reparaçãotanto para o produto físico, na sua caixa ou embalagem, como no site onde o referido produto é promovido ou exposto.

Em Portugal recebemos sempre tudo com Delay, mas acredito que nos próximos anos teremos novidades.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!