Se todos odeiam o Facebook.. Porque não apagam a conta?

Não é que estes utilizadores adorem a plataforma em si, mas é que o Facebook tornou-se um elemento tão importante na nossa vida na internet que apagá-lo completamente não parece ser uma opção se quiserem recordar aniversários, entrar noutras plataformas, ou manter-se a par de amigos distantes. Além da cada vez maior quantidade de publicidade e da aplicação para telefone ser má e da versão para desktop ser igual, a vontade de apagar a conta não é injustificada de um ponto de vista ético.

Mais de três mil milhões de pessoas usam o Facebook todos os meses – e quase 2,6 mil milhões são utilizadores ativos que se conectam à plataforma todos os dias, de acordo com o Facebook. Isso deixa cerca de 400 milhões de pessoas que têm contas no Facebook, mas não o usam com frequência. Não é que estes utilizadores adorem a plataforma em si, mas é que o Facebook tornou-se um elemento tão importante na nossa vida na internet que apagá-lo completamente não parece ser uma opção se quiserem recordar aniversários, entrar noutras plataformas, ou manter-se a par de amigos distantes.

Além da cada vez maior quantidade de publicidade e da aplicação para telefone ser má e da versão para desktop ser igual, a vontade de apagar a conta não é injustificada de um ponto de vista ético.

Se há dúvidas de que o Facebook não está do lado dos “bons” basta olhar para os escândalos que já abalaram o Facebook: a tentativa pouco convincente de lidar com a Interferência russa nas eleições de 2016; o Escândalo Cambridge Analytica que revelou a montanha de dados que o Facebook guarda dos seus utilizadores; “notícias falsas” e as propagação de desinformação; a par de facilitar o discurso de ódio; entre muitas outras coisas que não deviam deixar uckerber dormir à noite.

Não faltam razões por detrás do movimento #DeleteFacebook, que começou após a revelação de que Cambridge Analytica recolheu dados de milhões de utilizadores sem o consentimento. O movimento não deu início a um boicote ao Facebook, que era o objectivo, mas aumentou a consciencialização sobre a privacidade digital.

Para muitos utilizadores, não é que não queiram sair do Facebook – é que o Facebook tornou-se tão entrelaçado com a maneira como vivem online que não conseguem escapar. Sair do Facebook seria mudar a forma como interagem com a internet.

Isso não é um por acaso, é claro. Quer queiramos ou não, o Facebook faz parte do DNA na Internet. Há muitos motivos pelos quais utilizadores inativos ou pouco ativos mantêm seus perfis ativos – desde lembretes importantes. eventos, e uma forma de estar ligado à sua família. Vamos conhecer o perfil de quem ainda usa o Facebook e porquê.

Se todos odeiam o Facebook.. Porque não apagam a conta? 1

Quem não consegue lembrar-se de uma única data

Uma das muitas razões pelas quais muitos mantêm a conta no Facebook é por não se conseguirem lembrar dos aniversários ou das datas e horas de qualquer evento. O Facebook é um dos únicos locais onde temos um registo de aniversários importantes ou, em tempos pré-pandémicos, receber um lembrete sobre concertos e eventos aos quais queremos ir.

Usam o Facebook para entrar em outras plataformas

Todas as plataformas de Redes Sociais e aplicações estão tão profundamente interconectadas que é difícil imaginar ser capaz de separá-las umas das outras. Embora menos aplicações agora exijam que se tenha uma conta do Facebook ou Instagram para se inscreverem no serviço, o login na maioria das aplicações é mais fácil se clicarem no botão do Facebook em vez de inserir login e password.

Vai gostar de saber:  Green Factory e Blue Factory são marcas registadas OPPO e Vivo

Para alguns utilizadores, excluir a conta do Facebook significaria excluir o acesso a outras aplicações. Até recentemente, era preciso ter uma conta do Facebook para criar uma conta do Tinder, e ligar as contas do Facebook e Instagram aos perfis de encontros torna mais fácil adicionar fotos. É muito trabalhoso configurar uma nova conta sempre que queremos usar um novo serviço ou aplicação, usar o Facebook para fazer login resolve esse problema.

Usar outra aplicação do Facebook, como o Messenger e o Instagram

Sim é possível ter uma conta do Messenger ou Instagram sem ter uma conta do Facebook, mas parece ridículo excluir a conta do Facebook para passar todo o tempo em outra plataforma do Facebook. A maioria dos utilizadores têm uma das outras plataformas que o Facebook possui – onde se inclui Messenger, Instagram ou WhatsApp.

Se todos odeiam o Facebook.. Porque não apagam a conta? 2

Não quer perder os laços da comunidade

Um estudo de 2015 do Pew Research Center mostrou que 28% dos pais americanos com filhos adultos usam sites de redes sociais como o Facebook ou o Twitter para comunicar com as famílias. Desativar a conta no Facebook, implica o risco de cortar os laços com pessoas com as quais não temos muita conexão offline. É muito mais fácil acompanhar os membros da sua família pesquisando-os no Facebook do que pegar no telefone – especialmente com pessoas com quem podemos não querer falar todos os dias ou pessoas que moram em outros países ou falam um idioma diferente do nosso.

Depois há todos aquelas pessoas na nossa vida com quem não falamos frequentemente, mas que queremos seguir – como uma ex-namorada do liceu ou um amigo da faculdade.

Manter uma cápsula de tempo digital

Para muitas pessoas, apagar o Facebook (e assim perder o acesso ao seu perfil) significaria cortar laços com uma representação do seu passado. Uma alternativa é fazer download de um arquivo de todo o histórico do Facebook para que fique nas vossas mãos.

Precisam para o trabalho ou escola

Resisti à tentação de apagar o meu próprio Facebook principalmente porque, como jornalista, seria difícil fazer o meu trabalho sem acompanhar o que está a acontecer em todo o mundo.

Então, aí está. Existem muitos motivos pelos quais as pessoas mantêm as suas contas mesmo que não usem a aplicação regularmente.

 

Se todos odeiam o Facebook.. Porque não apagam a conta? 3

Para apagar a vossa conta:

  1. Clica no canto superior direito do Facebook.
  2. Selecciona Definições e Privacidade & Definições.
  3. Clica na tua informação do Facebook, na coluna da esquerda.
  4. Clica em Desactivação e Eliminação.
  5. Escolhe Eliminar Conta permanentemente e depois clica em Continuar para Eliminação de Conta.
Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!
Deixe um comentário