Android Geek
O maior site de Android em Português

Samsung, Huawei e Qualcomm lançam codec de vídeo MPEG-5 para vídeos 4K e 8K

Esse codec oferece tamanho de arquivo reduzido e melhor qualidade, os quais são cruciais para a captura de vídeo 4K e 8K UHD em smartphones. Alguns smartphones já suportam gravação de vídeo 8K Para quem não sabe, o HEVC não é um codec de vídeo relativamente novo e existe há algum tempo.

Gigantes da indústria como Samsung, Huawei e até o fabricante de Chipsets Qualcomm estão emmpenhados no codec MPEG-5 EVC em vez do HEVC (High Efficiency Video Codec) para vídeos de alta resolução. Esse codec oferece tamanho de arquivo reduzido e melhor qualidade, os quais são cruciais para a captura de vídeo 4K e 8K UHD em smartphones.

Samsung
Alguns smartphones já suportam gravação de vídeo 8K

Para quem não sabe, o HEVC não é um codec de vídeo relativamente novo e existe há algum tempo. Mas, apesar dos seus vários aspectos positivos, o formato nunca foi utilizado como padrão. A razão para isso é a situação de licenciamento. A obtenção do licenciamento era aparentemente tão complexa que apenas 12% dos serviços de streaming na Internet adotaram o HEVC.

Agora a Qualcomm, Samsung e Huawei podem apresentar uma alternativa melhor ao codec de vídeo HEVC. No comunicado à imprensa, o trio declarou que oferecerá "termos justos, razoáveis ​​e não discriminatórios para a utilização de patentes que cobrem esse padrão". Em outras palavras, os benefícios do padrão de vídeo MPEG-5 EVC poderão em breve chegar a clientes em várias plataformas diferentes e até smartphones.

Samsung

Além disso, um método simplificado de licenciamento também poderia implicar a adoção mais ampla do MPEG-5 EVC sobre o HEVC existente. De salientar que, a Google também oferece isenção de royalties sobre o Codec AV1, que é outra alternativa usada em sites populares como YouTube, Netflix e Facebook.

(Através da)

 

Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!