Samsung enfrenta concorrência feroz da TSMC no fabrico de chipsets de 3nm

No entanto, a TSMC está determinada a manter a sua posição dominante. Uma vez que a dependência mundial em tecnologia e computação está a aumentar de dia para dia, os chips semicondutores são muito procurados.

A Samsung e a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) têm sido rivais durante anos, mas a TSMC está a planear assumir a liderança na disponibilização de chips semicondutores de 3nm. Esta notícia surge como uma surpresa para muitas pessoas, uma vez que a Samsung tem investido fortemente nesta indústria há já algum tempo. No entanto, a TSMC está determinada a manter a sua posição dominante.

Uma vez que a dependência mundial em tecnologia e computação está a aumentar de dia para dia, os chips semicondutores são muito procurados. A Samsung e a TSMC são as maiores marcas mundiais de fabrico de chips, competindo ferozmente para conquistar novos clientes e manter os já existentes.

Samsung enfrenta concorrência feroz da TSMC no fabrico de chipsets de 3nm 1

Há algumas semanas, a Samsung anunciou um plano de investimento maciço de cerca de 355 mil milhões de dólares que a poderia ajudar a derrubar a TSMC como a maior empresa de fabrico de chips do mundo. No entanto, para contrariar esses movimentos, a TSMC anunciou um investimento de cerca de 120 mil milhões de dólares. Como parte desse plano, a empresa de Taiwan está a construir quatro novas fábricas no valor de 10 mil milhões de dólares cada uma em Taiwan.

Segundo a Asia Nikkei , as quatro novas instalações de fabrico destinam-se a chipsets de 3 nm. Tanto a TSMC como a Samsung Foundry estão a tentar atrair a AMD, Apple, Nvidia, Qualcomm, e MediaTek com os seus nós avançados, incluindo os de 3nm e 5nm. Ambas as empresas já estão a fabricar chips de 4nm.

A Samsung Foundry e a TSMC anunciaram os seus planos de produzir em massa chips de 3nm no final deste ano. Até 2025, ambas as empresas planeiam produzir em massa chips de 2nm. Enquanto a Samsung traz tecnologia GAA avançada com o seu processo de 3nm, a TSMC vai trazê-la com o seu processo de 2nm. Só o tempo dirá qual será a marca líder de mercado.

À medida que os fabricantes de chips correm para desenvolver chips mais pequenos e mais poderosos, os benefícios dos chipsets de menor nós de processo estão a tornar-se cada vez mais evidentes. Com cada nova geração de tecnologia de semicondutores, vemos melhorias marcantes no desempenho, na eficiência energética e na densidade de embalagem.

Por exemplo, o novo processo de 3nm da TSMC oferece melhoria no desempenho e uma melhoria significativa na eficiência energética em comparação com o seu processo de 4nm. E embora a Samsung ainda não tenha anunciado detalhes específicos sobre o seu processo de 3nm, é provável que venha a oferecer melhorias semelhantes.

Esta corrida entre fundições é uma boa notícia para os consumidores, que podem esperar ver dispositivos ainda mais poderosos e eficientes nos próximos anos. Os chipsets de baixos nm são também críticos para o desenvolvimento de novas tecnologias como 5G, IA, e veículos autónomos.

Será interessante ver qual a empresa que sai na liderança com a sua produção de chips mais pequenos. Tanto a Samsung Foundry como a TSMC têm muita experiência neste campo, por isso pode cair para qualquer um dos lados. Não deixe de se manter actualizado com os últimos avanços tecnológicos aqui no AndroidGeek para não perder nenhuma das excitantes notícias nesta indústria em rápida mutação.

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!