Sensor de imagem de 1 polegada do Sony Xperia PRO-I é só 60% verdade

Outros telefones do mercado com sensores de imagem, como ISOCELL GN2, têm um tamanho de apenas 1 / 1,12 polegadas, a área é menor do que o sensor de imagem de 1 polegada da Sony. Um sensor tão grande consegue ser aproveitado?

No mês passado, a Sony lançou o Xperia PRO-I com um sensor grande de 1 polegada o que faz dele o telefone mais caro da Sony até à data. O maior destaque do Xperia PRO-I é sem dúvida vir equipado com este sensor de imagem de 1 polegada. Outros telefones do mercado com sensores de imagem, como ISOCELL GN2, têm um tamanho de apenas 1 / 1,12 polegadas, a área é menor do que o sensor de imagem de 1 polegada da Sony.

Sensor de imagem de 1 polegada do Sony Xperia PRO-I é só 60% verdade 1

Um sensor tão grande consegue ser aproveitado?

Alguns apontaram que a lente do Xperia PRO-I não consegue “usar” completamente um sensor de imagem de 1 polegada. O que leva a crer que, o lançamento de um “telefone com sensor de imagem de 1 polegada” pela Sony é apenas um truque de marketing. (?)

Os mais entendidos 3m fotografia sabem que, em condições técnicas semelhantes, quanto maior a área do sensor, mais nítida a foto registada. O sensor de imagem Exmor RS CMOS de 1 polegada pode não parecer muito na indústria de câmaras, mas se colocado na indústria de smartphones é difícil de bater. Este também é o maior sensor de imagem de área usado na indústria de tecnologia móvel smartphone. Portanto, percebemos a tentação da Sony de usar esta especificação como argumento de venda. O marketing vai usar “sensor de imagem do tipo 1.0 / sensor de imagem de 1 polegada” com todas as suas forças.

Sobre o sensor de imagem de 1 polegada do Sony Xperia PRO-I

Sensor de imagem de 1 polegada do Sony Xperia PRO-I é só 60% verdade 2

Mas segundo o senso comum, quanto maior for a área do sensor de imagem, maior deverá ser a lente correspondente. Os smartphones têm um espaço interior para a lente limitado, por isso é fácil concluir que não é possível incorporar uma ” lente CMOS de 1 polegada no telefone”. Sem uma lente adequada não é possível aproveitar em toda a plenitude um sensor CMOS de 1 polegada.

Na verdade, a Sony não está muito preocupada em revelar a verdade. Na secção “Perguntas frequentes sobre sensores de imagem de 1 polegada” da página web oficial da Sony, a Sony dá a seguinte descrição:

A área real usada é cerca de 60% da área total“. Ou seja, o “Sensor de imagem de 1 polegada” só consegue usar 60% da sua área, o que é uma desilusão. Quais são as otimizações específicas para este sensor de imagem do Xperia PRO-I?

O sensor de imagem Sony de 1 polegada baseado na câmara de topo Blackcard foi desenvolvido com base no sensor de imagem de uma câmara digital RX100VII (total de pixels 21 milhões), para atingir uma densidade de pixel de 2,4 μm da velocidade de disparo / leitura de alta definição e melhor equilíbrio. Após a otimização, o pixel efetivo deste sensor de imagem é de cerca de 12 milhões, a densidade do pixel é de 2,4 μm, e a área de uso real é cerca de 60% da área total.

Sensor de imagem de 1 polegada do Sony Xperia PRO-I é só 60% verdade 3

Por exemplo, tal como uma empresa que vende CPUs, vai usar para efeitos de marketing que o seu CPU foi projetado para ter 10 núcleos, mas 4 núcleos são fracos (ou inoperantes), o máximo real disponível é 6 núcleos. Se anunciarem uma terão um feedback do mercado diferente do que anunciar uma CPU de 10 núcleos, isto é um truque de marketing.

A Sony sem nunca mentir ou ocultar informação apresenta o sensor do Sony Xperia PRO-I como um sensor de 1 polegada, mas na realidade o dispositivo só tem disponível 60%.

Se olharmos apenas para a folha de especificações que menciona um sensor de imagem de 1 polegada, somos levados a crer que se trata de uma melhoria revolucionária. Mas tendo em conta os 60% reais disponíveis, a atualização revolucionária torna-se uma pequena atualização.

Sobre o sensor de imagem de 1 polegada do Sony Xperia PRO-I

Fonte, Através da

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!