Se tem esta extensão instalada o seu GMAIL está em risco

O Gabinete Federal Alemão para a Protecção da Constituição e o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul já detectaram esta ameaça. Os ataques começam com uma mensagem de phishing que instiga potenciais vítimas a instalarem uma extensão Chrome.

Uma recente campanha de ataques dirigida a contas do Gmail tem causado preocupação entre utilizadores e entidades de segurança. Estes ataques estão a ser propagados por meio de extensões maliciosas espalhadas por e-mails de phishing, que podem roubar informações confidenciais dos utilizadores e infectar dispositivos Android com malware. O Gabinete Federal Alemão para a Protecção da Constituição e o Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul já detectaram esta ameaça. Os ataques começam com uma mensagem de phishing que instiga potenciais vítimas a instalarem uma extensão Chrome. Para que possa ficar seguro destas extensões, é necessário não instalar qualquer software ou anexos provenientes de remetentes desconhecidos, nem abrir os seus e-mails. É importante tomar medidas preventivas para proteger as suas informações confidenciais no seu Gmail.

 

Se tem esta extensão instalada o seu GMAIL está em risco 1

Hackers estão a roubar mensagens do Gmail; apague esta extensão agora mesmo.

Recentemente, foi detectada uma campanha de extensões maliciosas

do navegador que está a atacar contas Gmail e a roubar o conteúdo das mensagens. Esta campanha foi ligada ao grupo de ameaças Kimsuky (também conhecido como Tálio, Velvet Chollima) da Coreia do Norte e expandiu-se para os EUA e Europa. O grupo é capaz de instalar malware no seu telefone Android se não tomar as precauções necessárias.

O ataque começa com um e-mail de phishing a incitar potenciais vítimas a instalar uma extensão Chrome. Pode também ser instalada em Microsoft Edge, Brave, e outros navegadores baseados no Cromo, se o utilizador morder o isco.

A extensão chama-se ‘AF’, e ao contrário das extensões normais, não pode ser encontrada na secção Mais ferramentas do Chrome em Extensões. Em vez disso, é necessário escrever manualmente “chrome(or edge/brave)://extensions” na barra de endereços do seu navegador para a encontrar.

Uma vez instalado, activa automaticamente e começa a interceptar e a roubar o conteúdo dos e-mails da sua conta Gmail. Isto é feito abusando da API Devtools no seu browser e enviando todos os dados roubados de volta para um servidor controlado pelos hackers.

Vai gostar de saber:  Atualização do Firmware chega ao HUAWEI Watch GT3 Pro

É importante para todos ficarmos cientes desta ameaça para podermos protegermos as nossas contas online. Existem vários passos que todos podemos seguir para nos mantermos protegidos contra esta ameaça: Usar senhas fortes, sempre manter um sistema antimalware instalado e atualizado, evitar clicar em links suspeitos nos emails ou mensagens instantâneas, usar autenticação em duas etapas nas suas contas online principais etc.

Além disso, é importante que estejamos sempre atentos às notícias sobre segurança online e às últimas vulnerabilidades. Para tal, recomendamos que faça parte da nossa comunidade AndroidGeek – onde trazemos diariamente notícias frescas sobre tecnologia, tudo o que precisa saber sobre programação móvel e informática forense. Fique por dentro da última tecnologia e dos melhores conselhos sobre segurança digital enquanto tem acesso a gráficos animados 3D de smartphone moderno!

Enquanto continuam a existir malware malicioso emergentes com implicações na sua vida digital privada, é essencial estarmos sempre informados dos princípios básicos de segurança online para garantirmos a protecção das nossas informações pessoais. Com o nosso site AndroidGeek, mantemmo-la actualizado com notícias sobre novas tecnologias emergentes bem como úteis conselhos de segurança para garantir que você possa surfar na web com confiança. Venha visitar-nos para começar a explorar agora!

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!