A Samsung acaba de anunciar um novo design de interface para o seu software que se chama One UI, mas se a história for um indicador, todos vão continuar a chamar-lhe TouchWiz.

Samsung One UI é o novo interface da Sul Coreana

A Samsung afirma que tem três unidades principais por trás da nova interface do utilizador: Focus, Naural Interaction e Comfort.

Em essência, a Samsung quer dizer que está a redesenhar a sua UI para ser mais fácil de usar com uma mão, e está a dar às suas aplicações de stock e UI um modo noturno.

O Samsung Experience agora chama-se One UI mas todos vão continuar a chamar-lhe TouchWiz 2

Embora seja sempre bom ver os modos escuro / noturno chegarem às aplicações, a maior mudança na ONE UI é a mudança da navegação para o meio e fundo do ecrã para facilitar o uso com uma só mão. A Samsung está a redesenhar quase todas as suas aplicações, desde a aplicação de mensagens SMS ao Relógio, e colocarm todos os elementos interativos mais abaixo no ecrã, enquanto o conteúdo não interativo é colocado mais alto e (no estilo iOS) elementos de navegação agora colocados também na parte inferior do ecrã.

O Samsung Experience agora chama-se One UI mas todos vão continuar a chamar-lhe TouchWiz 3 O Samsung Experience agora chama-se One UI mas todos vão continuar a chamar-lhe TouchWiz 4

A estética geral é muito parecida com a do Google, com cantos arredondados para tudo, desde caixas de diálogo a ícones, e um foco maior em contrastes e cores fortes. Os temas serão oferecidos em cores que combinam com cores do hardware, o que fica bastante elegante.

Um programa de teste beta aberto para a One UI está a chegar ao Galaxy S9, S9 + e Note9 em novembro para os clientes nos EUA, na Coreia e na Alemanha,  outros países seguindo mais adiante. As instruções para aderir ao beta estão disponíveis no Site da Samsung. O lançamento da One UI para os mesmos telefones está previsto para o início do próximo ano.