Android Geek
O maior site de Android em Português

Samsung Exynos vs Qualcomm Snapdragon o porquê do conflito

A Samsung  fabrica os seus próprios chipsets Exynos, para rivalizar directamente com os Snapdragon, fabricados pela gigante Qualcomm. Mas é obviamente uma medida de redução de custos, a fabricação de chipsets pela própria empresa. A Apple faz exactamente o mesmo, com a sua linha A, a Huawei também se juntou com a sua gama de chipsets Kirin, e mais recentemente foi também mais um fabricante chinesa a fazê-lo, a Xiaomi com o seu novo Surge S1 , que chegou agora ao novo Mi 5c.

Alguns exemplos de equipamentos com chipsets Snapdragon e Exynos.

Apesar da redução de custos fabricando o seu próprio chipset Exynos, já se perguntaram alguma vez porque a Samsung não usa os seus chipsets em todos os seus modelos? Ou porque a gigante Sul Coreana não comercializa o seu poderoso Exynos?

Normalmente os chips Exynos costumam chegar à Ásia e Europa, enquanto nos Estados Unidos usam a variante com Snapdragon, embora por vezes possam mudar. Apesar do facto de os chipsets da Samsung, os Exynos terem sempre mostrado ser mais rápidos, e um pouco superiores em testes de benchmark em relação aos da Qualcomm, a Samsung pode não vir a poder vender os seus chips a outro fabricante de Smartphones, infelizmente. Raramente  vemos outro fabricante equipado com chipsets Exynos da Samsung,  excepto recentemente no Meizu Pro 6 Plus usando o Exynos 8890.

Samsung Exynos vs Qualcomm Snapdragon o porquê do conflito 1

A Samsung sendo o maior fabricante mundial de Smarphones, não consegue usar os seus próprios chipsets em todos os seus equipamentos, e mesmo que o conseguisse fazê-lo não poderiam comercializar o seu Chipset. Foi agora revelado que a Samsung tentou vender os seus chipsets Exynos, mas que a Qualcomm bloqueou a gigante Sul Coreana. Isto foi revelado por um relatório lançado pela “Fair Trade Comission” que acusou a Qualcomm de abuso de poder, sobre o mercado mundial. A Qualcomm faz isto com o uso das suas patentes sobre o 3G e 4G. Com estas patentes a Qualcomm conseguiu que a Samsung assinasse um acordo de licenças , que previne a Samsung de vender modems e chipsets nos próximos 25 anos!

Samsung Exynos vs Qualcomm Snapdragon o porquê do conflito 2

A Qualcomm tem recebido várias acusações de serem anti-competitivos , e agora que esta resolução está a chegar vindo da comissão da Coreia do Sul, é esperado que os excessos da Qualcomm sejam apaziguados para conseguir tornar o mercado mais competitivo. Quem sabe que para além do Exynos outro conseguirá bater o Snapdragon?

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais

Ajuda-nos a chegar mais longe, partilha com os teus amigos

Obrigado pela visita!
close-link