Android Geek
O maior site de Android em Português

Samsung afinal vende telefones que não são à prova de água

Samsung acusada de enganar clientes com telefones à prova de àgua, como muitos de vocês devem saber, ou já ouviram nos falar, os telefones com classificação IP são resistentes à água e não à prova de água.

A Samsung sempre apresentou produtos ou características únicas nos seus telefones, nomeadamente a sua impermeabilização. Por exemplo, o Galaxy S5 de 2014 tinha uma classificação IP67 e poderia suportar a submersão de até 30 minutos em profundidades de 1 metro ou menos.

O Galaxy S7 foi o seu primeiro telefone IP68 que poderia suportar ser submerso em até 1,5 metros de água por 30 minutos. E desde então, praticamente todos os seus principais telefones - topo de gama, têm mantido essa classificação IP .

A Comissão Australiana de Concorrência e Consumo questionou as alegações da Samsung. Os representantes que defendem os direitos do consumidor, referem que a Samsung fez alegações “falsas, enganosas e enganadoras” ao anunciar a resistência à água de vários telefones Galaxy. Por isso, decidiu levar a Samsung ao Tribunal Federal.

Samsung acusada de enganar clientes com telefones à prova de água

Como muitos de vocês devem saber, ou já ouviram nós falar, os telefones com classificação IP são resistentes à água e não à prova de água.

Existem certas limitações que devem ser tidas em consideração. Além disso, uma classificação IP68 certifica que o dispositivo pode ser submerso em 1,5 metros de água por até 30 minutos.

No entanto, a classificação oficial menciona que deve ser água doce, uma vez que os testes para atribuir as ditas classificações são realizados em condições de laboratório, por isso nada de ir surfar com o vosso telemóvel. Não façam como eu!

Os aparelhos não são testados numa piscina ou na praia. A questão da ACCC é que a publicidade da Samsung, mostra os dispositivos expostos em praias, piscinas, basicamente em ambientes divertidos, muito regularmente em férias ou festas.

Samsung resistência à água
Anúncio publicitário da Samsung

A alegação feita, é que a Samsung mostra pessoas nos seus anúncios com os telefones expostos em piscinas e praias, embora a certificação IP68 mencione explicitamente a água doce.

A empresa recolheu 300 exemplos desses anúncios, e os representantes dos direitos do consumidor acrescentam que a empresa coreana negou activações de garantia a clientes cujos telefones foram danificados após serem usados ​​na água.

Igualmente, salientaram que no próprio site da empresa, é mencionado que a nova série Galaxy S10não é aconselhada para uso na praia ou piscina”. Tendo isso em conta, a ACCC iniciou uma ação judicial contra a Samsung, devido à publicidade que foi feita sobre a impermeabilização dos seus telefones.

A Samsung já veio referir num comunicado em sua defesa que:

“A Samsung defende a sua campanha de marketing e publicidade no que toca a resistência à água dos seus equipamentos “

bem como mencionaram,

“ Estamos confiantes de que fornecemos aos clientes soluções gratuitas de maneira consistente com as obrigações sob a garantia do fabricante e o Australian Consumer Law

Fonte

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais