Samsung ultrapassa Apple e lidera vendas globais de smartphones em 2024

A Samsung liderou a venda de smartphones a nível global no primeiro trimestre de 2024, com 20% de quota de mercado, superando a Apple, que deteve 17%. A Xiaomi, por outro lado, registou o maior crescimento anual com 34% no mesmo período.

Samsung lidera as vendas globais de smartphones no primeiro trimestre de 2024

Em um mundo onde a cada dia somos mais dependentes de tecnologia, as lutas pelo trono da supremacia do smartphone continuam ardentes e fascinantes. Segundo o último relatório da Counterpoint Research, parece que temos um novo rei na cidade. E não, não é a Apple. Segurem os vossos iPhones, porque a Samsung assumiu a liderança global no mercado de smartphones para o primeiro trimestre de 2024.

Samsung lidera as vendas globais de smartphones no primeiro trimestre de 2024

A ascensão da Samsung

A Samsung conseguiu despachar um em cada cinco telefones entregues durante o primeiro trimestre de 2024. O gigante sul-coreano viu as suas entregas aumentarem 6% em uma base anual, mas diminuíram 8% em comparação com o último trimestre de 2023. Com uma quota de mercado de 20%, a Samsung venceu a Apple, que detinha 17% do pedaço da torta de smartphones.

Apple não fica para trás

Contudo, nem tudo são más notícias para a Apple. Apesar de as remessas da Apple terem diminuído 13% ano a ano durante o primeiro trimestre, o Preço Médio de Venda (ASP) do iPhone atingiu um recorde para qualquer primeiro trimestre, graças à forte procura pelos modelos iPhone 15 Pro.

A surpresa da Xiaomi

A fabricante que terminou em terceiro lugar, apenas três pontos percentuais atrás da Apple, foi a Xiaomi. Dentre os seis primeiros, a empresa teve o crescimento mais forte ano a ano para o Q1 2024, em 34%. No total, a Xiaomi foi responsável por 14% dos smartphones enviados para todo o mundo de janeiro a março.

Vai gostar de saber:  Google e Samsung enfrentam problemas com IA Gemini no Z Fold 6 e S24

Dados de envio de smartphones regionais durante o Q1 2024

Outros jogadores relevantes

No restante da lista, encontramos a Oppo (8% de participação no mercado), Vivo (7%) e Honor (6%). No geral, o número de unidades de smartphones enviadas globalmente no Q1 2024 foi de 296,9 milhões, segundo a Counterpoint, 6% superior ao número enviado durante o primeiro trimestre de 2023. A receita atribuída às vendas de smartphones atingiu um novo recorde de primeiro trimestre, depois de subir 7% ano a ano.

Concluindo

Os números não mentem, a batalha dos smartphones está mais intensa do que nunca. Com a Samsung a reivindicar a coroa, a Apple a bater recordes de vendas e a Xiaomi a surpreender a todos, 2024 promete ser um ano excitante para os entusiastas da tecnologia. E aqui no AndroidGeek, estaremos com a cada passo do caminho, trazendo as últimas notícias e análises do mundo da tecnologia. Mantenha-se atualizado, mantenha-se geek!

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!