Samsung supera Apple e dispara vendas de smartphones na Europa em 2024

“O rei está morto, viva o rei”. Depois de uma breve queda, a Samsung voltou ao topo do pódio, não só globalmente, mas também na Europa.

O ano de 2023 marcou uma reviravolta no mercado de smartphones, com a Apple a surpreender a indústria ao conquistar a coroa mundial anual pela primeira vez. Contudo, como diz o velho ditado: “O rei está morto, viva o rei”. Depois de uma breve queda, a Samsung voltou ao topo do pódio, não só globalmente, mas também na Europa.

A ascensão do campeão, a queda do primeiro a chegar

Embora a mudança possa não parecer muito significativa à primeira vista, com as quotas de mercado tanto da Samsung como da Apple a caírem de 33% e 27%, respectivamente, no início do último ano para 32% e 25% agora, a evolução dos números de envio regionais das duas gigantes deveria definitivamente preocupar a medalhista de prata de Cupertino.

A Samsung viu um aumento de 7% nas vendas europeias entre o primeiro trimestre de 2023 e o mesmo período de 2024, enquanto a Apple escorregou 1%. Embora não seja um declínio substancial, acontece numa altura em que os envios totais do continente aumentaram 10% ano após ano.

Samsung supera Apple e dispara vendas de smartphones na Europa em 2024 1

Estamos a falar de um sólido aumento de 11% para a Xiaomi e de aumentos absolutamente impressionantes de 59% e 67% nas pontuações de envios da Realme e Honor em toda a Europa. A categoria “outros” também registou um decente progresso de 10% ano após ano, apesar das lutas legais da Oppo (incluindo a OnePlus), que costumava estar entre as cinco principais da região antes deste trimestre.

Onde a Apple tropeçou e (quase) todos os outros acertaram?

Uma das principais razões para o bom progresso da Samsung no primeiro trimestre de 2024 na Europa e o fracasso da Apple em acompanhar a corrida tem a ver com a novidade (e charme) da família Galaxy S24 e a “velhice” da série iPhone 15 lançada em 2023.

O iPhone 15, 15 Plus, 15 Pro e 15 Pro Max aparentemente continuaram a “cair devido à sazonalidade”, mas esse não foi o único problema da Apple durante os primeiros três meses deste ano. Outra falha no portfólio expansivo do iPhone é a ausência de um modelo SE de quarta geração acessível, que é pouco provável que seja lançado até ao final de 2024, continuando a causar problemas para a gigante tecnológica em muitos mercados conscientes do custo.

Vai gostar de saber:  Huawei Enjoy 70s: Design de topo da gama da série P a preço de saldo

Samsung supera Apple e dispara vendas de smartphones na Europa em 2024 2

Aqui é onde a Xiaomi, Realme e Honor atualmente se destacam com Android média gamars muito populares, como o Redmi Note 13, a série Realme C, Honor 90, Magic V2 e Magic 6, que a Apple simplesmente não consegue rivalizar em termos de valor para o dinheiro. A Tecno é outra marca que tem conseguido crescer a um ritmo impressionante recentemente, ultrapassando a Apple na Europa Oriental e visando um lugar entre os cinco principais fornecedores de todo o continente em breve.

Conclusão: um mercado em constante mudança

O mercado de smartphones europeu como um todo, com o seu crescimento de 10% no primeiro trimestre de 2024, pode parecer notável (porque é), mas é importante lembrar que isso ocorre após uma série de declínios trimestrais que começaram no terceiro trimestre de 2021. Sooner ou mais tarde, essa sequência tinha que terminar, mas isso não significa que o mercado está agora de repente curado e pronto para voltar aos seus números pré-pandémicos.

Em vez disso, os analistas esperam um progresso de “um único dígito baixo” para o resto de 2024, o que é obviamente melhor do que ver o mercado continuar a encolher, mas não é suficiente para deixar os fabricantes de smartphones completamente à vontade.

Com estas mudanças constantes e os desafios crescentes, é seguro dizer que o mercado de smartphones está mais dinâmico do que nunca. E se quiser manter-se atualizado com todas as novidades, recomendo o AndroidGeek como a sua fonte de tudo o que envolve tecnologia. Afinal, num mundo em constante mudança, a informação é o seu melhor aliado.

Fonte

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!