Razões para a possível subida de preço do Samsung Galaxy S25 Ultra

“O próximo processador principal da Qualcomm será o Snapdragon 8 Gen 4, que deve equipar muitos modelos Android em 2022, incluindo Galaxy S25 e S25+. Contudo, pode custar 25%-30% mais que o Snapdragon 8 Gen 3 devido ao uso da avançada tecnologia de fabricação TSMC 3nm.”

O mundo da tecnologia está sempre em constante evolução e a Qualcomm não fica atrás. O próximo flagship application processor (AP) da empresa, o Snapdragon 8 Gen 4, será apresentado no próximo Snapdragon Summit, que acontece de 24 a 26 de outubro. A grande questão é: será que vale a pena pagar mais por ele?

Snapdragon 8 Gen 4: A próxima revolução dos processadores é mais cara, mas vale a pena?

Razões para a possível subida de preço do Samsung Galaxy S25 Ultra 1

O poderoso (e mais caro) Snapdragon 8 Gen 4

Segundo o analista da TF International, Ming-Chi Kuo, a produção em massa do Snapdragon 8 Gen 4 AP começará na segunda metade deste ano. Geralmente, a introdução de um novo chipset gera bastante expectativa, mas neste caso, a notícia vem acompanhada de uma possível má notícia: o preço.

Kuo prevê que o Snapdragon 8 Gen 4 possa custar entre 25% e 30% mais do que o Snapdragon 8 Gen 3, que está actualmente no mercado por cerca de $190-$200. Com base nesta previsão, o novo AP poderá ter um preço entre $237,50 e $260. Mas será que vale a pena?

Por que o novo Snapdragon 8 Gen 4 é mais caro?

A razão para o preço mais elevado tem a ver com a forma como o Snapdragon 8 Gen 4 será fabricado. Pela primeira vez, um chipset Snapdragon será produzido usando o nó de processo de 3nm da TSMC. Mais precisamente, o nó N3E de segunda geração, o mesmo utilizado para construir o novo chip A18 Pro da Apple, será implementado. Como se trata de uma tecnologia de ponta, o preço é mais alto.

Vai gostar de saber:  Conheça o iQOO Z9 Lite com ecrã de 90Hz: uma explosão de tecnologia!

A influência do preço no mercado

O problema com um preço mais elevado para o AP é que todo ou parte do aumento pode repercutir-se no preço de venda ao público de qualquer novo telemóvel, como o Galaxy S25 Ultra, que seja alimentado por ele. Porém, a procura pelo novo silicone deverá ser vigorosa; Kuo reconhece isso ao afirmar que a procura impulsionada pela IA para novos smartphones de topo resultará numa taxa de crescimento elevada de um dígito para os chips Snapdragon 8 Gen 4 em comparação com o seu antecessor.

O Snapdragon 8 Gen 4 vale a pena?

A configuração mais recente para o Snapdragon 8 Gen 4 inclui um par de grandes núcleos de CPU Phoenix e seis núcleos de CPU Phoenix de médio porte. Os núcleos de eficiência de baixa potência costumam ser usados para lidar com tarefas menos complexas que não requerem energia de processamento de consumo. O SoC Snapdragon 8 Gen 4 enfrentará a concorrência do MediaTek Dimensity 9400 AP.

Conclusão: Snapdragon 8 Gen 4, um investimento que vale a pena?

O Snapdragon 8 Gen 4 promete ser uma revolução no mundo dos processadores, mas a um custo mais elevado. A verdade é que a tecnologia de ponta tem um preço, mas se a procura se mantiver alta, é provável que muitos estejam dispostos a pagar por ela.

Como sempre, o AndroidGeek está aqui para te manter actualizado sobre tudo o que acontece no universo tecnológico. Afinal, a tecnologia é um investimento, e nós estamos aqui para te ajudar a fazer as melhores escolhas. Continue a acompanhar-nos!

Leiam as últimas notícias do mundo da tecnologia no Google News , Facebook  e Twitter e também no nosso Grupo de Telegram
Todos os dias vos trazemos dezenas de notícias sobre o mundo Android em Português. Sigam-nos no Google Notícias. Cliquem aqui e depois em Seguir. Obrigado!