Android Geek
O maior site de Android em Português

Android sem aplicações Google. Sonho ou pesadelo?

Nele encontramos muitas aplicações e serviços da empresa.

Nele encontramos muitas aplicações e serviços da empresa.

O Android é o sistema operativo de smartphone mais usado no mundo. Como sabemos, o Google é em grande parte responsável por isso e tem uma grande influência e presença neste sistema operacional. Nele encontramos muitas aplicações e serviços da empresa. Embora isso não seja do agrado de todos. Portanto, mais e mais utilizadores já pensaram em usar o Android, mas sem o Google. Ou seja, sem nenhuma das aplicações e serviços da empresa presentes no telefone. Parece missão impossível e para alguns certamente uma ideia sem qualquer sentido, mas muitas pessoas têm as suas razões para achar uma boa alternativa.

Aqui estão algumas das razões ou argumentos a favor do uso do Android sem a presença do Google. Também com algumas das desvantagens ou argumentos contra essa ideia. É algo que está  ganhar popularidade entre muitos utilizadores, pelo que,  é conveniente estar bem informado.

Usar o Android sem o Google: É um sonho?

Existem muitos argumentos por que muitas pessoas queiram remover completamente tudo relacionado ao Google ou pelo menos evitar a sua presença e influência no Android. A empresa não tem a melhor reputação em muitos campos, por isso esta procura em reduzir essa dependência.

Privacidade

É sabido que o Google não se destaca especialmente por ser a empresa que funciona melhor no campo da privacidade. Os dados dos utilizadores que a empresa tem sob a sua alçada são muitos e, graças às suas aplicações e serviços eles sabem muito sobre cada utilizador. Desde conhecer a localização, o histórico das páginas que são visitadas, as aplicações que são instaladas ou outros dados, é algo que muitas pessoas não gostam de partilhar com terceiros. Portanto, evitar usar serviços e aplicações do Google no Android reduz a quantidade de informação que está a ser revelada, o que permite um uso muito mais privado do dispositivo em todos os momentos, exatamente o que muitos utilizadores querem. Especialmente agora que a privacidade é cada vez mais relevante.

Melhores alternativas para aplicações e serviços do Google

Um telefone Android vem com um grande número de aplicações do Google instaladas por padrão, que em muitos casos acabamos por usar. Mas a realidade é que essas aplicações não são , por vezes, as melhores, pelo menos não sempre. Existem muitas alternativas disponíveis, que podem ser mais interessantes para os utilizadores. Seja o  navegador ou o serviço de email, o utilizador nem sempre precisa usar as aplicações do Google para fazer o que pretende. Quando instalado por padrão, em muitos casos é complicado usar alternativas ou é mais confortável usar os serviços e aplicações que o Google nos oferece. Embora em muitos casos isso signifique acabar com uma aplicação que pode não ser a melhor escolha para o utilizador. Existem muitas alternativas de qualidade disponíveis.

Google e a sua influência

Modo escuro chega ao Google, Discover e Assistente de busca Para outros utilizadores, A influência e a presença do Google tornaram-se excessivas. A empresa oferece mais e mais serviços em todos os tipos de áreas. Isso é algo que pode ser visto como positivo, mas em muitos casos é uma forma de fortalecer o seu domínio no mercado, o que também gera preocupação e dúvidas em muitos consumidores. Obviamente mantêm-se a questão da privacidade, mas significa que uma única empresa tem uma enorme quantidade de informações sobre a atividade do utilizador, algo que é preocupante. Isso também está relacionado ao grande número de aplicações ou serviços no Android, que são propriedade do Google.

 

Use o Android sem o Google: Pesadelo?

Por outro lado, existem alguns argumentos para que usar o Android sem o Google (aplicações e serviços) pode não ser a melhor ideia. Esses são aspectos que também devem ser levados em consideração se estiverem a pensar em dar esse passo.

Perder muitas aplicações

Embora as aplicações do Google instaladas no Android possam não ser sempre as melhores , em muitos casos são geralmente as mais usadas ​​pelos utilizadores neste sistema operativo. Pensem em aplicações como o Gmail, o Chrome ou o Google Maps, essenciais para milhões de pessoas.Se quiserm deixar de usar tudo o que é da empresa, devem perceber que implica desistir de todas essas aplicações também. Isso é algo que muda claramente a maneira como o vosso telefone Android será usado. O utilizador precisará encontrar aplicações substitutas para todas as aplicações Google, para poder continuar a ter acesso a esse tipo de função ou serviço, mas sem estar "preso" ao Google. Além disso, em muitas ocasiões, não é fácil encontrar um substituto de qualidade ou que ofereça as mesmas funções.

App Store

Como baixar aplicativos do Google Play sem usar o Google Play Desistir de usar os serviços do Google também significa desistir da Play Store, temos que encontrar uma loja de aplicações alternativa, onde possamos instalar as aplicações para o telefone. Neste sentido temos opções disponíveis, de onde podemos instalar um arquivo no formato APK. Há também muitas marcas de telefones que incluem as suas próprias lojas de aplicações nos seus telefones (a Huawei é uma delas). Os utilizadores podem recorrer a esta loja para instalar aplicações, neste caso. Embora dependendo da loja, a seleção de aplicações e jogos disponíveis possa ser limitada.

 

Segurança e actualizações

Outro detalhe que não devemos esquecer neste caso são as actualizações do sistema. O Google é responsável por lançar actualizações e patches de segurança, de modo que, nesse sentido, dependemos da empresa. Desistir de tudo que é da empresa pode, em alguns casos, significar desistir de actualizações e patches de segurança no telefone, com os riscos que isso implica ao dispositivo. E que no limite pode significar que o telefone fica exposto a vulnerabilidades ou falhas. Além disso, desistir de actualizações do Android pode trazer problemas de compatibilidade, já que as aplicações tendem a parar de suportar versões anteriores ao longo do tempo. Não é algo que aconteceria no curto prazo, mas é um risco a médio e longo prazo. Portanto, é outro risco que deve ser levado em consideração neste caso.

Android sem aplicações Google. Sonho ou Pesadelo? Deixem a vossa opinião nos comentários.

 

Este Website usa cookies para providenciar uma melhor experiência. Pode recusar se desejar. Aceitar Saber Mais