Sites do Grupo Impresa como Expresso e SIC notícias hackeados

Ainda não é claro como é que os atacantes foram capazes de aceder aos sites, mas suspeita-se que estes possam ter sido infectados através de um acesso não autorizado á plataforma AWS onde as plataformas se encontram alojadas. O acesso a todos os sítios afetados foi cortado enquanto trabalham para resolver o problema.

Hoje acordamos com uma notícia perturbadora de um ataque de resgate que está a afetar vários sites pertencentes ao Grupo Impresa. Pelo menos dois dos jornais da empresa, Expresso e SIC, assim como as suas respectivas contas no Twitter, se encontram entre as vítimas do ataque. Ainda não é claro como é que os atacantes foram capazes de infectar os sites, mas suspeita-se que estes possam ter sido infectados através de um acesso não autorizado á plataforma AWS onde as plataformas se encontram alojadas.

Sites do Grupo Impresa como Expresso e SIC notícias hackeados 1

O acesso a todos os sítios afetados foi cortado enquanto trabalham para resolver o problema.

Os sites do jornal Expresso e do canal de informação SIC Notícias estão em baixo, tal como todos os outros pertencentes ao Grupo Impresa.

Quando se tenta entrar em qualquer site o acesso é negado, aparecendo a mensagem:

“Os dados serão vazados caso o valor necessário não for pago. Estamos com acesso nos painéis de cloud (AWS) entre outros tipos de dispositivos. O contacto para o resgate está abaixo”.

Esta informação indica que se trata de um ataque cibernético de Ransomware, tal como o tweet publicado na conta do jornal Expresso que diz “Lapsus$ é oficialmente o novo presidente de Portugal”

Vai gostar de saber:  Protótipo de um Xiaomi 12 que ficou na gaveta mostra um design ligeiramente diferente

De mencionar que o Lapsus Group invadiu o sistema informático do Ministério da Saúde brasileiro, no mês passado.

Resta esperar que os engenheiros do grupo Impresa tenham backups numa Plataforma Google Cloud ou Azure que é uma salvação para qualquer empresa que sofra um ataque de resgate de software. Os seus sistemas são construídos com dados de resiliência que são armazenados em vários sistemas de ficheiros diferentes. Isto assegura que não importa o que aconteça, haja sempre uma cópia de segurança dos dados.

EM ATUALIZAÇÃO

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!